Edina de Souza Santos

INTRODUÇÃO

As organizações hoje, ao trabalharem em função das pessoas devem seguir os valores que as regem, guiando e sendo guiadas por uma constante troca de idéias e emoções. Em um mundo essencialmente visual, atingir a mente e o coração das pessoas que fazem parte ou estão ligadas a uma determinada organização torna-se cada vez mais necessário.
Este artigo tem como objeto o estudo da imagem corporativa das instituições, diante dos seus expectadores (consumidores), bem como do seu público interno. O objetivo deste é demonstrar como a imagem da organização influência na sua posição socioeconômica e na venda de seus produtos/serviços, além de demonstrar que os públicos de uma organização são atraídos por diversos elementos que a compõem e vão além de sua identidade - visual ou organizacional - sua logomarca e seus conceitos, que muitas vezes não passam de discursos corporativos.
A metodologia aqui abordada será a dissecação do estudo realizado por Jorge Duarte no seu livro Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia, além de algumas pesquisas realizadas via internet.