A informação contábil, como toda informação parte dos dados coletados portoda a empresa , tratando-os conforme seu critérios, para dar um formato denominado contábil, que tem uma serie de características e obedece necessariamente a uma metodologia.

Em uma empresa é muito importante a existência para a empresa, pois a partir dos dados coletados de toda a empresa é que iremos arquitetar os relatórios gerenciais, ou seja, aquela informação que será considerada quando da tomada da decisão.

O ponto forte da informação contábil é a mensuração econômica das informações, pois tudo é medido em valores monetários mesmo que seja em termos de passado.

A contabilidade consegue reunir e interpretar as informações da empresa sob a ótica do valor econômico tornando-se um grande sistema de informação monetário-financeira.

A contabilidade é um sistema de informação que consegue mostrar a empresa na sua totalidade porque ela consegue atribuir valor a tudo dentro da empresa (estoque, caixa , imobilizado, contas a pagar, patrimônio entre outros ) permitindo assim o processo global de uma empresa.

Considerando-se que a Contabilidade se faz presente em todo o ciclo de gestão, influenciando estratégias, políticas e metas da organização, é possível afirmar que também deve ter algumas de suas funções realizadas com apoio nas ferramentas e nos utilitários dos SAD's, principalmente, aquelas que requerem análises, comparações, projeções, envolvendo uma gama de dados difíceis de serem manipulados e compreendidos sem recursos de inteligência artificial.

Características da Informação Contábil.

a informação deve trazer mais beneficio que o custo de obtê-la;

deve ser compreensível;

deve ter utilidade para o decisor;

deve possuir relevância e confiabilidade;

dentro da relevância , ela deve ter aspectos de: oportunidade , valor preditivo , valor de feedback;

dentro da confiabilidade, deve ter os seguintes aspectos :verificabilidade , confiança representacional e neutralidade ;

deve ter consistência ( possibilitar a comparabilidade).