A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA LIDERANÇA DE EQUIPES
Gibton Pereira de Andrade

Resumo: O presente artigo trata de forma simples e sucinta os principais tópicos relacionados à comunicação e sua influência sobre a liderança, voltada ao âmbito de gestão de pessoas. A pesquisa focaliza os seguintes aspectos: a comunicação, os tipos e elementos da comunicação, os mandamentos do comunicador, conceituação de líder e liderança e liderança eficaz. O instrumento utilizado para a coleta de dados é uma sintetização das doutrinas de vários autores. Os resultados mostram que exercitando o exposto nos temas é possível exercer uma liderança satisfatória na gestão de equipes.

Palavras-chaves: comunicação. Líder. Liderança. Motivação.

1. Introdução
A tarefa de liderar pessoas, grupos ou organizações em certos momentos pode parecer desanimadora, causando em certos casos questionamento tais como: "será que estou desempenhando corretamente meu trabalho?"; "Eles estão entendendo o que eu estou falando?"; "O que devo fazer agora?". Estas indagações são comuns durante a trajetória de um líder e com certeza elas devem ser feitas.
O bom líder deve questionar o seu trabalho, analisar o seu planejamento e principalmente procurar colocar-se no lugar de seus liderados, enxergar com a visão deles, bem como preocupar-se com a preparação do conteúdo de suas reuniões, o bem estar da equipe de trabalho, e acima disto, com o clima motivacional dos liderados. Cada um destes itens deve ser observado. O Líder é o chefe da equipe e qualquer coisa que atrapalhe seu trabalho e principalmente o rendimento de seus liderados deve ser eliminada, devendo-se haver uma preocupação em manter a atenção e o interesse dos liderados quanto aos assuntos que estejam sendo abordados.
É imprescindível o cuidado para que o local de convívio da equipe não seja um "ambiente militar", com rigidez e sem a mínima presença de um sorriso ou de um momento de descontração. O bom relacionamento entre o líder e a equipe deve ser conquistado através do exercício de uma boa comunicação, observando os princípios éticos e comportamentais que proporcionam satisfação tanto a quem lidera quanto aos que são liderados.
Assim define-se o problema da pesquisa em pauta: Qual a importância da comunicação na liderança de equipes?

2. Delimitação da pesquisa
Vem do latim Communicatio, de communis=comum. Ação de tornar algo comum a muitos. A comunicação torna possíveis as relações entre as pessoas e os grupos, sendo um fator de integração e interação social.
É o estabelecimento de uma corrente de pensamento ou mensagem, dirigida de um indivíduo a outro, com o fim de informar, persuadir ou divertir.
A comunicação refere-se à troca de informações entre pessoas. Caracteriza-se através dos eventos ou acontecimentos que se verificam no lar, na escola, na empresa, na igreja, entre outros.
Este relacionamento ocorre entre uma pessoa e outra, podendo ser marido e mulher, vendedor e comprador, evangelizador e evangelizado; entre os membros de um grupo, sendo os integrantes do lar, professor e alunos, pastor e membros de uma igreja; ou ainda entre grupos numa organização, sendo setores dentro de uma empresa, departamentos de uma igreja, classes dentro de uma faculdade, etc.

a) Tipos de comunicação:
1) Comunicação Verbal Oral: aquela em que a palavra é o meio usado para canalizar o fato;
2) Comunicação verbal escrita: aquela em que o fato é transmitido por caracteres alfabéticos ? numéricos ? alfanuméricos, gráficos ou desenhos;
3) Comunicação não verbal (gestos): aquela em que incluem a mímica, olhares, posturas, onde se transmite um fato visual através do corpo humano. São exemplos de comunicação não verbal: a expressão facial, a aparência física, os gestos, o olhar, a entonação da voz, a postura e sinais convencionados.

