A importância da contação de histórias desde a infância.

Por muito tempo, os conhecimentos, a cultura, e memórias eram transmitidas de geração para geração de forma oral pelas sociedades que não conheciam a escrita, por meio de contação de histórias, lendas e cantigas, este foi um dos recursos encontrados, para passar às gerações mais moças essas tradições, valores e crenças, que eram fundamentais para a sobrevivência geral de cada comunidade.

A contação de histórias é de suma importância para formação das pessoas na sociedade, para adaptação em diversos obstáculos que serão encontrados ao longo da vida, através da contação de histórias a criança viaja, descobre um mundo novo, cheio de magias e encantos, a criança vive a história que está sendo contada/ouvida, despertando assim novos sentimentos e o prazer pela leitura.

Quanto mais cedo se incentivar o prazer pela leitura através da contação de histórias, maior a chance de termos bons leitores futuramente, não podemos ficar somente no ensinamento de resumos de clássicos infantis, é importante mostrar e oferecer livros ricos em informações para propagar curiosidades e expandir os conhecimentos dos pequenos leitores, mesmo que essa leitura seja feita por um educador, as crianças fazem sua própria leitura a visual.

Coloco aqui a importância de utilizar diferentes tipos de textos e livros na contação de histórias, para que a criança se desenvolva de forma ampla, se familiarizando com textos/livros que contribuirão em seu desenvolvimento.

A contação de histórias durante a infância exerce influência na educação e no aprendizado da criança, pois é fundamental para aquisição de conhecimentos, informação e interação com o outro e com o mundo a que a rodeia. A contação também proporciona emoções por meio das ilustrações fazendo com que a criança pense, reflita e até viva sobre a história que lhe foi contada.

 Através do contato frequente com a leitura infantil em casa ou na escola, a criança passa a expressar seus desejos, pensamentos e sentimentos, desenvolve a imaginação de forma prazerosa, a linguagem, a atenção, a memória, desperta desde os primeiros anos de vida o gosto pelos livros, formando assim leitores assíduos, além de contribuir no processo de aprendizagem e socialização da criança. O estudioso Richard Bamberger reforça:

      “O desenvolvimento de interesse e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora”. Bamberger.