A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA NO INFANTIL V DO CENTRO EDUCACIONAL NOSSA SENHORA AUXILIADORA

Priscila Sampaio
Graduanda no curso de pedagogia-IVA/UVA

INTRODUÇÃO

Sabe-se que a brincadeira é de grande relevância para o desenvolvimento social e intelectual da criança, pois é através dela que esta se interage, expressa seu pensamento, cria e recria seu próprio mundo. Este é o grande desafio: Inserir a brincadeira no aprendizado da criança, porque só assim teremos cidadãos desenvolvidos plenamente.

 Através do brincar a criança constrói sua própria independência, torna-se decidida e segura naquilo que faz. A brincadeira se transforma num lugar de refúgio onde a criança encontra seu abrigo, pois ela não sente medo de viver as situações que, em sua imaginação são momentos de plena realização.

No brincar ela abre a sua imaginação para a fantasia e os sonhos fluir, ela, no momento do brincar é um ser responsável por suas próprias ações, pois a criança cria personagens e ser para representá-los, muitas das vezes herói, mocinha, vilão, não importando o que sejam para elas na brincadeira tudo pode acontecer.

Diante disso, torna-se necessário inserir a brincadeira no cotidiano da criança e oferecer a ela através do brincar a satisfação em aprender as suas tarefas dentro e fora da sala de aula. Com isso buscou-se pesquisar a seguinte problemática: Qual a real necessidade da brincadeira no Infantil V?

Assim justifica-se a importância da realização deste trabalho, pois se buscou suportes para compreender o sentido real de inserir a brincadeira no Infantil V. Com isso o professor desempenhará o papel de mediador nessa causa, para que possa fluir esta realidade. O presente artigo tem como objetivo geral analisar as principais regalias que a brincadeira favorece a criança do Infantil V, entre eles verificar como são desenvolvidas as brincadeiras na sala de aula, investigar o papel que o professor está exercendo, se realmente é o de mediador entre a criança e o brincar e pesquisar como as crianças estão se desenvolvendo perante a essas brincadeiras.

Os processos metodológicos foram realizados através de bibliografias, via internet e de campo, que foi realizada com19 alunos do Infantil V, sendo 9 do sexo masculino e 10 do sexo feminino na faixa etária de 4 a 5 anos do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora, escola de ensino infantil e fundamental da rede privada de ensino e Fundamental João Batista Ribeiros, localizada no município de Carnaubal, no estado do Ceará.

 O presente artigo está organizado da seguinte forma: A seção 1 apresenta o papel da brincadeira na construção do conhecimento. A seção 2 O brinquedo e a brincadeira. A seção 3 aponta o professor como mediador do brincar. A seção 4 analisa a brincadeira como forma privilegiada para o desenvolvimento Infantil.

 METODOLOGIA

Esta pesquisa tem como tema a importância da brincadeira no Infantil V do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora, que tem como objetivo geral analisar as principais regalias que a brincadeira favorece a criança do Infantil V, entre eles verificar como são desenvolvidas as brincadeiras na sala de aula, identificar o valor do brinquedo e da brincadeira no cotidiano da criança, investigar o papel que o professor está exercendo, se realmente é o de mediador entre a criança e o brincar, e, pesquisar como as crianças estão se desenvolvendo perante a essas brincadeiras. Portanto buscou-se enfatizar a seguinte problemática: Qual a importância da brincadeira no desenvolvimento da criança?Visando assim compreender a real necessidade de inserir a criança na brincadeira.

Esta pesquisa é de forma quantitativa como qualitativa, foi baseada em autores que representam idéias inovadoras sobre a importância da brincadeira na vida da criança como: OLIVEIRA (2007), PIAGET (1978), LOPES (2005/2006) entre outros.

Vejamos o que afirma GIL (2010, p.51) sobre pesquisa bibliográfica:

 “A pesquisa bibliográfica é indispensável nos estudos históricos. Convém aos pesquisadores assegurarem-se das condições em que os dados foram obtidos, analisar em profundidade cada informação para descobrir possíveis incoerências ou contradições e utilizar fontes diversas, e cotejando-se cuidadosamente.”

   Portanto quando se busca desenvolver e conhecer algo até então desconhecido é preciso certificar-se da originalidade dos fatos. Este trabalho foi realizado no Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora, somando ao total 145 alunos da educação infantil ao 6°ano. Conta com um quadro de funcionários assim distribuídos: uma diretora, uma coordenadora pedagógica, 11 professores e os demais são auxiliares de serviço gerais e outros. A pesquisa teve como universo a professora do Infantil V e os alunos também do Infantil V que são no total 19, sendo 09 do sexo masculino e 10 do sexo feminino. Assim para a coleta de dados foi usado como instrumento um questionário aberto para a professora e um questionário fichado para os alunos, contendo 03 perguntas consolidando o tema a importância da brincadeira na Educação Infantil. Diante disto, os dados foram tabulados através de tabelas para obtenção de dados e informações referentes à pesquisa.

[...]