A Educação Física (EF) serve de base para as actividades físicas destinadas à saúde, à educação, aos desportos, ao lazer, às competições e à estruturação da cultura corporal (Mota, 2004). A prática desportiva produzirá benefícios no desenvolvimento de habilidades motoras, aptidão física, desenvolvimento sócio-pessoal, promover independência e autonomia nas questões do estilo de vida, estimular atitudes positivas em relação aos exercícios físicos e à prática desportiva (Siedentop, 2002). Será então importante verificar o que pensam os alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico acerca do enquadramento e da importância da EF nos respectivos currículos. Neste sentido, aplicou-se um questionário adaptado de Betti e Liz (Betti & Liz, 2003) a 1471 alunos do concelho de Viana do Castelo e da Maia. Os resultados evidenciaram que a disciplina que os alunos mais gostam é a EF e a que menos gostam é a Matemática. Consideram como disciplinas mais importantes a Língua Portuguesa e a Matemática. Os alunos na sua globalidade encaram a disciplina de EF como "obrigação e diversão". Aproximadamente metades dos alunos praticam actividades extra curriculares. Nestes alunos e no concelho da Maia a actividade mais praticada é a natação, enquanto em Viana do Castelo é o futebol. Os alunos de ambos os concelhos "gostam muito" de EF e dizem que serve para "melhorar a condição física". A actividade preferida nas aulas de EF em ambos os conselhos é jogar futebol. A maior parte dos inquiridos refere não ter nada a apontar negativamente em relação às aulas de EF. A disciplina é associada às seguintes palavras: "desporto", "ginástica", "diversão" e "trabalho".
Os alunos continuam a não atribuir a devida importância à disciplina, vendo-a apenas como uma disciplina que complementa o horário escolar, porém, continua a ser a disciplina que os alunos mais gostam pela diversão que esta proporciona.

Palavras-chave: educação física; alunos; conteúdos

Referências
Betti, M., & Liz, M. (2003). Educação Física escolar: a perspectiva das alunas de Ensino Fundamental (Vol. 9). Rio Claro: Revista Motriz.
Mota, J. (2004). O Professor de Educação Física e o paradigma da Actividade Física e da Saúde. In E. Lebre & J. Bento (Eds.), Professor de Educação Física. Ofícios da Profissão. (pp. 105-112). Porto: FCDEF-UP.
Siedentop, D. (2002). Sport Education: A Retrospective. Journal of Teaching in Physical Education(21), 409-418.