A igreja no arrebatamento

O arrebatamento é apresentado e explicado de maneira clara em I Tessalonicenses 4:13-18. No versículo 17, a expressão "arrebatados" traduz o verbo grego harpazo, que significa "agarrar com força, arrancar para cima". Os tradutores da Bíblia latina usaram a palavra "rapere", raiz de nossa palavra "rapto" e ligada ao termo "arrebatamento". No arrebatamento, os crentes vivos serão "arrebatados" nos ares, trasladados às nuvens, num abrir e fechar dos olhos, isto é, em sete milésimos de um segundo (I Cor. 15:52) = Num brevíssimo memento. O arrebatamento é caracterizado na Bíblia como uma "vinda para traslado" ( I Cor. 15:51,52; I Tss. 4:15-17), na qual Cristo vem para a Sua Igreja ( Apc. 19:7-10).
Na primeira fase da Vinda de Yeshua ocorrerá o tão esperado arrebatamento. Nessa fase da sua vinda, a saber, no arrebatamento, Jesus não vem a terra, ao solo. O mundo também não tomará conhecimento do fato, como muitos estão ensinando, baseados em seus sentimentos carnais. O mundo saberá depois, quando notar a ausência, a falta, o desaparecimento de milhões de Cristãos. O arrebatamento ou rapto da Kehilah é um acontecimento secreto, reservado para os que são dele. O mundo não tem direito de testemunhar tal fato. Yeshua, após ressuscitar, ministrou aos seus durante 40 dias, sem o mundo ter qualquer participação nem ingerência (At.1:3). Também em João 12:28,29 e Atos 22:9 fatos ocorreram da parte de Deus a que o mundo ficou alheio. No arrebatamento acontecerá a mesma coisa!!!
? Arrebatamento da igreja e o que ocorrerá nos ares: No arrebatamento, Yeshua virá até as nuvens. Seus pés não tocarão o solo desta vez, como acontecerá mais tarde, quando Ele se revelar em forma visível (parousia), descendo sobre o monte das Oliveiras, em Jerusalém. Portanto, nos ares ocorrerá o encontro de Yeshua com sua Kehilah - a noiva glorificada, e dois grandes acontecimento: I)- O Bema = o Tribunal de Cristo, I)- As Bodas do Cordeiro = O casamento do Cordeiro.
I)- O Bema = O tribunal de Cristo: "O tribunal de Cristo" é um período de julgamento para os santos arrebatados. Acontecerá logo após o encontro inicial com o Salvador. O caso a ser tratado não se refere ao estado "salvo" ou "perdido" dos réus, porque somente aqueles já pertencentes à igreja serão julgados neste tempo. Quem não creu em Mashiach como Salvador pessoal e que não foi justificado pelo Pai não estará presente. O assunto será outro, a conduta de vida de cada pessoa desde que se converteu a Mashiach.
O termo usado nas Escrituras para se referir a esta ocasião é o "Tribunal de Cristo", emprega-se em II Coríntios 5:10 e Romanos 14:10. O "Tribunal" (Greg = Bema) do mundo grego e Romano era o lugar onde um juiz sentava. Por exemplo, usava-se a palavra "Bema" do lugar onde Pilatos sentou quando se pronunciou sobre Cristo (Mat. 27:19; Jo 19:23) e do lugar onde Galio sentou quando Paulo foi levado perante ele em Corinto (At. 18:12,16; Cf.25:6). Então, o "Tribunal de Mashiach" será o lugar onde Mashiach promulgará julgamento aos santos arrebatados, glorificados da kehilah.
*A base desse julgamento, que visa o recebimento ou não de galardões e envolverá exclusivamente os crentes, aparece no trecho de I Corítios 3:11-15: "Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a obra de cada um; pois o dia a demonstrará; porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo".
? O resultado desse julgamento ? galardões ou dano (das obras, e não da própria alma):
A obra que permanecer ( que resistir ao teste do fogo):
1)- Ouro = justiça divina
2)- Prata = redenção
3)- Pedras Preciosas = custosa, valiosas, permanentes (Conf. I Reis 5:17 e 6:7); testemunho sólido ? fundamento firme que vale.
