Estudante: Claudio José Bezerra de Aguiar

Tarefa: resenha

Obra:REINER, Thom S; GEIGER, Eric. Igreja Simples. Retornando ao processo de Deus para fazer discípulos. Brasília: Editora Palavra, 2011. p. 41-68.

A Igreja simples (e não tão simples) em ação.

  A igreja, como um grupo de pessoas que se reúnem com um fim único, que é servir a Deus, é um veículo utilizado por Ele, para conduzir as pessoas a sua presença. Mas a forma que utilizaram para esse fim, é responsabilidade das pessoas que estão na frente dos trabalhos.

  Numa pesquisa para observar qual meio tem sido mais relevante, foram analisadas duas igrejas. Uma que se utilizava do método complexo e outra do método simples. Ambas tinham o mesmo interesse, crescer, transformar vidas e leva-las à Deus. Contudo, a primeira encontrou dificuldades para realizar seu propósito. Ela, com grande vontade de ajudar todas as pessoascriou um departamento para cada faixa etária. Escolheu lideres responsáveis, e bem capacitados, e deixou que trabalhassemà vontade, contanto que aproximasse as pessoas de Deus. A segunda realizou as mesmas coisas, entretanto com uma única diferença, estabeleceu uma meta e exigiu que todos departamentostrabalhassem em cima dela. A primeira por dar liberdade aos responsáveis, cada uma seguiu a linha de pensamento que achava ser a melhor. Resultante disso foi uma igreja sem um propósito certo. Além, de não ocorrer o crescimento esperado, todos os dias das semanas eram ocupados na igreja, gerando apenas pessoas cansadas e frustradas. No demais, a segunda como tinha uma meta estabelecida, manifestava-se logo um único proposito. E encima dele, todos trabalhavam. Aparecendo assim um crescimento na igreja e pessoas direcionadas, não perdidas, por ter tantas coisas a realizar e sem saber por onde ou por qual começar. As pessoas da segunda igreja estavam focadas apenas num objetivo, sendo fácil perceber o que tinham que realizar.

  Fica perceptível, que a direção da igreja influencia muito no seu crescimento. Apresentaram-se duas maneiras utilizadas num mesmo trabalho, dirigir uma igreja. A maneira simples e a complexa. As duas tinham o mesmo querer, mas a maneira de se chegar até ele fez a diferença. Os pesquisadores ficaram impressionados com as duas igrejas, por ver a afinco das duas para cumprirem seu ministério. No entanto, se surpreenderam como a maneira simples faz tanta diferença da outra. Até aos membros da simples se mostraram mais felizes do que os da complexa. A vida é simples, resta aos lideres das igrejas analisarem em qual das duas estão se encaixando, e levarem para suas igrejas o que seja melhor para o crescimento do Reino de Deus.