A IGREJA QUE VENCE – Parte 1 

Texto: Mateus 16.18. 

Quando pensamos na Igreja do Senhor Jesus não podemos deixar de lembrar um pouco sobre a História dela. A última lembrança que eu tenho de Avivamento ocorreu na década de 70 quando eu ainda era uma criança. 

Em todos os dias de culto a Igreja enchia de gente com sede e fome da presença do Senhor todo culto era uma novidade, nada era igual ao culto anterior parecia que havia muito tempo que não íamos a Igreja, quando na verdade, estivéramos lá no dia anterior. 

A Presença de Deus era visível no rosto das pessoas eu olhava aqueles homens e mulheres e jovens e todos tinham um anseio, uma pressa em receber a unção de Deus, nos rostos deles era perceptível o amor de Deus, o arrependimento, o quebrantamento. Deus movia aqueles corações e todos tinham a necessidade de estar juntos numa adoração pura e verdadeira a Deus.¹ 

Os jovens saiam pelas ruas aos domingos com um violão cantando e distribuindo folhetos para as pessoas e chamando-as para irem ao culto naquela noite e tinham prazer e alegria em fazer isto. 

Havia culto nas praças e nas esquinas das ruas aos domingos uma hora antes do culto e nós convidávamos as pessoas para irem a Igreja, quando lá chegavam aceitavam a Jesus na hora do apelo, no domingo seguinte os novos convertidos estavam conosco na praça junto com seus familiares e amigos. 

Hoje, como a música diz, quando temos, são gotas de Poder. Mas a Igreja precisa é de chuva e da chuva do Avivamento. Avivamento que traga quebrantamento, arrependimento e conversão genuína. O que quero dizer é que não percebo mais paixão, por Deus nos olhos das pessoas. O brilho nos olhos, a chama ardendo por amor ao Reino de Deus. 

O caminhar cristão, as atitudes cristãs, a vida cristã, estão todas muito passivas, há muito comodismo de nossa parte, há muita religiosidade. Fazemos, por vezes, as coisas de forma muito mecânica. Falta estímulo, vivacidade. Está faltando manifestação autentica do Poder de Deus, com tristeza percebo que está faltando Vida na nossa vida cristã. 

Está faltando Vida e Poder que traga um mover sobrenatural e verdadeiro do Espírito Santo de Deus sobre os crentes e que, como uma onda gigantesca, venha varrer toda proposta humana, toda obra humana, toda vontade humana que emperra o mover genuíno do Espírito Santo e distancia a Igreja do Poder dele. 

Não podemos e não devemos ficar satisfeitos com esta apatia, este comodismo, este conformismo espiritual. Não podemos continuar passivos diante dos crescentes movimentos pecaminosos e corrupção espiritual que destrói as pessoas. Precisamos orar fervorosamente por elas e buscar a Salvação delas. 

Precisamos de uma mudança profunda em nosso caráter, precisamos de mudança em nossa raiz não apenas nas folhas, no caule, no tronco. Precisamos ter nossas convicções acerca de Deus reestruturadas e restauradas. Precisamos que o Espírito Santo de Deus restabeleça a Vontade Soberana dele no coração dos crentes, em cada família cristã e em cada a Igreja do Senhor sobre a terra para que ela avance mais rápido rumo à vontade de Deus. 

Uma Igreja vencedora é a Igreja que busca o Poder de Deus, pois sem o Poder de Deus não existe vitória para a Igreja e muito menos para os crentes. Sem o Poder de Deus sobre nós não existirá vitória sobre o pecado, sobre o diabo nem sobre o inferno. 

Precisamos do Poder de Deus porque Jesus disse.² A Igreja de Deus precisa avançar contra o pecado manifesto em todas as suas formas. Para que crentes deixem de ser cúmplices do pecado. Precisamos parar de fazer “vista grossa” para o pecado, não podemos continuar “concordando com o pecado” em nossa família, em nossa vizinhança em nosso bairro e muito menos na Igreja. 

A Igreja precisa levantar a sua voz e se opor ferozmente contra o pecado, uma Igreja que vence é a Igreja que fala a linguagem da Bíblia. Se a Bíblia condena a Igreja precisa condenar se a Bíblia aprova a Igreja também aprova. Temos de parar de colocar “pano quente” sobre as ações que contradizem a Bíblia e entristecem o coração de Deus, ou somos filhos de Deus e obedecemos a Palavra dele ou somos contra ele e filhos do diabo. 

