1 - INTRODUÇÂO 

A avaliação está presente em todas as áreas, ciências e pode ser abordada em diferentes aspectos, no que diz respeito em diferentes atividades profissionais, na empresa, de uma política e etc. o indivíduo quando passa a refletir, planejar, também passa pelo processo de avaliação que está presente em seu cotidiano e em todas as fases de sua vida.

Para Demo, para o sujeito fazer parte do processo avaliativo, o mesmo tem que ser participante em todas as dimensões política de solidariedade comunitária, de capacidade critica, de auto sugestão que serviriam para resolver a cidadania.

A tecnologia concretiza a perfeição da capacidade humana de inventar instrumentos capazes de solucionar problemas e diz-se formal porque não é feita necessariamente a conteúdos determinados. Mas na realidade o que vem ocorrendo é que o homem vem audestruindo-se através das barbaridades históricas, mesmo estando no século XXI ainda prevalece as desigualdades sociais existentes em todos os países inclusive o Brasil. Embora o homem seja capaz de fazer novas invenções e facilitar a nossa vida diária sempre haverá os problemas sociais que afeta milhões de pessoas espalhas pelo mundo, como a miséria, desemprego, guerra, mortes e pessoas inocentes. O homem é perverso quando fabrica a bomba atômica, cuja  única finalidade é a destruição do próximo não se discute a guerra, mas somente como fazê-la com eficiência, vindo a acorrer calamidades tais como fome, miséria desemprego e outros problemas sociais.

O indivíduo pobre é aquele que submete a um trabalho escravo, onde o mesmo não é valorizado como pessoa e nem tão pouco com um salário digno da sua função, o sujeito vive a condição de massa de manobra, de objeto de dominação e manipulação, de instrumento a serviços dos outros. Uma face dessa pobreza é a falta de consciência dos indivíduos que não reivindica seus direitos e acaba sendo sujeito do proletariado, dominado pelo poder de seus superiores, gerando uma violência contra o trabalhador que é submetido as condições de vida precária, passando por diversas misérias como desnutrição, falta de vestuários enfim tirando-lhe a qualidade de vida. Que se o proletariado fosse valorizado em nossa sociedade teríamos uma camada pobre, vivendo em condições melhores, ou talvez tentando sobreviver nessa sociedade que só os fortes e inteligentes sobrevivem.

Mas infelizmente ainda somos submetidos a uma pobreza política onde falta a participação a consciência histórica imposta da necessidade de autodeterminação, nossa sociedade ainda é miserável, porque ainda não somos pessoas capazes de conquistar nosso espaço próprio e criativo, ainda somos massa de manobra nas mão de oligarquia. E as pessoas que tem consciência critica é a minoria, uma vez que tem receio de enfrentar os donos do poder, que com certeza, irá acarretar vários problemas, o sujeito opta por não falar, reivindicar seus diretos o que acaba ocasionando a dominação e manipulação dos indivíduos envolvidos nesse processo.