As comunicações podem ser:
Conscientes: são aquelas em que os gestos acompanham aquilo que se diz. Ex: Dizer que estamos alegres, permanecendo sorridentes. No nosso dia-a-dia constantemente nos comunicamos com as pessoas através de diversas formas de comunicação, podemos emitir estímulos positivos através das comunicações conscientes e que influirão no comportamento das pessoas por nós atendidas. São exemplos de estímulos positivos: Correção de atitudes negativas, comportamento, cordialidade, dedicação, etc.
Inconscientes: são aquelas em que se fala de alguma coisa, mas a postura não condiz com o que se transmite. Ex: Citar que estamos descansados, mas apresentarmo-nos curvados. Da mesma forma que transmitimos estímulos positivos que elevam o espírito de corpo existem os estímulos negativos, que transmitimos através das comunicações inconscientes, que criam revolta, ansiedade ou situação de mal-estar, provocando nas pessoas uma reação negativa. Por isso devemos tomar o máximo de cuidado com seus gestos, postura, forma de falar com as pessoas, maneira como vai abordar alguém, etc... Caso contrário poderá ocorrer mal-entendidos e estes geralmente geram atritos que desgastam a imagem do crente, do grupo, da congregação e até mesmo da entidade em si. São exemplos de Estímulos negativos: Testa franzida, olhar de zangado, tom de voz alterado, ironia, falta de atenção, falta de cortesia, etc.

b) Elementos básicos na comunicação
Na comunicação interpessoal existem cinco elementos a serem analisados, vamos estudar o valor de cada um desses elementos na Oratória: 1) O Emissor, aquele que transmite as informações. Este deve selecionar os dados, dar ordem ou disposição adequada, estruturar o discurso. O orador deve ser claro e objetivo, entusiasta e inteligente para prender a atenção dos ouvintes; 2) O Receptor, formado pelo público, auditório, plateia, turma na sala de aula; 3) O Canal, sendo o meio usado para transmitir a mensagem; 4) A mensagem, que é o essencial ponto do discurso, as ideias principais a serem transmitidas. Através da mensagem é alcançado o Objetivo; 5) Objetivo, aquilo que se deseja atingir com a mensagem.

c) Requisitos da mensagem
Uma mensagem que é transmitida e recebida com clareza, precisa apresentar os seguintes requisitos: 1) Estar ajustada ao destinatário (verificar as etnias dos grupos); 2) Possuir conteúdo significativo (palavras sem nexo não constituem mensagem); 3) Apresentar sentido claro (muitas das vezes as mesmas palavras oferecem sentidos diversos para pessoas diferentes); 4) Estar completa (sem este requisito dificilmente se alcança o objetivo); 5) Ser objetiva (inserida na realidade); 6) Ser oportuna (momento exato da mensagem, nem antes nem depois).

d) Barreiras à comunicação
Denominamos obstáculos ou barreiras os fatores que interferem na comunicação entre pessoas e grupos. Muitas vezes impedem ou restringem a eficácia do processo de comunicação.

Classificaremos em três os obstáculos à comunicação:

FILTRAGEM: Ocorre a filtragem quando a mensagem é recebida apenas em parte, ou seja, de forma incompleta. As Opiniões e atitudes do receptor são exemplos de filtragem, só entende a mensagem que queira entender, talvez por lhe interessar ou não, faz com que só ouça ou leia aquilo que lhe interesse ou ouça a mensagem de modo a que coincida com a sua opinião, mesmo se o seu conteúdo for o contrário.
RUÍDO: Ocorre quando a mensagem é distorcida ou mal interpretada. O Egocentrismo é fato que impede de enxergar ou entender o ponto de vista do emissor, pois, pelo Instinto de Superioridade, há certa tendência de rebater e/ou distorcer aquilo que se diz, sem ao menos ouvir o que ele quis dizer realmente.
BLOQUEIO: Ocorre quando a mensagem não é captada e a comunicação é interrompida. As percepções de certas palavras apresentam uma conotação que predispõe o receptor a ouvir ou ver com atenção a mensagem ou ainda desinteressar-se por ela. Ex: linguagem coloquial e erudita, comunicação em termos que apenas especialista podem entender. A Competição Leva as pessoas a terem Monólogos coletivos ou diálogos de surdos . Cada um corta a palavra do outro sem ao menos ouvir o que está dizendo e fazendo questão de se fazer ouvir. Ninguém ouve ninguém.
Os obstáculos podem surgir da parte de qualquer um dos elementos básicos da comunicação: 1) do emissor: gagueira, má dicção, inibição, estado emocional alterado; 2) do receptor: surdez, inibição, estado emocional alterado, desinteresse; 3) do canal: Interferências, conversas, descargas elétricas; 4) Da mensagem: Falta de clareza, ilegibilidade, códigos desconhecidos; 5) Do objetivo: quando o resultado não é alcançado.

