RESUMO
A avaliação é um recurso fundamental em todo o processo ensino/pedagógico, mesmo em nosso dia a dia, observamos um conjunto de análises avaliativas em nossas praticas comuns, essas avaliações geram efeitos e dão impulso em nossa vida.
Na educação formal, a avaliação acompanha a vida do educando e produz alguns efeitos. Em análise chamo de efeitos as movimentações no processo educativo: avaliação/ adequação do saber / novamente avaliação. Esta intervenção da suporte a todas as ações pedagógicas que estabelecemos.
A avaliação é um processo diário, pauta todas as ações pedagógicas, porque através dela se equilibra o processo, dirimindo as discrepâncias entre ação e apreensão do conhecimento, dando a oportunidade adequada para sanar falsos conceitos antes que estes se tornem uma verdade absoluta na vida do educando, enfim, pode-se ir regulando as próprias práticas pedagógicas.
Palavras chaves: avaliação, educação formal, educando, práticas pedagógicas.

INTRODUÇÃO

...necessidade de outro referencial no qual fundamentar o processo avaliativo, um marco favorável à interação entre teoria e prática e ao diálogo entre alunos/as e professores/as com a finalidade de compreender os processos desenvolvidos na relação pedagógica e os resultados alcançados. (ESTEBAN, 2001, p.106)

Para muitos, avaliação escolar ainda é vista como sinônimo de nota; de um instrumento para decidir quem passa de ano ou repete. Ela é pensada em termos de seleção e classificação; de contar o numero de respostas certas e dar uma nota ao aluno.
Como professor, eu posso dizer que ensinei algo, mas isso não me dá a garantia de que o aluno aprendeu. O aprendizado, em si, não é visível. Uma boa analogia para demonstrar isso é a do vento, sempre aludida por Roger Dale (Globalisation, Europeanisation and Education,2008).
Dale (2008) afirma que o vento está sempre ali mais não se pode tocá-lo, apenas vemos os efeitos que ele provoca.
O assunto que abordo neste artigo, não deve ser entendido como crítica aos docentes, mas um convite ao estudo e à reflexão sobre avaliação.