Ao longo dos anos o homem vem se conscientizando que a água não é um bem infinito e que sem este precioso e valioso bem não há vida. Só se preocuparam em gereciar , planejar e proteger as bacias hidrográficas quando ficou eminente o risco de impcatos ambientais irreverssíveis tanto para o meio ambiente para o proprio homem. Pesquisadores, comitês, governos, e a sociedade civil, de Recursos Hídricos definiram a bacia hidrográfica como unidade de análise, planejamento e gestão eficaz para um possível desenvolvimento sustentável a fim de combater os impactos ambientais.
Palavras-chave: Bacia Hidrográfica; Gestão e Planejamento ; Impactos Ambientais.

1 INTRODUÇÃO

Certamenteao longo deste trabalho iremos destacar a enorme importância eo valorda bacia hidrográficacomounidade de análise e planejamento ambiental. Também iremos destacar a crescente demanda pelo uso de recursos naturais nas ultimas décadastendo em vista apreocupação com a qualidade e a quantidade dos mesmos e os impactos ambientais provocados por esta crescente e desordenada exploração de recursos finitos,principalmente os hídricos estesultimosque sertamente serão alvo das próximasguerras.

2BACIA HIDROGRÁFICA

Podemosencontrar inumeras definiçõesparaderfinirbacia hidrográfica , mais o quetemosde maissucinto e definidorfoi colocadopor Guerra, em 1978 segundo ele É " (...) Um conjunto de terrasdrenadas por um rio principala partir de seus afluentes.(...)"onde de fato tudo começa. Segundo o autor:

"(...)um sistema que compreende um volume de materiais predominantes

sólidos e líquidos, próximo a superfície terrestre, delimitado interno

e externamente por todos os processos que, a partir do fornecimento

de água pela atmosfera, interferem no fluxo de matéria e de energia

de um rio ou de uma rede de canais fluviais. Inclui, portanto, todos os

espaços de circulação, armazenamento e de saídas de água e do

material por ela transportado, que mantém relações com esses canais(....)"

(Rodrigues e Adami,Venturi, 2005,p.147-148).

A idéia de bacia hidrográfica está associada à noção da existência de nascentes, divisores de água e características dos cursos de água, principais e secundários, denominados afluentes e subafluentes. Uma bacia hidrográfica evidencia a hierarquização dos rios, ou seja,a organização natural por ordem de menor volume para os mais caudalosos, que vai das partes mais altas para as mais baixas (TUCCI, MENDES, 2006). Em sintésepodemos entender a bacia hidrográfica como uma área que funciona como um funil, toda a água que cai com a chuva escorre para um único lago ou rio.

3GESTÃO, PLANEJAMENTO E IMPACTOS AMBIENTAIS

Para entendermos, ao longo de algumas dácadas houve uma substancial mudança na forma de como olharíamos para o futuro e como fariamos um real planejamento para a gestão dos recursos hídricos do Brasil e do mundosem causar impactos ambientais, como causados na construção de hidrelétricas, afetando mananciais, nascentes e etc... Na abordagem tradicional a gestão dos recursos hídricos sempre foi compartilhada e não integrada. Um longo tempo foi necessário para quePesquisadores, comitês, governos, e a sociedade civilcomo um todoiniciassem sua interação na gestão das águas. O tratamento da água, na abordagem tradicionalcomo um todo advém da concepção de que com a tecnologia e a nano tecnologia; que qualquer água é possível ser transformada em água potável. Mesmo sendo verdade, os altos custos do tratamento tornam inviável a produção de água potável.

Segundo Massound.

"O sistemas de gerenciamento de recursos hídricos para umagestão integrada de bacia hidrográfica transcende os aspectos hidrológicos, demográficos, sociais e econômico e abrange alémconsiderando sobre a conservação de habitat e espécies fluviais e ecossistemas adjacentes (MASSOUND, 2004)."

4 CONCLUSÃO

É importante envolvermos a sociedade como um todona conservação das bacias hidrográficas parapodermos gerir de forma sustentável, Pois a implantação de um sistema de gestão ambiental poderá ser umasolução paraempresas que pretendem melhorar a sua posição em relação ao meio ambiente. O comprometimento hoje exigido às empresas com a preservação ambiental obriga mudanças profundas na sua filosofia, com implicações diretas nos valores empresariais, estratégicos, gerenciais eprodutose serviços.

E para mimcomofuturo docente a grande responsabilidade que tereiquetraçar planos, metas , agir com criatividade, para aplicar aos futuros alunos como participar ativamente preservando o bem finito mais valioso que temos a água, quebrando assim paradigmas de um conceitotransmitido ao longo de decadas de que a água durará para sempre.

5 REFERENCIAS

TUNDISI, J. G. & Schiel, D. (1986). Sistema de Atualização de Professores de Ciências e Geografia com a Utilização da Bacia Hidrográfica como Unidade; Conceitos Básicos, Projeto e Perspectivas.

São Carlos. Conceitos de Bacias Hidrográficas: Teorias e Aplicações / editores Alexandre Shiavetti, Antonio F. M. Camargo Ilhéus, BA Editus, 2002.