O Plano de Remuneração Variável com base na Participação nos Lucros e Resultados visa compartilhar os benefícios advindos do crescimento da organização mensurados pelo lucro obtido, bem como apresentar com clareza aos funcionários a relação entre suas contribuições pessoais e de equipe e o crescente valor da empresa.

Para aumentar a chance de sucesso nessa implementação de programa de Remuneração Variável, inicialmente deve ser considerado o modelo do ciclo PDCA - composto por planejamento, execução, verificação e ação - obedecendo todas as fases do processo.

Seguindo o modelo descrito, na fase de planejamento, o primeiro passo é a realização de uma análise da situação por meio de um diagnóstico detalhado da empresa, da sua cultura e política de atuação.

Ainda na fase do planejamento, para a melhor condução da elaboração do programa, é importante a observação de algumas premissas básicas, conforme elencadas abaixo:

  • garantir o envolvimento e a participação de todos os profissionais da organização
  • identificar e valorizar as metas de negócio por meio de indicadores do desempenho global da empresa 
  • identificar e valorizar o desempenho individual e de equipe, demonstrados por meio da contratação de objetivos realistas, mensuráveis e específicos para cada profissional, bem como identificar metas dentro da área de atuação da companhia 
  • ponderar os pesos específicos de importância com relação aos objetivos globais, de área e individuais 
  • identificar os limites mínimos e máximos de concessão e distribuição de participação nos lucros ou resultados de modo a garantir sua sustentabilidade 

Consideradas as premissas básicas, ainda como parte do planejamento, devem ser estabelecidos os critérios para a condução do programa, e seguindo essa seqüência de raciocínio, o próximo passo é o estabelecimento dos indicadores, ou seja, as medidas que serão utilizadas para o estabelecimento do plano. No entanto, para não invalidar o processo, já nessa fase de estabelecimento de metas, indicadores, etc., se faz necessária a discussão dos objetivos com a participação de representantes das partes (empregadores e empregados) e de representantes dos sindicatos das respectivas categorias, obedecendo o que prevê a Lei Nº 10.101/2000. 

Concluída a parte de planejamento com a realização de pesquisas e a elaboração de metas e objetivos, deve-se ir para a próxima fase do ciclo PDCA, que é a da execução. Nesse modelo, a execução é a implementação propriamente dita de tudo o que foi estabelecido na parte de planejamento. Cumpre salientar que nessa fase, além da produção, ocorre também a distribuição das referidas participações e, nesse contexto, é importante que também se observe a periodicidade semestral dessas distribuições, conforme previsto na Lei Nº 10.101/2000.

Ainda seguindo o modelo do ciclo PDCA, após a execução do que foi planejado com o pagamento das participações, é a vez da verificação do processo. Embora seja uma fase distinta do ciclo PDCA, durante todo o processo, em paralelo com a fase de execução, é necessário fazer o acompanhamento constante dos objetivos alcançados, comparando o desempenho real com as projeções iniciais feitas na fase de planejamento.

Encerrando o ciclo PDCA, é a vez da correção das distorções encontradas na fase de verificação do processo, realinhando os objetivos às alterações encontradas no mercado.