Orlando Passos Araújo

RESUMO

A comunicação interna é a peça fundamental para as organizações. Comunicação interna é um processo de troca de conhecimento e informação entre as pessoas. Ela só ocorre quando a mensagem chega ao seu destino de forma compreensível. O presente trabalho consiste na investigação da importância alocada ao tema a importância da comunicação interna no ambiente escolar e avaliar os processos e meios de comunicação e sua eficácia mostrando a relevância da comunicação interna para o ambiente escolar e seus colaboradores, a fim de mensurar o grau de conhecimento das pessoas em relação ao tema em questão e sugerir alternativas de melhoria para a organização, sendo assim um trabalho acadêmico de relevância, pois busca agregar valor ao setor estudado. Nesse contexto, tem-se que nesta pesquisa são abordados conceitos relevantes pertinentes ao tema da comunicação, como sua definição, seus aspectos mais relevantes, sua relação com a cultura organizacional de uma instituição, bem como também sua ligação com a motivação, a produtividade e a qualidade de vida dos trabalhadores de uma organização. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de apreciar a respectiva conceito  sobre o assunto. Os resultados obtidos evidenciaram, após o tratamento dos dados, que existe uma considerável ciência das pessoas em relação à temática, em contrapartida existe uma eminente falta de investimento em âmbito informacional e de desenvolvimento humano.

 

Introdução

A escola vista como uma organização social, cultural e humana requer que cada sujeito envolvido tenha o seu papel definido num processo de participação efetiva para o desenvolvimento das propostas a serem executadas.  Neste contexto, o gestor é um dos principais responsáveis pela execução de uma política que promova o atendimento às necessidades e anseios  dos que  fazem  a  comunidade  escolar. O presente trabalho tem como tema a importância da comunicação interna no ambiente escolar, principalmente aquela que se dá entre as duas personalidades mais importantes no desenrolar-se do processo gestão, secretariado e funcionários.

A comunicação interna é um fator de fundamental importância para os gestores, para as organizações e para as pessoas.

Pasqualini explica que:

a comunicação interna tem como finalidade transmitir aos seus funcionários os acontecimentos, partilhar um sistema de valores, de procedimentos e de rituais próprios da organização,  e  acima  de  tudo  firmar  uma  imagem  positiva  em  suas mentes. (PASQUALINI, 2006) 

A comunicação interna contribui para o desenvolvimento e manutenção de um clima positivo, propício ao cumprimento das metas estratégicas e ao crescimento  continuado  das atividades da organização.

Por outro lado, as organizações encontram dificuldades para fazer  com  que  as informações alcancem  os  colaboradores  de  forma  clara.

Ao reconhecer os colaboradores como público estratégico na atuação da empresa é que se justifica a relevância do tema, pois sabe-se  que a comunicação tem ligação direta com a alta administração e é por meio dela que se estreitam às relações entre os seus participantes.

Alinhado com todos esses argumentos, o presente estudo busca investigar respostas para  a  seguinte  questão  de  pesquisa:  Até que ponto a comunicação interna contribui para a melhoria da qualidade dos processos e quais ações são desenvolvidas pela escola pesquisada em relação a esse tema?

Neste sentido, esse trabalho tem por objetivo geral: Investigar a importância alocada em relação à comunicação interna no ambiente escolar, assim como descrever as ações desenvolvidas em relação à temática e por objetivos específicos: Estudar os fatores culturais internos que influenciam na tomada de decisões no âmbito do tema abordado; Compreender a importância da comunicação interna para o desenvolvimento das missões do ambiente escolar; Apresentar as vantagens que uma boa comunicação interna possibilita para as organizações; Identificar as ferramentas de comunicação interna utilizadas pela escola.

Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica e  análise de questionário.

O texto final foi fundamentado nas ideias e concepções de autores como: Pasqualini (2006), PIMENTA( 2010 ), CHIAVENATO (2006 ) e ALMEIDA (1998) 

Desenvolvimento 

Uma boa comunicação pode influenciar o bom andamento da missão da organização através de uma administração democrática e participativa.

De acordo com Pimenta:

“comunicação é tornar comum, ou seja, se a ideia de uma pessoa é captada por outra, nesse momento, ocorreria o fenômeno da comunicação, representando o reflexo da cultura humana, possibilitando a sua construção e disseminação, abrange os valores, costumes, hábitos, crenças, dentre outros aspectos sociais de um povo”. (PIMENTA, 2010 p. 13) 

Com isso uma boa comunicação possibilita a melhoria da tomada de decisão dentro da organização através de uma administração democrática e participativa.

As organizações necessitam de uma boa comunicação interna para suas operações, assim como necessitam de recursos materiais, financeiras e tecnológicas. Quando as informações são gerenciadas de forma eficiente, as ideias são compartilhadas garantindo a troca e a difusão de conhecimentos, possibilitando o alcance dos objetivos organizacionais.

