FACULDADE NOSSA CIDADE

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

ORIENTADOR: PROF. LAWTON BENATTI

ANDREZA SANTOS LINS

 

 

A IMPLANTAÇÃO DA INOVAÇÃO EM PROCESSOS TECNOLOGICOS

 

A inovação é a chave para nossa evolução. A inovação é essencial para todas as organizações, pois a competitividade anda de mão dadas com a inovação, ou seja, se uma empresa quer sobreviver no mercado que a cada dia fica mais competitivo, deve ter inovação.

As pessoas pensam que inovar somente é criar ideias nas quais ninguém nunca pensou, porém a inovação não é somente isso. Podemos pegar um ideia já existente e otimiza-la, trazendo melhorias, fazendo com que seu produto ou serviço se torne diferenciado aos olhos dos consumidores. A inovação pode ser aplicada em vários setores: produtos, serviços, tecnologias, processos, atendimento, comunicação, formas de comprar um produto ou serviço, formas de pagar um produto ou serviço e também na medicina.

“Hoje, a ideia de inovação é amplamente aceita. Tornou-se parte da nossa cultura – tanto que está a ponto de se tornar um clichê” (TROTT, 2012, p. 4). Esta citação é a perfeita explicação de como a inovação está sendo vista atualmente.

Conforme ROLDAN, DINIZ, NEVES, SIMÃO, OLIVEIRA, PIMENTA, ABREU, DIAS e HILTON, 2009, as boas ideias sempre vem de forma espontânea partindo de um grupo de pessoas. Nas empresas, a criação de novas ideias não vem de uma só pessoa, e sim de um grupo de pessoas que vão dando palpites e opiniões, isso se chama chuva de ideias, o que no processo de inovação é conhecido como Brainstorming.

 

 

 

 

INOVAÇÃO EM PROCESSOS TECNOLOGICOS

 

Atualmente as empresas estão investindo cada vez mais em tecnologias que aprimorem seus produtos e serviços, reduzindo custos e ganhando diferenciação no mercado.

Conforme REZENDE e ABREU 2013, a tecnologia é todo recurso que pode tratar dados e informações de uma organização. Os autores afirmam que todo trabalho realizado dentro de uma organização vem crescendo de acordo com o sistema de informação que possui e o que eles são capazes de fazer.

“A implementação de uma inovação pode criar mudanças no comportamento, mudanças na estrutura da empresa, nos sistemas gerenciais, técnicas e no domínio de processos adotados pela empresa” (REZENDE; ABREU, 2013, p. 82).

Seja em um produto ou em um serviço, a implantação da tecnologia nos sistemas gerencias é de suma importância para o bom desenvolvimento da empresa, porém não adianta investir em grandes tecnologias ou procurar a mais barata, deve-se procurar a que atenda às necessidades de cada organização. Normalmente a organização busca um investimento tecnológico quando se está com algum problema em seu processo ou produto.

Ainda analisando os conceitos dados pelos autores citados acima sobre a implantação da tecnologia nos processos como forma de melhoria, muitas organizações perdem para a concorrência pela falta de tecnologia que consequentemente é a falta de inovação. Alguns administradores tem a dificuldade de entender o que realmente a empresa precisa, ou talvez não querem investir devido a isso ter um custo consideravelmente alto, porém com a implantação de novas tecnologias seus produtos ou processos poderão ser melhorados.

“Vantagens competitivas podem ser obtidas por meio do suporte da tecnologia e Sistemas de Informação, de modo que amplie a capacidade de uma organização em lidar com clientes, fornecedores, produtos e serviços” ((REZENDE; ABREU, 2013, p. 92).

Implantar uma nova tecnologia dentro da organização se trata de um processo totalmente complexo e cuidadoso, por isso as empresas devem criar toda uma estratégia e pensar como um todo para que não haja problemas e prejuízos.

 

ESTUDO DE CASO

 

Em uma empresaprestadora de serviços e locadora de impressoras, cujo o ramo é outsourcing de impressão,havia um sistema defasado para o controle de todos os equipamentos do parque (parque refere-se a todos os equipamentos alocados em clientes). Um dos grandes problemas era definir qual seria o técnico que atenderia aquele equipamento. Como o parque de equipamentos abrange todo o território brasileiro, ficava mais complexo esse controle, pois a empresa tinha aproximadamente 90 mil equipamentos.

Todo tipo de alteração, seja de técnico ou de quaisquer outra informação, era feito no sistema Corporate,realizado de uma maneira totalmente manual, ou seja, se houvesse uma alteração de técnico para 2 mil equipamentos, era feito um por um, acarretando em quase um dia de trabalho para conclusãodessa tarefa.

Conforme a demanda foi aumentando, percebeu-se que aquele sistema não atendia mais as necessidades da organização, então decidiram implantar um sistema mais moderno e prático. Houve várias reuniões entre os diretores e gestores dos departamentos que trabalhariam com aquele sistema e que a princípio seriam os mais afetados com aquela mudança. Foram feitos vários testes, tanto com os gestores quanto pelos próprios colaboradores que trabalhariam diretamente com o sistema. Enfim, o sistema foi implantado.

O sistema novo se chama FSA, e todo tipo de alteração de técnicos ou informações são feitas através dele. Se caso houver uma alteração de técnico para 3 mil equipamentos o sistema consegue filtrar as informações por número de contrato, pelo nome do técnico, pela cidade, estado, séries dos equipamentos, enfim, vários tipos de filtros, porémo ponto mais importante é que as alterações podem ser feitas em grandes lotes ao invés de um por um.

Este sistema não só ajudou o colaborador que trabalhava de forma maçante como a organização que otimizou este processo reduzindo o tempo de trabalho, ou seja, se antigamente com o sistema manual uma alteração de técnico para 2 mil equipamentos durava em torno de 1 dia para ser concluída, hoje com a implantação do novo sistema FSA essa duração passou a ser de metade de 1 dia ou até mesmo em até 3 horas. Isso faz com que o colaborador tenha mais tempo para realizar outras tarefas e o departamento saiu lucrando com toda essa inovação.

REFERENCIAS

 

REZENDE, Denis Aleides; ABREU, Aline França de. Tecnologia da informação aplicada a sistemas de informação empresariais. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

 

ROLDAN, L.W.B; DINIZ, G.C; NEVES, B.D.F; SIMÃO, D.C; OLIVEIRA, E.D.D; PIMENTA, C.A; ABREU, E.T.D; DIAS, M.M.N; HILTON, E.D.P. Brainstorming em prol da produtividade: um estudo de caso em três empresas de Varginha – MG. Minas Gerais, v. 1, n. 7, p. 53-66, jan/dez. 2009.

 

TROTT, Paul. Gestão da inovação e desenvolvimento de novos produtos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.