DEBATE TEOLÓGICO RÁDIO FM 105.1.

Radio logos em Fortaleza

Tema: A Igreja Brasileira Precisa de Reforma?

Pastor George Emanuel

  1. Saudações Iniciais;
    • Agradecer ao convite do Pastor Paulo Roberto.
    • Ao caríssimo Pastor Presidente da Comunidade Cristã Logos.
    • Prezados irmãos e ouvintes da Fm 105.1.

·Saúdo a todos com a Paz e Graça do Senhor Jesus.

  1. Sobre o Tema Abordado:
    • De extrema relevância: (I Pe 3:15). Infelizmente, os "cristãos" produzidos pela igreja brasileira, em sua maioria, não sabem dar razão de sua fé. (não sabem fazer distinção de fé (regeneradora) e religiosidade mórbida).
    • Actual: (I Co 5:12); (II Co 13:4). Se tivermos que pregar a verdade; então deve ser toda a verdade (o problema das meias verdades, das verdades eclesiásticas, e das mentiras denominacionais desfaçardas com a verdade).
    • Polemico: (II Co 13:8). Pois o espírito da tolerância para com o erro doutrinário se tornou uma "virtude" para os ministros liberais, relacionais, ecumênicos, espiritualistas e pragmáticos.
    • Bíblico; (Gl 6:15-16 Porque em Cristo Jesus nem a circuncisäo, nem a incircuncisäo tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura.16 E a todos quantos andarem conforme esta regra,( gr: cânon) paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de Deus). Não existe unidade, nem comunhão, nem paz, nem virtude, nem misericórdia fora dos ditames da Palavra de Deus.
  1. Dificuldades e Desafios para uma Reforma:

3.1O Ressurgimento do Antropocentrismo Renascentista. Nas seguintes áreas de pensamento secular e filosófico; (cito Reverendo Hermisten).

    • Relativismo: os conceitos considerados verdadeiros são produtos dos valores de uma época, de uma cultura, de um povo. Assim, toda verdade é relativa a uma sociedade, época, grupo ou cultura. Deste modo, não existe um código moral universalmente válido, antes, há uma infinidade de códigos com reivindicações semelhantes.
    • Subjetivismo: Toda certeza é pessoal, visto que toda a verdade é subjetiva. Os conflitos nada mais são do que interesses e desejos diferentes.Assim, toda a verdade encontra um âmbito limitado: Individual, quando a verdade está restrita ao indivíduo; Geral, quando ela se restringe a um grupo ou povo.
    • Pragmatismo: William James é considerado o fundador do Pragmatismo. Como sistema de pensamento, o pragmatismo parte da concepção de que o homem não é essencialmente um ser teórico, com preocupações transcendentes; antes, a sua inteligência está voltada para a concretização dos seus propósitos, que são eminentemente práticos; por isso, todo o conhecimento tem um objetivo prático. No pragmatismo, o que importa é a funcionalidade. O correto é aquilo que funciona ou satisfaz. Assim, o valor intrínseco foi substituído pela eficácia; ou seja, se funciona tem valor; as idéias verdadeiras são as que funcionam, são valiosas. Deste modo, não existem absolutos; tudo é relativo: Os conceitos que dentro de nossa percepção não se mostram relevantes, são descartados.
    • Utilitarismo: Grosso modo, o utilitarismo ensina que uma ação é certa quando promove (ou pelo menos procura promover) a maior felicidade do maior número possível de pessoas. Assim, a ação deve ser julgada a partir de suas conseqüências boas ou más.Deste modo, as questões morais não precisam ser resolvidas a partir de um referencial transcendente, antes na sua praticidade. O que for prático é moral.

Assim sendo, a grande virtude, como já citei anteriormente, que está sendo pregada é a tolerância, e não andar e viver na Verdade de Cristo. Penso eu, que uma pessoa que se diz cristã (At 11:26) e vive em passividade em relação ao erro conhecido não pode ser chamada cristã. A intolerância para com o erro encontra-se permeada nas próprias Escrituras. Então, tolerância para com o erro conhecido é tudo menos uma virtude.

1.Quero explanar em síntese um texto:

  • 2 Pe 1:5-10 5 E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência,6 E à ciência a temperança (domínio próprio), e à temperança a paciência, e à paciência a piedade,7 E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade.8 Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.9 Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados.10 Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. avreth,(Areté)a 2Pe 1:11 b 2Pe 1:3 c Col 2:3; 2Pe 1:2.O pensamento de Pedro poderia parafrasear-se assim: "Em relação com vossa fé, adicionai excelência moral".  Conhecimento; Domínio próprio; Paciência; Piedade; Afeto fraternal; Amor.

Deus tem feito tudo quanto é necessário implantando a natureza divina, mas o cultivo da nova vida, assim recebida, deve ser providenciado por quem a recebeu, na dependência do poder do Espírito Santo. Donde exorta o apóstolo, a que exerça toda a diligência e acrescentem (gr. epichoregein), isto é, que adicionem, ministrem sempre mais. O sentido da palavra é prestar o serviço esperado em virtude da posição ocupada.

