O estudo da importância da aplicação da modernização administrativa na elaboração de controles financeiros ocorreu devido à grande dificuldade que as pequenas e médias empresas têm em administrar seu caixa, em usar a administração financeira nos processos decisórios empresarial, pois facilita a gestão.

O gestor deve levar em consideração as capacidades e estruturas que a empresa possui, para não prever algo fora da realidade da organização juntamente no período estimado. A necessidade de possuir informações confiáveis para a gestão financeira, será o ponto-chave do sucesso, pois saber a realidade dos custos fixos e variáveis, as contas a pagar, as contas a receber, facilita na previsão de saldo futuro baseando-se no saldo disponível.

Todas as atividades das empresas precisam ter controle, pois será a forma de avaliar o desempenho, para gratificar ou cobrar por resultados melhores. A administração financeira refere-se a todos os processos que envolve dinheiro na empresa e através dela muitas decisões são tomadas.

O planejamento depende das informações fornecidas para estabelecer cotas a serem investidas na empresa, buscando um equilíbrio entre os pagamentos e recebimentos, na busca de rentabilidade e obtenção de lucros estimados e superá-los.

Os controles financeiros são ferramentas que facilitam a consulta de disponibilidade de caixa através de datas, como o uso do Fluxo de Caixa que fornece informações para fortalecer a gestão financeira.

A empresa que não aplicar os controles financeiros corre o risco de se juntar ao campo das possíveis falências.