A Igreja precisa ser a mão julgadora de Deus contra o pecado e contra esta nação pecaminosa, para isto, precisa ter a coragem de ser contra o pecado que assola esta geração corrompida e comprometida com o diabo. 

A Igreja precisa ter fome e sede de Deus, precisa ter fome e sede da Justiça de Deus sobre este mundo pecaminoso, a Igreja precisa correr e correr desesperadamente para a Cruz de Cristo, para os pés de Cristo, voltar a viver e praticar o “primeiro amor” correr desesperadamente para o Senhor nosso Salvador. 

O crente precisa sentir nojo pelo pecado e não prazer nele, o crente precisa abominar todas as formas de pecado,³ o crente precisa lutar contra o pecado e não a favor dele, o crente precisa lutar e vencer o pecado e isto somente será possível debaixo de um genuíno mover do Espírito Santo na vida dele. 

Precisamos de um cristianismo Avivado não animado. Deus não quer somente crente animado quer um crente Avivado na chama do Poder do Espírito Santo. Deus não quer somente um culto animado, mas quer um culto Avivado no Poder dele. Deus não quer somente Igreja animada ele quer e deseja uma Igreja Avivada no Fogo do Espírito Santo.

 Igreja Avivada faz o diabo calar, Igreja Avivada no Poder de Deus faz fechar as portas do inferno, faz o inferno se calar “As portas do inferno não prevalecem contra Igreja avivada” 

Mas existem algumas características que marcam a Igreja do Avivamento e a Igreja vencedora. Uma delas é o conhecimento da Palavra de Deus é conhecer não o que Deus pode e fará por você, mas principalmente o que você pode e fará pela obra de Deus e pelo Reino dele. 

A primeira coisa para ser crente avivado é meditar dia e noite na palavra de Deus não é ler um versículo na semana e dizer que leu a bíblia, achar que está bom. Conhecer a Palavra de Deus não no sentido de leitura, mas no sentido de viver de acordo com a Palavra de Deus.⁴ 

Para receber Poder é necessário estudar com afinco, com vontade, com desejo a Palavra de Deus. Buscar com afinco o Espírito Santo e compreender a proposta de Deus para o seu coração, compreender a vontade de Deus para o seu coração é saber o que Deus quer que você faça e que você não tem feito. 

O crente para receber Poder precisa meditar na Palavra, falar a Palavra, viver a Palavra segundo por segundo e identificar-se neste mundo como servo de Deus.

É preciso saber como Deus quer que eu me comporte dia a dia, como ele quer que eu ande, me vista, trabalhe e qual é a minha tarefa, qual é a minha obrigação como servo diante dele. Buscamos na Bíblia somente e sempre as promessas de Deus para nós, queremos saber sempre o que ele fará por nós, buscamos sempre as bênçãos que ele vai derramar sobre nós. 

Mas para termos Poder é preciso saber o que eu posso fazer para Deus, é tempo de procurar saber qual é a minha obrigação e o meu dever como crente diante de Deus. Não o que Deus vai fazer, mas o que eu vou fazer para contribuir na mudança espiritual da minha geração, da minha família, da minha Igreja. 

Precisamos estudar a Palavra de Deus para saber dos nossos deveres queremos saber e sabemos somente dos deveres de Deus para conosco, mas na maioria das vezes não sabemos nada dos nossos deveres para com ele. 

Sabemos muito sobre as promessas de Deus para nós, mas sabemos pouco sobre os direitos espirituais de Deus sobre nós. Precisamos lembrar que quando estudamos a Palavra de Deus é Deus falando conosco e o que está ordenado lá é para ser cumprido por nós, é para ser seguido e praticada. Antes do Avivamento, precisamos com certeza de um “Abibliamento”.

Em Cristo, 

Geraldo “Gerraro” Goulart. 

1 – Atos 4. 32,35.

2 – João 15.5

3 – Apocalipse 3. 15,16

4 – Hebreus 4.12; II Timotéo 3.16

5 – II Crônicas 7.14

6 Josué 1.8 

Bíblia João Ferreira de Almeida Revista e Corrigida.