A importância da aplicação dos conceitos de Safety e Security em meios de hospedagem.

Já há bastante tempo, assim como outras empresas, os meios de hospedagem deixaram de contar apenas com o estado para proteger suas instalações e seus hóspedes. Devido a necessidade causada pelo avanço da criminalidade e falha nas políticas públicas para combate-las, passaram a contratar serviços de segurança particular terceirizado ou próprio e cada vez mais investir em equipamentos modernos como câmeras, sensores, barreiras eletrônicas, etc. Bem como, para promover a segurança completa, a preocupação com a prevenção de acidentes internos também vem aumentando.

A preocupação com a segurança, não somente a segurança física, como também a dos bens de terceiros e do próprio patrimônio, deve ser tão importante para uma empresa meio de hospedagem quanto o conforto de suas instalações e um excelente atendimento. Faz parte de um conjunto que os hospedes cada vez mais procuram, o bem estar, o conforto e a segurança.

Atualmente, atos terroristas vêm acontecendo em grandes centros, alvos de grupos terroristas que por questões de fanatismos religioso, ou por de trás deste argumento, esses grupos vêm impondo sua doutrina nos países onde estão infiltrados e combatendo violentamente as nações que consideram nocivas ou contrárias as suas convicções. Recentemente assistimos a mais um caso de barbárie terrorista ocorrido em Paris, onde várias pessoas morreram e outras várias ficaram feridas com a explosão de bombas e o ataque a tiros por terroristas em uma casa de shows. Meios de hospedagem podem se tornar vulneráveis devido a aglomeração e grande transito de pessoas entrando e saindo. Não somente para atos terroristas, mas também para outros casos como assaltos, invasões, sequestros ou outros crimes. Podemos citar o caso ocorrido em 21 de agosto de 2013, onde traficantes armados invadiram e fizeram reféns no hotel Intercontinetal, na Barra da Tijuca Rio de Janeiro. É uma responsabilidade muito grande para pousadas, hotéis, resorts e outros, garantir a segurança dos hóspedes e de seus pertences.

Em meios de hospedagem, não somente deve haver o cuidado para prover a segurança baseada nos conceitos de Security, que refere-se no assunto segurança a proteção pessoal e patrimonial, como também deve haver foco muito grande e ações voltadas aos conceitos de Safety, que refere-se a segurança do trabalho, das instalações e os organismos de combate a acidentes, incêndios e demais sinistros.

No Brasil grandes acontecimentos trágicos marcaram, e de certa forma até contribuíram, para o desenvolvimento de políticas de segurança tanto públicas quanto privadas em safety. O incêndio ocorrido em 1 de fevereiro de 1974 em São Paulo capital, no edifício Joelma foi um desses. O edifício com 25 andares pegou fogo devido um curto circuito ocorrido em um aparelho de ar-condicionado localizado no 12° andar, e rapidamente se alastrou aos demais, devido as instalações com divisórias de madeira, pisos em carpete e cortinas de material sintético. No trágico episódio 190 pessoas perderam a vida e mais de 300 ficaram feridas. Mais recentemente, na madrugada de 27 de janeiro de 2013, na Boite Kiss em Santa Maria no Rio Grande do Sul, um incêndio foi provocado pelo acendimento de um sinalizador por um dos integrantes da banda, e devido as más condições de segurança no local, e até mesmo a ausência de saídas de emergência adequadas, ocorreu a morte de 242 pessoas e muitos outros mais ficaram feridos.

Infelizmente no Brasil, os órgãos de combate e regulamentadores, que devem periodicamente fiscalizar e também outorgar alvarás de abertura e funcionamento são falhos, e atuam na maioria das vezes de forma reativa. Ou seja, somente quando há uma grande tragédia como essas citadas, se mexem e dão ênfase aos trabalhos de fiscalização e desenvolvimento de ações de prevenção.

Neste contexto, vemos quão grande deve ser a preocupação dos meios de hospedagem para garantir a segurança, tanto com Safety quanto com Security. Cada vez mais os meios de hospedagem vêm investindo na formação de CIPAs, Comissões Internas de Prevenção de Acidentes, brigadas de incêndios, preparação de seu pessoal, como também investimentos vem sendo feitos em tecnologias de segurança como câmeras, barreiras eletrônicas, sensores de presença e contratação de pessoal de segurança preparado, sejam terceirizados ou próprios. É importante esta preocupação também para que isso seja um diferencial competitivo, a sensação de segurança. Recentemente foi criado uma certificação de segurança para a hotelaria pela Segurhotel, com base em três pilares: recursos humanos, procedimentos e tecnologia, tendo a Accor, uma das grandes redes internacionais que atuam no Brasil, sido a primeira a garantir a certificação de suas unidades. Ações como estas, além de aumentar o patamar de competitividade no setor, são benéficas a todos e devem ser divulgadas e cada vez mais ganhar adeptos e melhorar cada vez mais as medidas de segurança.