A IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
Por: Rubemara Baró da conceição Abreu
Professora de Língua Portuguesa e Especialista em psicopedagogia
Porto de Moz-PA
2011

A gestão democrática apesar de já existir a muito tempo, partindo do pré-suposto de que vivemos em um país em que seu regime político-social é a democracia, mesmo assim, durante muito tempo ficou apenas no papel visto que em muitas escolas os alunos eram colocados de castigo, ou ficavam de joelhos entre outros tipos de advertências, pouco se fazia uso da democracia, porém agora a necessidade de se trabalhar em uma gestão democrática é gritante, nada se consegue em uma instituição educacional sem tentar trabalhar de forma homogênea com a família, as associações, as comunidades e todo o corpo discente e docente uma gestão democrática na fala é muito linda, mas é necessária essa interação.
A família hoje muitas vezes ausente da vida educacional de seus filhos é um fator que nos instiga a questionamentos:
Será que é a escola a culpada?
Será que são os professores os culpados?
Será que são os alunos?
Será que é o prédio da instituição?
São tantos os questionamentos que surgem para que se busque as caudas e se encontre uma solução, para que haja na pratica uma gestão democrática. No entanto ao estudarmos nos dias atuais vimos que uma escola verdadeiramente participativa precisa da interação geral de todos os eixos, sociais, culturais familiares educacionais.
Visando incentivar que aconteça na pratica a gestão democrática escrevi este texto. Espero instigar a participação de todos pela educação. Um país onde a educação e o suporte porte principal é preciso que se pratique uma gestão democrática em que, branco, negro, pardo, rico, pobre, todos se beneficie da gestão democrática.