A obra que não permanecer ( que não resistir ao teste do fogo):
1)- Madeira = Pode ser esculpida, pintada, e etc.; para parecer bela.
2)- Feno = Tem o valor de nutrir ( vacas, cavalos, etc.).
3)- Palha = Nem é bela nem é nutriente ? é inútil.
Este é o grupo dos que também "participarão" da corrida, mas nada ganharão. Conf. Ló em Gêneses 19 e II Pd. 2:8.
O ouro, a prata, e as pedras preciosas. Estes três matérias resistem ao fogo, bem sabemos. Por outro lado, madeira, feno, e palha figuram as obras não aprovadas pelo Senhor, que não subsistirão no juízo, ficando portanto nulas. O texto bíblico diz: "sofrerá detrimento, mas o tal será salvo, todavia, como pelo fogo (v.15).
? Tipos de Galardões: Haverá diferentes tipos de galardões simbolizados por coroas, porque no mundo bíblico do Novo Testamento os galardões que os vencedores recebiam nas olimpíadas gregas ( o termo vem de olimpo, o monte sagrado dos deuses gregos). Uma coroa de ouro era conferida aos vencedores. Paulo faz menção disso em I Cor. 9: 24,25. Vejamos as cinco coroas que aparecem dentre as obras que permanecem:
(1)- A "coroa da vida"( coroa do mártir).
Apocalipse 2:10 e Tiago 1:12. Os que não recuarão em face da morte
(2)- A "coroa da glória" ( coroa do Pastor).
I Pedro 5:4. Não servirão por motivo do ganho desonesto e nem tentarão dominar a herança do Senhor.
(3)- A "coroa da alegria" ( coroa do ganhador de almas)
I Tessalonicense 2:19,20; Filipenses 4:1 e Daniel 12:3. Não para aqueles que tiverem convencido a outros a se "unirem à igreja". Nem para aqueles que tiverem batizado a outros. Mas para aqueles que tiverem levado outros a experimentarem realmente a vida Transformada.
(4)- A " coroa da justiça" ( coroa de quem aguarda a vinda de Cristo). II Timóteo 4:8. Para aqueles que esperam e amam o aparecimento do Senhor.
(5)- A "coroa Incorruptível"( coroa do vitorioso). I Coríntios 9:25-27. Para aqueles que não seguem os ditames da carne e suas concupiscências, mas que conservam seu corpo em sujeição. Para aqueles que não se desviam da obra do Mestre devido aos prazeres mundanos e as divisões deste mundo (I João 2:28).
II)- As bodas do Cordeiro = o casamento do Cordeiro: Há um segundo evento ou acontecimento que ocorre para os santos da igreja logo após o arrebatamento. Apocalipse 19:7-9 refere-se a isto como "as bodas do Cordeiros". Nesta ceia Cristo será o noivo e a igreja será a sua noiva. As figuras de um noivo e sua noiva em se referir a Mashiach e sua igreja são usadas freqüentemente em outras passagens do Novo Testamento (veja, por exemplo, Jo. 3:29; Rom. 7:4, II Cor.11:2; Ef.5:25-33). As bodas celebrarão a união formal de Mashiach com a sua igreja num relacionamento eterno. Até este momento terão sido separados, Um no céu e a outra na terra, mas deste instante em diante estão sempre juntos.
1)- O período do casamento- O casamento ocorrerá entre o arrebatamento e a volta de Mashiach à terra após a Tribulação. Não precederá o arrebatamento, porque até aquele momento os dois permanecem separados. Não será após a vinda ao fim da tribulação, porque, em primeiro lugar, a descrição das bodas antecipa o relato daquela volta em Apocalipse 19:11-21. E, segundo, a igreja vem com Mashiach como Sua noiva, naquela volta. Provavelmente segue o "Tribunal de Mashiach" porque nas bodas a igreja será vestida em "Atos de justiça dos santos". Isto sugere que esta justiça já terá sido julgada e achada válida. O tempo deste acontecimento não pode ser estabelecido mais do que isto. Pode haver significado no fato de ser descrito em Apocalipse logo antes da vinda de Mashiach à terra. Por outro lado, a lógica aponta uma ocasião mais cedo, logo após o julgamento; visto que a kehilah estará na presença de Mashiach do tempo do tribunal em diante, não parece haver necessidade para atrasos. Tudo que pode ser dito é que ocorre em algum ponto entre o "bema" = tribunal e a volta após a Grande Tribulação.