e) O líder deve ser um comunicador
Deve comunicar com eficiência: Influenciar através da comunicação; Deve-se fazer entendido aos ouvintes, através de suas palavras e de seu viver. Ilustração:
Há um sábio provérbio que diz "Não é o que você diz, é como você diz". E, há o complemento desse provérbio que diz: "Não é o que você diz, mas quem diz".

Em outras palavras: Você é a mensagem. A mensagem é importante, mas o mensageiro é muito importante.

f) Cinco áreas que ajudam os líderes a serem bons comunicadores:
1. O nível de confiança envia a mensagem. A Confiança vem de duas fontes: Preparação e Experiência. Quanto mais se prepara, mais bem sucedida é cada experiência e mais confiante o líder se torna. Sem confiança a influência sofrerá, e o povo não ouvirá o que o líder tem para dizer;
2. O nível de competência envia a mensagem. Se a pessoa conseguiu alcançar sucesso em alguma atividade da vida, ele será mais prontamente ouvido, até mesmo numa questão que ele não entende nada;
3. A qualidade de caráter envia a mensagem. As pessoas nem sempre sabem o assunto, mas eles sabem quando as coisas não estão certas. Um caráter sonoramente desagradável tem o efeito oposto de uma supercompetência.
4. A fé, a atitude positiva e a confiança envia a mensagem. São bases deste item: a) Positivismo; b) Encorajamento; c) Sorriso; d) O bom senso de humor; e) Acreditar no melhor nas pessoas; f) Focalizar a atenção nas pessoas.
5. O calibre de conteúdo envia a mensagem. A preparação é muito importante. Busque conteúdo quando tiver que falar. Fale sabiamente, no tempo certo, para pessoas certas. Líderes sabem quando falar, e têm uma valiosa contribuição a fazer. Líderes devem estar com o povo, e quando você está com o povo, você deve comunicar para influência.

g) O líder deve saber ouvir e falar na hora certa
Não são raras as vezes que o líder deve parar e meditar nas frases a seguir: 1) A palavra menos importante na comunicação: "Eu"; 2) A palavra mais importante: "Nós"; 3) As duas palavras mais importantes: "Muito obrigado (a)" ? Apreciação; 4) As três palavras mais importantes: "Faça o favor" ? Educação; 5) As quatro palavras mais importantes: "Qual a sua opinião" ? Ouvindo; 6) As cinco palavras mais importantes: "Você fez um bom trabalho" ? Encorajamento; 7) As seis palavras mais importantes: "Admito que o erro foi meu" - Entendimento.

h) Você sabe ouvir?
A maioria das pessoas pensa saber ouvir bem, assim como pensa que tem senso de humor. Mas ouvir é, na verdade, a habilidade mais negligenciada na comunicação. O problema não é conseguir que homens falem, mas é conseguir que "Líderes ouçam".
Medite nestas opiniões: "___ele ouve..." ou "___a gente pode falar com ele..." - (positiva); "___ele sabe tudo, mas não sabe nada..." - (negativa); "___ele diz: por que você não me conta? mas se eu tento começar e ele não me deixa falar..." - (negativa).

i) O líder e a liderança
Líder é todo aquele que, graças à sua personalidade, dirige um grupo social com a participação espontânea dos seus membros. O Dicionário Aurélio (2004) assim define o líder:
"Indivíduo que chefia, comanda e/ou orienta, em qualquer tipo de ação, empresa ou linha de idéias; Guia, chefe ou condutor que representa um grupo, uma corrente de opinião; O representante de uma bancada parlamentar numa assembléia; Indivíduo, grupo ou agremiação que ocupa a primeira posição em qualquer tipo de competição". (Novo Dicionário da Língua Portuguesa, 3 ed. 2004)