O clima organizacional influencia diretamente no comportamento dos colaboradores, os quais possuem motivações que refletem em seu desempenho no trabalho, o estado de satisfação do funcionário é importante para a construção da identidade da empresa, que pode se beneficiar através da boa referência que os integrantes da mesma podem fazer, promovendo uma imagem positiva da organização.

De acordo com Chiavenato:

a comunicação possibilita meios para o desenvolvimento amplo de informações, incentivando sugestões dos colaboradores, a fim de conseguir a participação integral dos funcionários no espírito e nos objetivos básicos da organização, através de novas ideias, de aperfeiçoamento dos métodos de trabalho e de novas oportunidades de negócio. (CHIAVENATO, 2006 p.13) 

A comunicação possibilita a interação dos colaboradores em busca dos objetivos organizacionais, por isso é importante promover o desenvolvimento desta ferramenta no setor de uma empresa para alcançar melhores resultados no ambiente de trabalho.

Os objetivos almejados pelo processo de comunicação estão diretamente relacionados com o planejamento estratégico da empresa, buscando alcançar: construção da imagem da mesma; motivação dos colaboradores com o aumento da interação organizacional; melhoramento da qualidade do produto ou serviço; com políticas de bom atendimento ao cliente.

Para preparar uma boa equipe de trabalho o administrador deve proporcionar um sistema de comunicação capaz de integrar todos os participantes e fortalecer a consonância e o desempenho focado. Deve oferecer treinamento e desenvolvimento do seu pessoal, bem como aperfeiçoar a sua eficiência e eficácia.

Para construir uma comunicação eficiente é preciso ter uma cultura aberta e democrática na organização para promover a interação dos funcionários, a motivação das pessoas no ambiente de trabalho e o fortalecendo da imagem do setor que trabalha.

No ambiente de trabalho, grupos de pessoas compartilham tarefas a serem executadas, tarefas estas, predeterminadas, com um modelo de comportamento a ser seguido, tais como: comunicação, cooperação, respeito, amizade, dentro de uma ética profissional. À medida que as atividades e interações prosseguem, os sentimentos despertados podem ser diferentes do comportamento indicado inicialmente e então, inevitavelmente os sentimentos influenciarão as interações e as próprias atividades, que repercutem na eficácia do trabalho.

O trabalho em equipe só terá expressão real e verdadeira se e quando os membros do grupo desenvolverem sua competência interpessoal, o que permitirá alcançar a integração coordenada de esforços na realização das tarefas, obtendo muito mais que a simples soma das competências técnicas individuais, e sim, o resultado do grupo em conjunto.

A essência da cultura de uma escola é expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou secretaria e o grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação à escola. A cultura organizacional representa as percepções dos dirigentes e funcionários da organização e reflete a mentalidade que predomina na organização. Por esta razão, ela condiciona a administração das pessoas. 

De acordo com Chiavenato:

Cada organização tem a sua própria cultura organizacional ou cultura corporativa. Para se conhecer uma organização, o primeiro passo é conhecer sua cultura. Fazer parte de uma organização significa assimilar sua cultura. Viver em uma organização, trabalhar nela, atuar em suas atividades, desenvolver carreira nela é participar intimamente de sua cultura organizacional. O modo como as pessoas interagem em uma organização, as atitudes predominantes, as pressuposições subjacentes, as aspirações e os assuntos relevantes nas interações entre os membros fazem parte da cultura da organização. A cultura organizacional constitui o DNA da organização (CHIAVENATO, 2006, p. 170). 

A integração e comunicação são papeis fundamentais para a cultura organizacional, onde a estrutura da organização permite a comunicação interna entre os diversos níveis de forma simples e aberta. Tendo também a colaboração e parceria como meio existente como auxílio mútuo, sendo tanto internamente com funcionários quanto externamente com os fornecedores. A comunicação flexível, entre subordinados e gestores, caso a eescola for muito fechada se dará num período de longo prazo, porém sendo um pouco mais flexível, se dará no curto ou médio prazo. A política de "portas abertas" deve ser incentivada pelos gestores até se tornar comum na organização.

As conseqüências geradas por falhas na comunicação poderão trazer graves problemas para as organizações, uma vez que o colaborador não entendeu e continua agindo da mesma forma ou passando para frente informações erradas, cria-se uma bola de neve que é jogada no despenhadeiro. O nível do problema poderá evoluir e se tornar quase ou totalmente irreversível. 

No entanto a falta de feedback é responsável pela falha na comunicação, o gestor necessita do retorno para saber se o que ele quis passar foi realmente interpretado de maneira correta, e que também é necessário um acompanhamento para certificar que tudo será executado corretamente. 

[...]