A Composição Corporal compreende-se pelo fraccionamento do peso corporal pelos seus diversos componentes oferecendo-nos importantes informações quanto ao comportamento dos indicadores associados a crescimento físico e aos programas de controlo de peso.

A Avaliação da Composição Corporal é de extrema importância na medida em que se trata de um diagnóstico sobre o estado nutricional do indivíduo e assim consegue-se escolher quais as melhores condutas clínico-nutricionais a submeter.

O excesso de peso está muitas vezes relacionado com alterações do metabolismo do indivíduo e outras doenças como diabetes, hipertensão arterial e outras.

Um ser humano pode ter peso a mais e não ter nenhuma gordura em excesso (ex.: atleta de Halterofilismo), assim como um ser humano pode ter pouco peso e ter muita gordura e celulite (ex. : mulher magra, sedentária e com maus hábitos alimentares). 

A Análise da Composição Corporal por meio de bio impedância é baseada na condução de uma corrente eléctrica indolor, de baixa intensidade, aplicada ao organismo por meio de cabos conectados a eléctrodos ou superfícies condutoras, que são colocados em contacto com a pele. A impedância, dada pelos valores de reactância e resistência, é baixa no tecido magro, onde se encontram, principalmente, os líquidos intracelulares e electrólitos, e alta no tecido adiposo

Nas Clínicas Bodyscience® são sempre elaborados planos de Reeducação Alimentar e Comportamental personalizados e adequados à sua composição corporal, historial clínico e estilo de vida. 

É de vital importância a Análise da Composição Corporal pelo método da Bio impedância. Um exame computorizado que permite obter com exactidão, rapidez e simplicidade o:

-peso total de água do corpo em litros;

-percentagem de peso da água em relação ao peso do corpo;

-peso total de massa magra em quilos

-percentagem de massa magra em relação ao peso do corpo;

-peso total de gordura em quilos;

-percentagem de gordura em relação ao peso do corpo;

-número de calorias necessárias a uma dieta para perder peso;

-número de calorias necessárias para manter o peso do corpo estável;

-relação cintura/anca.

 

Estudar a composição de cada indivíduo é imprescindível para avaliar o estado de saúde de cada indivíduo.