A CASA E A INSTITUIÇÃO


1 Reis 8:6 Puseram os sacerdotes a arca da Aliança do SENHOR no seu lugar, no santuário mais interior do templo, no Santo dos Santos, debaixo das asas dos querubins.



1 Crônicas 9:33 Quanto aos cantores, cabeças das famílias entre os levitas, estavam alojados nas câmaras do templo e eram isentos de outros serviços; porque, de dia e de noite, estavam ocupados no seu mister.



Esdras 3:10 Quando os edificadores lançaram os alicerces do templo do SENHOR, apresentaram-se os sacerdotes, paramentados e com trombetas, e os levitas, filhos de Asafe, com címbalos, para louvarem o SENHOR, segundo as determinações de Davi, rei de Israel



João 2.14 E encontrou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas e também os cambistas assentados; tendo feito um azorrague de cordas, expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois, derramou pelo chão o dinheiro dos cambistas, virou as mesas e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio. Lembraram-se os seus discípulos de que está escrito: O zelo da tua casa me consumirá.



1 Pedro 2.4 Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.



2 Coríntios 5.1 Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus. E, por isso, neste tabernáculo, gememos, aspirando por sermos revestidos da nossa habitação celestial; se, todavia, formos encontrados vestidos e não nus. Pois, na verdade, os que estamos neste tabernáculo gememos angustiados, não por querermos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida. Ora, foi o próprio Deus quem nos preparou para isto, outorgando-nos o penhor do Espírito.

-*-*-*-*-*-

Constato não dar separação entre A IGREJA/nós e a INSTITUIÇÃO da qual JESUS é o cabeça por ser Ele mesmo o Senhor da própria IGREJA/nós.



Então, quando alguém chega e diz que a INSTITUIÇÃO é separada da IGREJA, faz de nós, homens de fé, separados da própria igreja.



Sendo assim, que sobrevivência haveria de haver entre nós e a FÈ, já que esta é EFUSIVAMENTE ouvida na pregação que se dá dentro da INSTITUIÇÃO?



Se somos tabernáculos de fé, produtos da igreja, alcançados pela INSTITUIÇÃO, como dizer que ela não tem vínculo com a IGREJA/nós?



É no mínimo desmerecer nossa consciência religiosa e por conseguinte, menosprezar nossa percepção por discernimento no que estamos inseridos como AQUELES que esperam o dono DE TODOS retornar.

Portanto, quando se diz para LEIGOS e DESAPERCEBIDOS, em aceitar que uma coisa está DESATRELADA a outra, é desmerecer nossas atitudes de CRENTES em JESUS, que necessitando de INSTITUIÇÃO, esta por congregar pessoas de diferentes pensamentos, nos manda sermos LUZEIROS e luzeiros partem da própria INSTITUIÇÃO que agrega as IGREJAS/NÓS, TAMBÉM CHAMADAS de pedras vivas, ou pedrinhas vivas.



Não dá para dizer que não está vinculada uma com outra.

Realmente é tirar proveito. Como no passado foi, ainda acontece hoje, só que com outra máscara. Outra roupagem.



Poderíamos citar algumas, mas não vem ao caso, pois sabemos quais são todas.



O que está problemático ainda assim, são as mazelas pelas quais a INSTITUIÇÃO é envolvida e que por conseguinte DÁ O REFLEXO NA IGREJA/NÓS, e isto, por sermos passíveis de FAZERMOS ANÁLISES daqueles coisas nas quais homens também PEDRINHAS VIVAS, as fazem, ou se envolvem.



As coisas erradas que OS HOMENS DA INSTITUIÇÃO FAZEM, refletem NA VIDA ou SOBREVIDA que a IGREJA procura viver ou DEMONSTRAR VIVER.



Foi assim na história bíblica e É ASSIM nos dias DESTA "DEMOCRACIA" na qual VIVEMOS.



Valdir Cascavel-Pr, 02.8.2010