A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE ECONÓMICA E FINANCEIRA NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO DAS EMPRESAS.

UM ESTUDO DE CASO NO BANCO COMERCIAL ANGOLANO

Resumo

O foco central desta monografia de fim de curso, consiste em evidenciar do ponto de vista teórico e prático o contributo que a análise económica e financeira pode porporcionar na magnitude e qualidade das decisões tomadas por parte dos administradores. Para tal, neste trabalho procurou-se utilizar metodos e tecnicas actuais de analise financeira tais como Métodos de Comparação das Demonstrações Financeiras anuais ''percentagens, números e gráfico'', Método dos Indicadores e dos Rácios;
Análise da qualidade dos resultados e do Equilíbrio financeiro.
Para o cumprimento dos objectivos gerais Utilizou-se métodos ciêntificos de investigação tais como: Métodos teóricos (Análise síntese, Indução e dedução, Enfoque em sistema de computalização) e Métodos empíricos ( Métodos estatísticos; Observação científica; Estudo de Caso; Experimento de campo; Consulta documental).
Ao finalizar esta pesquisa, procedeu-se um estudo de caso que engloba uma análise económica e financeira, partindo das demonstrações financeiras e demais informações complementares do Banco Comercial Angolano. Explorou-se alguns conceitos relacionados com o tema e mostrou-se de forma simples e objectiva a situação de como a empresa vem actuando no mercado. Constatou-se algumas deficiências, pois verificou-se alguns pontos fracos. Diante dos problemas, sugeriu-se formas de mudanças e de viabilidade dos mesmos. Espera-se então, que este trabalho contribua para que a empresa melhora a forma de administrar a parte económica e financeira.