A IDEOLOGIA E A UTOPIA

Temos os conceitos de ideologia e utopia como coexistentes, pois podemos considerar que uma existe em função da outra. A ideologia existe desde que grupos passaram a dominar as relações sociais e seu objetivo principal é exatamente difundir entre a coletividade estas idéias e justificá-las, a fim de manter o status quo.

A ideologia se manifesta através da proliferação de valores simbólicos, ou de um discurso que deturpe os valores culturais de uma determinada formação social. Já a utopia surge como resistência à ideologia, co idéias que se contrapõe àquelas disseminadas pela classe detentora do poder, e tem por objetivo principal mudar a realidade existente.

Se analisarmos a sociedade na qual estamos inseridos, perceberemos o quanto a ideologia está presente em nosso cotidiano, e por vezes, nem a percebemos. Os meios de comunicação são uma poderosa ferramenta de difusão de idéias e manipulação de valores, compactuando para a permanência da ideologia da classe dominante.

E, enquanto as classes dominadas continuarem em estado de alienação, sem questionar sua situação ou buscar alternativas de mudança, permanecerá como “massa de manobra” daqueles que estão no poder.

No campo jurídico, encontramos influências explícitas da ideologia social, desde a elaboração das leis, até sua aplicação em concreto, pois não raras as decisões judiciais eivadas de discurso ideológico.

Certo é que ideologia e utopia sempre existirão, pois enquanto a segunda assumir o lugar da primeira, possivelmente passará a ser objeto de mudança de uma nova utopia. Somos nós, sociedade que devemos aprender a identifica-lás e buscar mudanças quando necessário...