Cada qualidade é considerada uma espécie de solo ou atmosfera em que se nutre a qualidade seguinte. A palavra aqui traduzida conhecimento é gnosis, significando que é passível de desenvolvimento, não epignosis, como nos vers. 2 e 3, onde o sentido é conhecimento pleno. Temperança (6), isto é, domínio próprio (gr. engkrateia, o poder de o indivíduo conter-se).

Paciência; isto é, perseverança. Piedade indica verdadeira reverência para com Deus (cfr. 2Pe 1.3-3.11). Fraternidade (7). Veja-se 1Pe 1.22. O verdadeiro distintivo do discípulo cristão é o amor recíproco (Jo 13.35). A existência abundante destas coisas, as sete graças mencionadas, levam o crente a frutuosa atividade em Cristo.

Inativos (8); isto é, "ociosos". Por outro lado, a ausência destas coisas é índice de cegueira espiritual (9). Vendo só o que está perto, de vista curta com relação às coisas celestiais, pelo hábito de fixar os olhos nas coisas do tempo e dos sentidos (cfr. 2Co 4.18). Um sinal de a pessoa ter chegado a tal estado é esquecer-se da purificação dos seus pecados de outrora, isto é, o perdão e a purificação que marcaram o início da vida cristã.

  • COMO REFORMAR A IGREJA?

A.Voltarmos ao Princípio Regulador do Culto. Exemplos:

    • Visto que a adoração foi instituída por Deus, está limitada por aquilo que Ele revelou a respeito de Si mesmo. Somente o que lemos nas Escrituras, que expressamente estabelecem certas condições para o culto, constituem o culto aceitável.
    • Aquilo que o homem procura fabricar, inventar, acrescentar e retirar ou aquilo que ele pode ser tentado a fazer por ouvir o diabo não é adoração aceitável a Deus.
    • Por isso, eles combateram a idolatria do catolicismo romano, bem como suas imagens, ídolos e qualquer tipo de culto da vontade.
        1. A Igreja deve ser regida pela vontade de Deus. (Rm 12:1-2)
        2. Princípios para a Adoração:
  • Primeiro, somente a Deus pertence à prerrogativa de determinar os termos pelos quais os pecadores se aproximam Dele, em adoração. (Gn 4.1-5; Êx 20.4-6).
  • Segundo, a introdução de práticas extra bíblicas tende inevitavelmente a anular e menosprezar o culto designado por Deus (Mt 15.3, 8, 9; 2 Rs 16.10-18).
  • O terceiro principio, se os homens, pecadores, tivessem de acrescentar ao culto qualquer elemento não ordenado por Deus, eles estariam, por meio dessa atitude, questionando a sabedoria do Senhor Jesus e a plena suficiência das Escrituras. 2 Timóteo 3.16-17 afirma: Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. (2 Tm 3. 16-17).
  • Quarto, a Bíblia condena todo culto que não foi ordenado por Deus. Eis alguns textos que compravam isto: Levítico 10.1-3; Deuteronômio 17.3; 4.2; 12.29-32; Josué 1.7; 23.6-8; Mateus 15.8-9, 13; Colossenses 2.20-23. Consideremos Levítico 10.1-3 e as duas passagens citadas do Novo Testamento. Levítico 10.1-3 afirma: Nadabe e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo, e sobre este, incenso, e trouxeram fogo estranho perante a face do SENHOR, o que lhes não ordenara. Então, saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu; e morreram perante o SENHOR. E falou Moisés a Arão: Isto é o que o SENHOR disse: Mostrarei a minha santidade naqueles que se chegue a mim e serei glorificado diante de todo o povo. Porém Arão se calou. (Lv 10.1-3).
  • Quinto, o culto deve ser em linguajem compreensível: Portanto, o culto tem como componente indispensável à compreensão por parte do adorador. Não posso dizer. Amém à algo que não entendo e não sei a respeito do que está sendo tratado. 1 Co 14:19 Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida.
  • Sexto lugar, a Leitura e exposição da Palavra têm a primazia:No princípio era o Verbo. (Jo 1.1). No princípio, não era a música, nem o teatro. Deus identifica seu Filho, que é Deus, com a Palavra. Isso é tremendamente importante. Um dos objetivos do sermão, sem dúvida, o mais elevado, deve ser a adoração de Deus e a exaltação do seu nome.
  • Com ordem e decência: A espontaneidade não é sinônimo de anarquia; a Igreja deve manter ordem em tudo o que faz, não podendo ser diferente no culto a Deus; tudo deve ser feito visando a edificação. A liberdade concedida por Cristo não pode servir de pretexto para a desordem; a Palavra de Deus é o parâmetro para conduzir as nossas mentes naquilo que é correto e contribui para a edificação.

Conclusão:

  • Assim teremos um Culto espiritual:

O culto é no espírito e pelo Espírito Santo. O homem foi criado para prestar culto e isto o distingue dos animais.O culto deve ser dentro da iluminação do Espírito, com o dinamismo que Lhe é próprio, em harmonia com a Palavra de Deus registrada conforme a inspiração do mesmo Espírito (2Tm 3.16; 2Pe 1.20-21). .O único que verdadeiramente adora a Deus em espírito é aquele cujo espírito está sob o controle do Espírito Santo.

  • Hendriksen (1900-1982), comentando o texto de Filipenses 3.3, diz: Sua adoração religiosa é guiada pelo Espírito. Ela procede de personalidades renovadas e energizadas pelo Espírito Santo.