É imensurável a importância da gestão do capital de giro, que a análise das contas do ativo e passivo circulante seja feita de forma clara a partir do balanço patrimonial das empresas como fonte de giro, nela contém as entradas e saídas do caixa. Este estudo tem como foco as contas do ativo. Tal assunto está diretamente ligada a saúde de qualquer negócio, como também a tomada de decisões para investimentos a curto prazo. Neste interim é sabido que o enfoque do mesmo é incitar, fomentar que a administração congruente destes aspectos se dá a partir de política de venda, cobrança, crédito, análise de crédito, estratégias de marketing, controle de estoque que ocasiona uma administração eficiente.

O capital de giro em sua função ápice é subsidiar e dar contiguidade as operações econômicas da empresa, que por sua vez seja usada para aquisições do estoque ou mesmo as despesas geradas no operacional. Ela está contida nas contas do ativo e passivo circulante, que com base na análise destas contas possibilita à tomada de decisões em termos financeiros sempre a curto prazo, evitando a falência financeira

Segundo Ross, Stephen 2008 “O Capital não é gratuito e para tomar decisões financeiras às empresas precisam conhecer os custos associados ao capital requerido”, o que exige uma análise dos custos do capital adquirido através das projeções de vendas, no marketing entre outros, voltando assim à atenção para os investimentos em matérias-primas, produção e estoque, pois é o que institui o giro do capital da empresa juntamente com lucro previsto, o que permite cumprir com as obrigações com os fornecedores, instituições financeiras entre outros.

O fluxo de caixa sendo a vital importância para que as finanças se mantenham, pois, a administração que controla as entradas e saídas do caixa, com isso é possível determinar em que investir em curto prazo. Desse modo, é que os créditos e as contas a receber tornam-se o ponto chave para se planejar, organizar, controlar e dirigir as políticas de análise dos créditos, que posteriormente serão repassados aos clientes em curto prazo, assim o dinheiro gire no caixa nesse período e possibilite novos investimentos no mesmo prazo.

Logo, a administração do capital de giro resulta numa administração adequada das contas que nela contém, que a conta a receber se dá a partir de políticas de marketing, que por sua vez possibilita as vendas e se transformem em dinheiro num curto prazo, para que não fique em seu estoque estagnado. O endividamento ocorre pela falta de atenção e dedicação pela má administração. Para que se possa gerar uma finança estável e que mantenha a longevidade da empresa é necessário cumprir com as obrigações do passivo circulante.