A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NA PRODUÇÃO DO LEITE ORGÂNICO E DO LEITE PASTEURIZADO HOMOGENEIZADO

O presente estudo trata-se da importância da contabilidade na produção do leite orgânico e do leite pasteurizado homogeneizado onde compara quais são os custos e os benefícios para a saúde no consumo do leite orgânico e pasteurizado homogeneizado, e de que forma a importância do custo é fundamental para produtores e para a contabilidade. Tendo como proposta especificar a importância da produção do leite orgânico e pasteurizado homogeneizado e de que forma a contabilidade pode influenciar na produção relacionando custo da produção do leite homogeneizado e orgânico; a analise dos principais benefícios do leite homogeneizado e orgânico para a saúde dos consumidores. Para isto foi necessária a utilização de artigos científicos e literatura sobre o assunto em questão onde o processo de produção orgânica do leite diz respeito a um avanço para a pecuária leiteira, sendo um mercado inovador que gera uma maior rentabilidade ao produtor, além de possibilitar à redução dos impactos ambientais atrelados a contabilidade que visa reduzir e organizar seus custos através de um gerenciamento financeiro que possibilite a integração da gestão administrativa com controles técnicos, sustentabilidade e competitividade no mercado atual na qual é de grande relevância para a área contábil.

Palavras- chave: Contabilidade, leite, orgânico, produção, homogeneizado, pasteurizado

 

 

1. Introdução

                     

                      Com a qualidade da tecnologia na área de produção rural, necessita-se desenvolver técnicas para o gerenciamento financeiro onde a contabilidade tem um papel importante no gerenciamento através de fornecimento de informações que permitam o planejamento, controle e tomada de decisões, transformando as propriedades rurais em empresas para acompanhar a evolução do setor, principalmente no que tange aos objetivos e atribuições da administração financeira, controle dos custos, diversificação de culturas e comparações de resultados.

A importância da contabilidade na produção do leite orgânico e do leite pasteurizado homogeneizado, compara quais são os custos e os benefícios para a saúde no consumo do leite orgânico e pasteurizado homogeneizado, e de que forma a importância do custo é fundamental para produtores e para  a contabilidade, tendo como proposta especificar a importância da produção do leite orgânico e pasteurizado homogeneizado e de que forma a contabilidade pode influenciar na produção relacionando custo da produção do leite homogeneizado e orgânico; a analise dos principais benefícios do leite homogeneizado e orgânico para a saúde dos consumidores. Na qual o processo de produção orgânica do leite diz respeito a um avanço para a pecuária leiteira, sendo um mercado inovador que gera uma maior rentabilidade ao produtor, além de possibilitar a redução dos impactos ambientais atrelados a contabilidade que visa reduzir e organizar seus custos através de um gerenciamento financeiro que possibilite a integração da gestão administrativa com controles técnicos, sustentabilidade e competitividade no mercado atual na qual é de grande relevância para a área contábil.

2. A Produção do Leite Orgânico

                                                                                     

Mudar a forma convencional de produzir leite para o sistema orgânico, é considerado por Fernandes(et al) , como uma “alternativa eficiente para se alcançar uma agropecuária sustentável. Mas para que isso ocorra é necessário um acompanhamento adequado de profissionais que os orientam, sem causar danos à natureza, avaliando os aspectos ambientais, econômicos e sociais. Por esta razão, Fernandes (2001, p. 7) afirma que no sistema orgânico de produção é necessário que  se trabalhe a propriedade em sentido global, se use de maneira eficiente os recursos naturais, manutenção da biodiversidade, a proteção ao meio ambiente e a justiça social. Alem disso tem como característica ser uma exploração econômica de longo prazo.

