A Ideologia e a Sociedade

 

 CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia? São Paulo: Brasiliense, 2001.

 

Desde os tempos mais remotos a divisão e a separação das classes sociais são perceptíveis na sociedade. Mas por que essa realidade sempre existiu? Esse é um dos temas que Marilena de Souza Chauí, filósofa e historiadora de filosofia brasileira; professora de Filosofia Política e História da Filosofia Moderna da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-SP). Mestre e doutora e livre docente de filosofia, procura esclarecer por meio do livro “O que é Ideologia”. Além da publicação desse livro, Chauí, ainda publicou quinze livros que revelam temas principalmente filosóficos, como ideologia, ética, senso comum e outros fatores influentes na vida do homem.

A ideologia começa a ser exposta no livro como uma das preocupações dos filósofos gregos, mais precisamente Aristóteles. Para ele a causa menos valiosa ou menos importante é a causa eficiente (o fabricar natural ou humano) e a causa mais valiosa ou mais importante é a causa final (o motivo da existência de alguma coisa). Em outras palavras, o escravo ou servo, representava a causa eficiente e o cidadão ou o senhor a causa final. Esse era um tipo de ideologia defendida pelos gregos.

            Mais adiante Augusto Comte amplia o termo ideologia lhe atribuindo dois significados. O primeiro diz que a ideologia é uma atividade filosófico-científica que estuda a formação das ideias a partir da observação das relações entre o corpo humano e o meio ambiente. A segunda identifica o termo como um conjunto de ideias de uma época.

Comte explica a transformação do espírito humano por três fases: a fase fetichista ou teológica, na qual os homens explicam a realidade por ações divinas; a fase metafísica, na qual os homens explicam a realidade por meio de princípios gerais e abstratos; e a fase positiva ou científica, na qual o homem observa a realidade e a analisa, encontram leis gerais que servem de fundamentos positivos para as ações coletivas ou individuais. Assim, cada fase do espírito humano o leva a criar um conjunto de ideias para explicar os fenômenos naturais e humanos. Essas explicações formam a ideologia de cada fase.

             Marx vai mais além para explicar o termo ideologia, mesmo tendo concepções contrárias de pensamentos recebe fortes influências de Hegel, o primeiro era materialista e o segundo idealista. Mas para Marx o que interessa é a divisão social do trabalho e a luta das classes sociais. O Estado é a expressão política da sociedade civil enquanto dividida em classes, é a preservação dos interesses particulares da classe que domina a sociedade, ou seja, a vitória de uma parte da sociedade sobre as outras. Isto significa que, em termos do materialismo histórico e dialético, é impossível compreender a luta de classes, pois a ideologia é um dos instrumentos da dominação de classe. A ideologia é um dos meios usados, pelos dominantes para exercer a dominação, fazendo com que esta não seja percebida como tal pelos dominantes.

            A ideologia, sem dúvida, durante toda a história da humanidade é uma forma de mascarar a realidade social, ocultando a verdade aos dominados. As ideias que a constituem são provenientes da classe dominante como um meio de manter a sua posição social, fazendo que os dominados acreditem que sua verdadeira posição na sociedade é aquela na qual ele faz parte.

Percebe-se que a ideologia é um fator existente na sociedade, mas dificilmente identificado por quem está sob seu poder, visto que quem comanda essas ideias tomam o cuidado de passá-las para todas as pessoas, fazendo-as acreditarem que todos são parecidos e possuem características comuns. Assim a classe baixa sempre adere aos costumes da classe alta, pois esta última utiliza meios importantíssimos para a propagação de seus ideais como, por exemplo, todos os meios de comunicação existente. Citando apenas um exemplo, hoje, uma das ideologias que mais tem alcançado êxito na vida das pessoas de diferentes idades é o padrão de beleza.

Marilena Chauí foi muito feliz ao escrever “O que é Ideologia”, pois o livro ensina o real significado desse tema de forma tão detalhada que chega a ser um pouco repetitivo. No entanto o mesmo é um forte instrumento para abrir a mente das pessoas para que não sejam seres “sem voz” na sociedade e aceitem todas as imposições que lhes são atribuídas.

Resenhado por Aline Moreira Rodrigues, graduada no Curso de Letras pelo Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro - Oeste - UNIDESC.