Líder é aquele que planeja, organiza, comanda, coordena e controla. O líder é, sobretudo, um elemento que sobressai no grupo e exerce influência sobre os demais.

j) Liderança
É a função do líder. É o esforço consciente de exercer influência, no sentido de levar o grupo a atingir metas de permanente benefício, para atender as reais necessidades do grupo. Guiar e representar o seu grupo, em seus interesses e ideais.

k) Os cinco níveis da liderança
O Quinto nível, o mais baixo de todos, é o do "direito do título ou da posição", as pessoas seguem o líder porque elas têm que fazê-lo. O quarto nível é o da "permissão-relacionamento", as pessoas seguem o líder porque elas querem fazê-lo. O terceiro nível é o da "Produção-Resultados", as pessoas seguem o líder por aquilo que ele fez pela organização. O segundo nível é o do "Desenvolvimento das Pessoas-Reprodução", as pessoas seguem o líder por aquilo que o mesmo fez por eles. O primeiro nível é o do "Respeito pela Pessoa", as pessoas seguem o líder por aquilo que o líder é e o que ele representa.
l) Dois tipos de líderes
O Autocrático ou Ditatorial tem as seguintes características: 1) Inteligência supervalorizada: só confia no seu raciocínio; 2) Criatividade: toda iniciativa, inovação e descoberta tem de surgir de sua cabeça; 3) Coação: preocupa-se em impor sua vontade: Impositivo; 4) Temperamento: em geral brutal, colérica, egoísta, incapaz de compreender os outros; orgulhoso; 5) Exclusivista: dispensa a opinião alheia, evita o dialogo.
O líder democrático é aquele que se preocupa em concentrar a atenção aos interesses dos subordinados, que não são tratados como simples auxiliares. Este tipo de líder cai na graça de seus liderados. Reúne as características: 1) Valorização do grupo, de suas ideias e opiniões; 2) Busca uma obediência consentida e não imposta; 3) Humildade, pois admite que o grupo possa estar certo; 4) Lealdade, pois sabe respeitar o grupo e honrar suas relações com eles; 5) Coletividade: gosta de trabalhar em equipe e dialogar.

3. Considerações finais
Se realmente desejamos ser um líder bem sucedido, atentemos sinceramente para este requisito indispensável, infinitamente mais essencial do que quaisquer normas ou técnicas: "Procure encontrar-se e ser você mesmo". Saibamos que não há ninguém mais na terra como nós. Aconteça o que acontecer, sejamos sempre nos mesmos!

4. Bibliografia consultada
? Andrade, Gibton Pereira de. Curso de formação de Instrutores. Boa Vista: Data Plus Microinformática, 2001. 37 slides: Color. Slides gerados a partir do software PowerPoint.
? COVEY, Stephen R. Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes. 14 ed. São Paulo: Best Seller, 2003.
? Gaby, Wagner. Relações Públicas para líderes cristãos. 4 Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1998.
? HUNTER, JAMES C. O Monge e o Executivo. 25 ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.
? RUSH, Myron. Administração uma Abordagem Bíblica. Belo Horizonte: Betânea, 2005.
? TREVISAN, Lauro. O poder infinito da sua mente. 506 ed. Santa Maria. Editora e Distribuidora da Mente, 1980.


THE IMPORTANCE OF COMMUNICATION IN LEADERSHIP TEAM


Gibton Pereira de Andrade


Abstract: This article is simply and succinctly the main topics related to communication and its influence on the leadership, focused on the scope of personnel management. The research focuses on the following aspects: communication, types and elements of communication, the commandments of the communicator, leader and concepts of leadership and effective leadership. The instrument used to collect data is a synthesis of the doctrines of several authors. The results show that exercising in the above subjects can exert a satisfactory leadership in managing teams.

Keywords: communication, leader, leadership and motivation.