Esse segmento mostra-se altamente promissor para os produtores, com um mercado comprador em expansão e com perspectivas de em um curto espaço de tempo se tornar o caminho mais seguro para a cadeia produtiva de leite no nosso país. Principalmente depois da inclusão do leite orgânico no Programa Fome Zero, o que aumentará o seu consumo interno, bem como garantirá preços melhores para os produtores, que sentir-se-ão incentivados a investir nessa produtividade (AROEIRA, 2008).

Segundo Gomes (1999, p. 1) o Brasil é um dos maiores produtores de leite do mundo, sendo  a produção  praticamente o dobro da produção da Nova Zelândia e Argentina, bem como o valor da produção da atividade leiteira correspondente a 30% do valor da produção da pecuária. A importância da atividade leiteira  destaca-se também pelo elevado valor nutritivo do leite, alimento essencial para a população, responsável pela geração de renda de centenas de produtores e ainda pela participação do leite e derivados na cesta básica. O país produz cerca de 21 bilhões de litros de leito por ano, segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos de 1998. O Paraná é o quinto maior produtor nacional, com 1,85 bilhões de litros, após Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo, respondendo por 8,42% da produção nacional. A média de produção paranaense é superior à produção nacional (MULLER, apud SEAB-DERAL; OSTRENSKY 1999, p. 207).

Por outro lado, o leite orgânico segundo Anderle (2006, p. 11) é um sistema de produção pouco praticado, mas que representa um avanço significativo para a pecuária leiteira e trata-se de um processo que valoriza a alimentação natural e preservando o meio ambiente visto que para a obtenção do leite orgânico utiliza-se  o mínimo de insumos químicos.

2.1. Custos da Produção Leiteira Orgânica

 No mercado, o fato do preço do leite orgânico ser mais elevado que o leite “convencional”, pelo fato de que durante o processo de conversão há perdas na produtividade.

Com o passar dos anos e consolidação da tecnologia para orgânicos, a tendência é o preço abaixar nos patamares mais praticados convencialmente. Todos irão ganhar nesse processo, inclusive os produtores que serão mais bem remunerados, pois, a fase de transição entre convencional e orgânico com o tempo os custos de tecnologias de produção devem ser menores. (FERNANDES, 2001, p. 66)

O gestor rural deve estar informado a respeito do que ocorre em sua empresa, bem como o funcionamento e as tendências de mercado. É importante a conscientização de que a contabilidade de custos pode ser utilizada de forma a suprir as necessidades da empresa, conforme afirma Santos; Marion e Segatti (2002, p. 45): “Os custos para tomada de decisão trazem informações de relevância estratégicas”, portanto, a partir de informações que se desejam adquirir em um levantamento de custos é possível utilizar da contabilidade de custos adaptando-a de acordo com as necessidades específicas de cada empresa ou produtor.

Para Santos; Marion e Segatti

 Um sistema de custos completo, tem atualmente, objetivos amplos e bem definidos, que refletem sua importância como ferramenta básica para a administração, onde os espaços de tempo entre produção e vendas, ou seja, entre custos e receitas, fogem a simplicidade de outros tipos de negócios exigindo técnicas especiais para apresentação não dos custos, mas dos resultados econômicos do empreendimento. (SANTOS; MARION; SEGATTI, 2002, p. 44)

Há necessidade de um sistema com a vantagem de obter o controle de custos totalmente integrado, e através de um simples lançamento financeiro gerar a movimentação do estoque, o controle de maquinários e implementos, os cálculos de depreciação, os custos de mão-de-obra, os custos operacionais totais e o valor  unitário de cada segmento da propriedade rural, permitindo maior rapidez na tomada de decisões ( MARION, 2004, p. 4)

 

3. A Importância da Contabilidade no Processo de Controle de Custos

A partir da década de 90 houve a liberação total dos preços do leite pelo governo federal. Isto impulsionou os produtores a implantar novas tecnologias  como meio de manter a competitividade e melhorar a qualidade de produção. Em 1994, com a implantação do Plano Real, o poder de compra do consumidor aumentou, e o consumo de produtos advindos do leite cresceu juntamente. Em 1999 o Real desvalorizou-se e impulsionou a recuperação dos preços pagos pelos produtores de leite, ocasionando um aumento na produção como forma de alcançar a rentabilidade. (KOEHIER, apud SEGATTI, 2006, p. 4) O aumento na produção só é possível através de investimentos por parte dos produtores, tais investimentos envolvem  a adoção de novas tecnologias, atualização de informações, mecanismos de aprendizagem e principalmente de formação profissional e empresarial.