2)- Uma possível distinção ? alguns estudantes de profecia fazem distinção entre esta ocasião, chamada " o casamento do Cordeiro", e um evento posterior, que chamam de "as bodas do Cordeiro". Como base para esta distinção, usam três passagens que descrevem uma festa de casamento: Mateus 22:1-14; 25:1-13; e Lucas 14:16-24. Dá-se a explicação de que estes relatos mostram Israel na terra esperando dos céus à volta de Mashiach, Como o Noivo, e a kehilah, como Sua noiva, para que as bodas acontecessem. Assim as bodas parecem acontecer aqui na terra durante o milênio. O casamento em si, identificado como "as bodas do Cordeiro" (Apc.19:7-9), já terá acontecido no momento da volta de Mashiach (Cristo). De acordo com esta opinião, será somente depois desta volta que a festa de celebração acontecerá. Só envolverá Cristo e a igreja no casamento em si, mas Israel será incluído como convidado na ceia posterior. Pessoalmente, vejo esta interpretação como possível mas não provável. O assunto depende do significado das paisagens sobre as "festas". Parece que são compreendidas melhor como revelando verdade sob o simbolismo de uma ceia de casamento, sem identificar tempo ou período específico para tal ocasião, em vez de profetizar um certo evento histórico. Também contra esta interpretação é o fato que o evento descrito em Apocalipse 19:7-9 já tem o nome de "as bodas do Cordeiro"( v.9).
? O arrebatamento da Igreja (Kehilah), e o que ocorrerá na terra: Na terra, dar-se-á a ressurreição dos mortos justos, bem como a transformação dos vivos ( justos ), segundo o que está escrito em I Tessalonicenses 4:16,17. Este duplo milagre é chamado na Bíblia de redenção do corpo (Rom. 8:23). Quanto à ressurreição dos justos, o que temos no arrebatamento da igreja é a continuação da primeira ressurreição, iniciada por Jesus ? "Cristo as primícias" (I Cor. 15:23), e concluída em Apocalipse 20:4. Em I Coríntios 15:23, o termo "ordem", no original, indica fileira, grupo, turma como formatura de militares ou de escola.
Há na Bíblia, duas ressurreições bem distintas uma da outra: A dos justos e a dos injustos, havendo um intervalo de mil anos entre elas (Dan. 12:2; Jo 5:28,29; Apc. 20:5). A expressão bíblica "ressurreição dentre os mortos", como em Lucas 20:35 e Filipenses 3:11, implica uma ressurreição em que somente os justos participarão, continuando sepultados os ímpios. Esta expressão é no original "ek ton nekron" ressurreição dentre os mortos. Sempre que a Bíblia trata ressurreição de Jesus ou dos salvos, emprega essas palavras. A expressão nunca é usada em se tratando de não?salvos, e a mesma define a distinção entre a ressurreição dos justos e dos injustos.
A primeira ressurreição abrange pelo menos três distintos grupos de ressuscitados. Como já mencionamos, há distintos grupos de ressuscitados integrantes da primeira ressurreição, como indica o termo original "tagma" em I Coríntios 15:23.
A) ? As primícias da primeira ressurreição: São Cristo e os que ressuscitaram quando Ele venceu a morte (Mat. 27:53; I Cor. 15:20,23; Cl. 1:18 ). A Festa das primícias em Levítico 23:10-12 tipificava isto, quando um molho (que é um coletivo) era movido perante o Senhor. Molho implica um grupo. Esta festa típica previa Jesus ressuscitar com um grupo , o que de fato aconteceu. Graças a Elohim que a ressurreição dos fieis já começou, pois Mashiach ? as primícias da ressurreição ? já ressuscitou! (At. 26:23).
