Pessoas que tem o seu ritimo muito acelerado, tanto no pensar como no agir, acabam por ficar impaciente, chegando por vezes a se irritar com a lentidão do outro. Esquece que cada pessoa tem o seu tempo e que precisa ser respeitado.

É preciso entender o motivo que o leva a ser tão acelerado e que não lhe permite fazer as coisas com calma. É muito comum, as pessoas que tem esse tipo de funcionamento, agirem por impulsividade e depois acabarem se atrapalhando e se arrependendo de suas atitudes.

A partir do momento que consegue compreender a razão de ser tão rápido em suas ações, o indivíduo tem condições de controlar a sua forma de agir, procurando fazer as coisas com mais calma, pensando antes de tomar qualquer atitude, analisando seus pensamentos antes de expressá-los, tornando-se mais tolerante e compreensivo com o outro, exercitando a sua paciência, sendo mais prudente. Essa mudança só ocorre, a partir do momento em que ele tem consciência da sua agitação, mas para isso, é necessário que a pessoa aprenda a prestar atenção em si, analisar o seu comportamento, sem ficar criticando a maneira de funcionar do outro.

Não existe nenhuma formulaa mágica para a mudança de comportamento, a não ser se conhecer, perceber a necessidade de mudar e querer mudar. Esta na realidade é a pior parte de todo o processo, pois as pessoas procuram fugir. Encontrar-se com o seu verdadeiro eu, com o seu lado sombrio, é algo bastante temido e por isso, as pessoas preferem negá-lo. Esquecem que muitas são as surpresas que podem acontecer, pois assim como irá encontrar coisas que não gosta, encontrará muitas coisas que poderá gostar.

Não podemos esquecer que somos seres formados por opostos, que assim como temos pontos negativos, temos pontos positivos e que estes precisam ser explorados, pois muitas vezes estão escondidos, contribuindo para a baixa auto-estima da pessoa.

Entretanto, para conseguir desenvolver o processo de autoconhecimento, a pessoa precisa desacelerar um pouco, caso contrário não terá paciência para prestar atenção nos sinais que o seu corpo lhe dá, não conseguirá perceber suas intuições e segui-las, não conseguirá escutar o que o seu verdadeiro eu tem a lhe falar e, portanto, continuará vivendo sempre de forma agitada. Acreditando que esta é a melhor maneira de viver, até o momento em que o seu corpo lhe obrigar a parar.