A imigração como forma de sobrevivência.

     Francielle Dayane Antunes de Asevedo Alves

 

A imigração pode ocorrer por inúmeros motivos. Ela pode ser uma maneira de se conquistar melhor condição de vida, fuga por conta de guerras, e até mesmo com o objetivo de se garantir a sobrevivência não apenas por conta de guerras, mas também por falta de oportunidade e também por conta da miséria.

Nos últimos tempos o que temos visto, é que milhares de pessoas têm fugido de seus países e dessa forma essas pessoas têm adentrado fronteiras diversas para não morrer por conta da fome e da miséria, uma fragilidade encontrada em inúmeros países pobres. Já outras pessoas fogem, por conta das guerras, ainda tão presentes em todo mundo.

Os jornais e a televisão noticiaram nessas últimas semanas, a imagem do corpo de uma criança síria, que estava com sua família em um barco, tentando fugir para a Grécia. Em entrevista, o pai dessa criança, muito abalado informou que no trajeto, uma tempestade os atingiu e ele não conseguiu segurar a criança, que veio a cair no mar.

Essa imagem chocou todo o mundo, porém diariamente centenas de pessoas enfrentam esses trajetos para escapar da fome e da miséria, porém inúmeros são aqueles que não sobrevivem, e assim cada vez mais pessoas são mortas por incidentes como este que ocorreu com a família síria, enquanto percorrem o trajeto.

Os países insistiam em ignorar a situação e encontravam inúmeras desculpas para escapar da responsabilidade de se tomar medidas, com o objetivo de abrigar essas pessoas e oferecer a elas melhores condições de vida, saúde, proteção, segurança e principalmente abrigo, ou seja, os direitos fundamentais.

Porém não demorou, muito até que o alerta fosse acionado, e inevitavelmente alguns países da Europa tiveram que se reunir para discutir a respeito da imigração em seus países. Não era possível ignorar, nem mesmo adiar, pois a quantidade de pessoas que tem adentrado o território Europeu chega a números consideráveis.

Por conta disso, esses países, se organizaram e tomaram medidas em favor das pessoas que não param de chegar, e dessa forma, buscaram o apoio da ONU para resolver questões de caráter de urgência, como saúde e moradia, tão necessários aos desabrigados imigrantes.

Diante de tantas notícias de morte, e desastres envolvendo seres humanos, foi necessário que houvesse uma ajuda mútua entre os países envolvidos e até mesmo os que não são atingidos diretamente, mas que sentem  o reflexo em suas economias.

O Brasil também tem enfrentado a questão da imigração e já tem tomado medidas como forma de garantir dignidade a esses imigrantes. O país tem deslocado os imigrantes para outras localidades, para que eles possam ser encaminhados para o trabalho. Outra situação é a questão da saúde dessas pessoas, pois muitas delas chegam no país, acometidos de doenças provenientes de suas localidades e até mesmo desnutridos, devido ao difícil caminho percorrido no momento da fuga de seus países de origem.

Enquanto muitos imigrantes sofrem por conta da miséria, outros padecem pela carência em relação à saúde de seus países, ou pela falta ou precariedade em relação à educação. Existe ainda a falta de oportunidade, que faz com que muitas pessoas enxerguem ao redor  a oportunidade e consequentemente melhor condição de vida.

Enfim, a questão da imigração não é assunto somente de países da Europa, que são os lugares que mais tem repercutido na mídia ultimamente, existem muitas regiões que precisam acolher os imigrantes, pois o assunto a ser tratado são seres humanos.