B) ? A colheita geral da ressurreição: Os que vão ressuscitar no momento do arrebatamento da igreja (I Tss. 4:16) são todos os mortos salvos desde o tempo de Adão. (Ler. Dt. 16:9,10).
C) ? Os rabiscos da colheita ( Lv.23:22 ): Os gentios salvos e martirizados durante a Grande Tribulação, ressuscitarão logo antes do Milênio (Ler Apc. 6:9-11; 7:9-14; 15:2;20:4). Levítico 23 é a história da igreja escrita de antemão. Temos aí entre outras coisas a ressurreição prefigurada.
* A palavra "ressurreição" implica em ressurreição do corpo que morreu e foi sepultado, ou de alguma outra forma ficou retido aqui na terra. Se o corpo ressurreto não fosse o mesmo, isto não seria ressurreição. Seria uma nova criação, e o termo na Bíblia seria um absurdo. Os crentes ressuscitarão num corpo glorioso em vários sentidos (I Cor. 15), e os ímpios, num corpo ignominioso, em que sofrerão pela eternidade (Mat. 10:28). Os não?salvos farão parte da segunda ressurreição, a qual abrange todos os ímpios mortos, e ocorrerá ao findar o Milênio (Dan. 12:2; Jo. 5:28,29; Apc. 20:5).
? - O arrebatamento da kehilah e a Grande Tribulação: Freqüentemente irmão de diversas denominações me perguntam: "A Kehilah passará pela Grande Tribulação?" ? E a minha respostas é esta: "O arrebatamento da Igreja ocorrerá antes da Grande Tribulação, dando início a mesma". Há 14 anos sirvo ao Senhor, e a 10 anos estudo escatologia, já li a Bíblia, nesses 14 anos, 39 vezes, e posso lhe afirmar com convicção que não há um texto bíblico que mostre a igreja passando pela grande tribulação. Torna-se pois claro, à vista da Palavra de Deus (Davar Elohim), que o arrebatamento ocorrerá na 1.ª fase da segunda vinda de Cristo, isto é, antes da septuagésima semana de Daniel = a Grande Tribulação. Vejamos o ensino figurado da Bíblia sobre o assunto:
( I ) ? Enoque trasladado antes do dilúvio destruidor (Gen. 5:24 e Hb. 11:5 ) é uma figura da Igreja arrebatada antes do juízo sobre o mundo, na volta de Jesus em glória.
( II ) ? Elias arrebatado antes da conquista de Israel por seus inimigos (II Rs. 2:11 ) é uma figura dos santos que serão trasladado no arrebatamento. Não provarão a morte.
( III ) ? Ló postos a salvo antes de Deus subverter as cidades
ímpias de Sodoma e Gomorra. Jesus disse que assim será quando Ele vier (Luc. 17:29,30).
( IV ) ? José teve para si uma esposa gentílica antes da catástrofe da fome sobre o Egito e as demais nações ( Gn. 41 ).
( V ) ? José revelou-se a seus irmãos quando estava a sós com eles ( Gn. 45:1 ). Só mais tarde é que os estranhos tomaram conhecimento dessa sua revelação a seus irmãos ( Gn. 45: 16 ).
( VI ) ? A "Estrela da manhã" de Apocalipse 22:16, e o "Sol da Justiça" de Malaquias 4:2. A Estrela da manhã, como sabemos, sempre precede o sol. Jesus, como a Estrela da Manhã, está vindo para a igreja ( 1.ª fase da sua Segunda vinda). Mas, como o Sol da justiça, sua vinda é para Israel e as demais nações (2.ª fase da sua vinda = parousia ).
* Há diversas promessas divinas de que a igreja, a noiva de Cristo, não passará pela Grande Tribulação ( Luc. 21:34-36; I Tss. 5:9; Apc. 3:10 ).
Ora, a igreja é alvo da graça de Deus e não dos seus juízos!


Pr. Ronaldo Carvalho