A importância da Biblioteca Escolar

Cristiane Aparecida de Jesus Araújo

         Como diz o Manifesto da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Nações Unidas para a Educação, e  a Cultura ( 1976, p. 158 – 163), a biblioteca escolar: “propicia informação e ideias fundamentais para o funcionamento bem sucedido da atual sociedade, baseada na informação e no conhecimento. A Biblioteca Escolar habilita os estudantes para a aprendizagem ao longo da vida e desenvolve a imaginação, preparando-os para viver como cidadãos responsáveis.”

         Levando em  conta esse fator, é comum as escolas terem em seu ambiente um lugar reservado para a leitura, ou seja,um espaço que chamamos de biblioteca escolar. É  importante que esse espaço não se torne um lugar esquecido, pois os educadores precisam incentivar os alunos o hábito da leitura,como sabemos ler ajuda a enriquecer o conhecimento, levando o leitor a desenvolver a imaginação.Sabemos que os livros são fundamentais na formação do indivíduo como cidadão, por isso que é necessário ter uma biblioteca com livros bons.

         Quando uma biblioteca escolar funciona bem, isso pode ajudar os seus leitores na construção de um mundo melhor. Ela ajuda a promover nos alunos a consciência básica de que todos precisam ler para desenvolver com êxito a própria aprendizagem.
Segundo Veiga et al. (1996), “as bibliotecas escolares surgem como recursos básicos do processo educativo, sendo-lhes atribuído um papel central em domínios tão importantes como: a aprendizagem da leitura; o domínio dessa competência (literária);  a criação e o desenvolvimento do prazer de ler e a aquisição de hábitos de leitura;  a capacidade de selecionar informação e atuar  criticamente perante a quantidade e diversidade de fundos e suportes que hoje são postos à  disposição das pessoas;  o desenvolvimento de métodos de estudo, de investigação autônoma; o aprofundamento da cultura cívica, científica, tecnológica e artística.”

           É importante que o professor não deixe de incentivar seus alunos a visitarem a biblioteca. Para Martins, (2006, p.32-33) “com a leitura o leitor assume um papel atuante, deixa de ser mero  ou receptor passivo  e o contexto geral em que ele atua, as pessoas com quem convive passam a ter influência apreciável em seu desempenho na leitura. Isso porque o dar sentido a um texto implica sempre levar em conta a situação desse texto e de seu leitor.”