Faculdade Nossa Cidade

Curso: Administração de Empresas

Gabriela da Silva Custodio – RA 921

Orientador: Prof. Lawton Benatti

 A importância da aprendizagem Organizacional

Resumo 

 Este trabalho tem como foco, abordar o tema aprendizagem organizacional, veremos os importantes pontos dentro do ambiente empresarial, e a grande importância para o colaborador; Serão apresentadas ainda, algumas formas de aprendizagem e as suas importâncias.

  1. 1.    Introdução 

Aprender sempre foi algo muito importante para o ser humano, desde o nascimento, passa por um processo de aprendizagem, sendo possivelmente primeiro falar, e depois andar, sendo esses os principais da vida; Porém a aprendizagem não importa se profissional, religiosa ou social é importante para a vida humana.

Hoje com o avanço da tecnologia e as mudanças é exigido das pessoas á adaptação rápida, o avanço nas organizações e nas áreas tecnológicas exige agilidade e precisão do colaborador.

Nas organizações o nível de comunicação e exigência tem aumentado com esse avanço, fazendo com que o colaborador, aumente suas experiências extras curriculares, e que aumentem a capacidade profissional dentro da organização.

1.1  Aprendizagem organizacional o que é?

 

O funcionário sendo cada vez mais valorizado nas empresas, de simples número para principal cliente, fazendo assim parte importante dentro da organização podendo expressar idéias. Hoje se percebe o quanto é importante, colaboradores informados e com aperfeiçoamento e experiência em várias funções. É necessário que um único colaborador entenda e conheça o máximo de departamentos, para que a ausência de um, não pare a funcionalidade da organização.            

Guns, Bob (1998) Afirma que aprender nem sempre é tão fácil, mas pode ser utilizado para algumas como experiências, às vezes causam dores, por causa das lembranças de aprendizado nas escolas, porém no ambiente de trabalho o aprendizado continua ser a chave do sucesso.

 2. Veremos aprendizagem e seus tipos:

2.1 Culturais: Vêm da cultura da organização e costuma ser aplicada aos colaboradores em integração e treinamentos;

2.2 Tarefas: As obrigações diárias em seus respectivos departamentos;

2.3 Lideranças: Para gestores e líderes no modo geral;

2.4 Individualmente é necessário o aprendizado de cada colaborador de acordo com suas capacidades e interesses pessoais dentro da organização. 

2.2 Aplicando a aprendizagem organizacional: 

2.2.1 Através da experiência profissional – á partir de erros e acertos ao longo de suas experiências, fazendo assim com que os erros não se repitam e os acertos se tornem constantes;

2.2.2 Da cultura- Visão, missão e valores;

2.2.3 Com a liderança- Líderes que passam seus conhecimentos, são exemplos em suas tarefas e em sua gestão;

2.3.3 Prática- Realizando no dia a dia;

2.3.4 Sistêmica- Conhecer a organização como um todo, oferecendo sempre soluções, conhecendo o processo geral da organização;

2.3.5 Boa comunicação, boa distribuição das informações. Quanto mais claro e objetivo for às informações, melhor será o desempenho da organização.

3.  Conclusão 

Conhecimento se torna diferencial, quando aplicada de maneira correta, ele gera inovação, diferencial, com tanto aprendizagem organizacional traz novas tecnologias as organizações.

Aprendizagem organizacional se aplica com as técnicas descritas acima, favorece o desempenho da organização e do colaborador individualmente.

Se a meta das organizações é crescer, serão necessárias novas contratações e estes novos colaboradores não estarão com o conhecimento necessário para determinadas funções, por isso sempre é necessário um bom treinamento e com muita eficácia para garantia de um futuro sadio nas organizações.

Referências Bibliográficas 

www.adiministradores.com.br/artigos/cotidianoaprendizagemorganizacionalaorganizaçãoqueaprende12461

Acesso em 26/03/2013

Guns. Bob. A organização que aprende rápido: Seja competitivo utilizando o aprendizado organizacional. São Paulo: Futura, 1998.

WWW.ibccoaching.com.br/tudo-sobre-coaching/rh-e-gestao-de-pessoas/o-que-aprendizagem-oraganizacional

Acesso em 20/03/2013