 Ao produtor rural cabe desenvolver novas técnicas na produção e também no gerenciamento financeiro de sua propriedade. Por esse motivo a  contabilidade pode desempenhar um importante papel como ferramenta gerencial, através de informações que permitam o planejamento, o controle e a tomada de decisão, transformando as propriedades rurais em empresas com capacidade para acompanhar a evolução do setor, principalmente no que tange aos objetivos e atribuições da administração financeira, controle dos custos, diversificação de culturas e comparação de resultados. Isto porque o sistema de custo é um conjunto de procedimentos administrativos que registra, de forma sistemática e contínua, a efetiva remuneração dos fatores de produção empregados no processo. (MARION E SEGATTI, 2002)

Há necessidade de um sistema com a vantagem de obter o controle de custos totalmente integrado, e através de um simples lançamento financeiro gerar a movimentação do estoque, o controle de maquinários e implementos, os cálculos de depreciação, os custos de mão-de-obra, os custos operacionais totais e o valor unitário de cada segmento da propriedade rural, permitindo maior rapidez na tomada das decisões (MARION, 2004, p. 3).

A maioria dos produtores rurais não compreendem a importância  ou não contam com a possibilidade financeira de  contratar um profissional competente a organizar suas finanças, capazes de controlar os custos da produção de leite orgânico.  O profissional contador, será o responsável pelo gerenciamento da produção rural por meio de um intenso trabalho de pesquisa quantitativa e qualitativa junto às propriedades rurais, às associações e à agroindústrias,  com o objetivo de detectar quais ferramentas gerenciais são compatíveis às necessidades do pequeno produtor.

                                                                                                                  

REFERÊNCIAS

               

 

 

ANDERLE, Ana Paula; TOZZIN, Maristela; ROTTO, Giumar. Leite Orgânico. 2006

AROEIRA, L. J. M. Leite orgânico. Uma saída para aumentar a produção sem prejudicar o meio ambiente. www.planetaorganico.com.br/trabaroeira2htm

FERNANDES, E. N. et al. Avaliação  da Sustentabilidade de Sistema de Produção de leite Convencional e Orgânico. <www.mutuando.org.br>

GOMES, Sebastião Teixeira. Diagnóstico e Perspectivas da Produção de Leite no Brasil. 1999

 

KOEHIER, J. C. Caracterização bovinocultura de leite Estado do Paraná- Secretaria da Agricultura e do Abastecimento – SEAB-  Departamento de Economia rural – DERAL, Divisão de Conjuntura Agropecuária – DCA, 2000.

 

MARION, Jose Carlos. Contabilidade rural. 8. ed. São Paulo: Atlas 2004.

MENDES, Luciano. Gestão Ambiental, custo ou benefício para a micro e pequena empresa: um estudo de caso no setor de laticínio. Lavras, 2002.

MULLER, Ernst Eckehardt. Qualidade do Leite, Células Somáticas. Maringá. Nupel, 2002

 

SANTOS, José dos; MARION, Jose Carlos; SEGATTI, Sonia. Administração de custos na agropecuária. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2002.

SEGATTI, Sonia; MARION, José Carlos. Sistema de Gestão de Custos nas Pequenas Propriedades Leiteiras. São Paulo, 2006

SEGALA, Cristiane Zucchi Sopelsa; SILVA, Ivanir Techio da. Apuração dos custos na produção de leite em uma propriedade rural no município de Irani-SC. Santa Catarina, 2007.