A identificação do sistema

1)    Identificação do sistema:  Trata-se do conjunto de informações que caracterizam e individualizam a candidatura ou o mandato, no seu ambiente orienta a realização de todos o seu planejamento estratégico uma vez que nesses dados está definido o propósito do sistema ou seja todo conjunto de atividade envolvidas na candidatura. Alguns deles são essenciais ao inicio do processo de planejamento como a “Eleições”, ou a empreitada já a Missão a Visão e os objetivos estratégicos do grupo já faz parte da etapa seguinte denominada diagnostico estratégicos sendo que outra irão surgir ao longo do planejamento.

Na ultima etapa serão estabelecidos os dados fundamentais do sistema denominando consolidação com base na analise das medidas sugeridas nas etapas de visão de presente e de Visão de Futuro, da fase de Visão Estratégica.

            Depois de definir o problema pelo decisor estratégico, o grupo de controle iniciara seu trabalho na primeira fase observa-se “Empreitada”, Missão, Visão, Valores, Fatores Críticos, Política, Objetivos Estratégicos, Estratégicas, Metas e Planos. Nesta primeira fase não se cria nada novo apenas se constata o que vem sendo realizado pelo grupo. Esses dados fundamentais do sistema  orientação as fazes seguintes denominada “ Diagnostico Estratégico”.

1.1)                Histórico:

Parte destinada a preservação da memória da candidatura, nesta etapa se realiza uma retrospectiva que permite verificar a consistência  do comportamento político e identificar os objetivos políticos, estratégias e metas, essas metas podem ser denominadas “Emergentes”, através desse reconhecimento dos padrões de comportamentos permite que sua existência seja formalizada.

1.2)             A Empreitada:

Aponta a área de atuação a qual o grupo político ou a pessoa do candidato, ela pode ser definida visando-se o serviço na qual se vai atuar podendo ser comparada ao ramo de negócios em que uma empresa ou uma agência atuam.

Segundo Pereira (2010, p. 96), ele apresenta que Missão representa o negócio em que ela se encontra, ou seja o papel desempenhado pela empresa visando a comunicação interna e externa do propósito do seu negócio ou seja missão define quem a empresa é e o que faz.

Ao falar da Visão o autor fala que Visão funciona como uma bússola mostrando a direção na qual a organização esta caminhando e aponta também o caminho para o futuro e como ela faz para chegar, mostra também o que os gestores da organização querem que ela seja ou venha ser no futuro, traçando seus objetivos, e traçando um quadro do futuro que as pessoas desejam para a organização. Mas é importante destacar visão sem ação não passa um sonho e ação sem visão é só um passatempo, o autor destaca que organização que ser quadro crescer.

Quando se fala de valores, segundo o autor é toda base da organização e sua definição influencia diretamente em todas demais etapas, ou seja, valores são aqueles itens que a organização acredita ou elementos definidores da sua própria existência.

1.5) Fatores  Críticos de Sucesso do Grupo Político:

            Os fatores críticos de sucesso se relacionam aos seguintes tópicos, na função em que o grupo atuou e no enunciado de sua Missão e Visão e também das suas estratégias adotadas. O capital humano se refere às habilidades aos talentos e aos conhecimentos do grupo e do próprio candidato, já o capital da informação se refere a bancos de dados, sistemas de informação de redes e infra-estrutura tecnológica, e o capital organizacional se refere aos aspectos de cultura, liderança. Existem dois tipos de fatores que levam ao sucesso no grupo político, deve-se levar em conta dois fatores o interno e o externo, partindo desse princípio os fatores críticos de sucesso estão amplamente ligados ao ´´ambiente de atuação´, levando em conta o ambiente da empreitada que o grupo atuará , do enunciado da visão e missão , e das estratégias para alcançar o objetivo do grupo.Os ativos tangíveis foca-se os aspectos de materiais e finanças.Já nos intangíveis encontra-se aspectos relacionados a área humana , como capital humano,capital da informação, e capital organizacional.O capital humano diz respeito as habilidades e qualidades dos participantes do grupo e do candidato,já o capital de informação é relacionado a banco de dados,sistemas de informações, já o capital organizacional se refere a cultura , liderança , unidade da equipe e gestão de conhecimento . Caso esses fatores não estejam disponíveis ,deve-se tomar novas decisões baseadas em novas tendências ,sendo assim a organização vai prosseguir de forma fiel aos objetivos propostos

ETAPA II – DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO

            Esta  etapa consta de um diagnóstico detalhado do sistema(Candidatura) e do ambiente que se insere, posamdp extrair de ambos, os pontos fortes e fracos da candidatura, e as oportunidades e ameaças do ambiente. 

Pontos fortes: Estão relacionados  aspectos da estrutura, dos processos e dos recursos, que favorece as oportunidades e ameaças o ambiente.

Pontos fracos: São relacionados a aspectos da estrutura dos processos e dos recursos, que a desfavorecem perante as oportunidades e ameaças do ambiente.

Oportunidades: Forças ambientais que não podem ser controladas pela candidatura, mas que podem favorecer sua ação estratégica.

Ameaças: Forças ambientais incontroláveis pela candidatura, que criam alguns obstáculos à sua ação estratégica.

Fatos portadores de futuro: São sinais de uma possível realidade que irá se formar no futuro é fenômenos ou circunstancias, relacionados com cada uma das dimensões do sistema e do ambiente em estudo.

            Com relação ao sistema, são realizados análises de natureza organizacional (Estrutura), funcional (processos) e de recursos (meios). Já o ambiente estuda os comportamentos das variáveis externas e as estratégias dos atores. Os pontos fortes e fracos dizem respeito ao sistema, e as ameaças e oportunidades estão relacionadas ao ambiente.

            Nesta etapa são utilizadas técnicas de gestão do conhecimento, de inteligência da candidatura e de inteligência estratégica.

Gestão do conhecimento: Levanta e disponibiliza o que o grupo sabe a respeito dele próprio e do ambiente em que está inserido.

Inteligência da candidatura: Busca informações do próprio sistema, por meio de técnicas e levantamento de dados analíticos.

Inteligência competitiva: São obtidas informações a partir de relatórios financeiros, balancetes, registro de visitas, etc.

Inteligência competitiva e estratégia: São necessidades militar de conhecer o inimigo, identificar seus pontos fortes e fracos. É um processo fundamental para a compreensão da necessidade de um sistema que o organize e não apenas como um conjunto de técnicas de coleta.

1 ). Análise do Sistema

O sistema é a própria candidatura. Seguem-se as análises organizacional, funcional e dos recursos, visando à identificação de variáveis endógenas e dos fatores internos.

Avaliação/Análise Estrutural

Consiste num estudo detalhado da estrutura do grupo político por meio da análise do seu organograma e das atribuições de cada um de seus elementos organizacionais, com o propósito de verificar sua adequação ao cumprimento da Missão. A análise organizacional pressupõe a existência e indicadores relacionados à estrutura do sistema. É a situação dessas variáveis ou indicadores, quando comprada com valores de referência adotadas pelo grupo político, que poderá indicar, para o Grupo de Controle, se deverá se constituir em um ponto forte ou um ponto fraco do sistema.

Análise Funcional – Processos

Nesta etapa, a partir dos Macro processos, serão detalhados todos os Processos da mesma, bem como seus padrões e indicadores de qualidade e produtividade. É de extrema importância que se conheça também, através de um mapeamento, todas as atividade-meio.

Podem ser empregadas basicamente três abordagens, cada qual seguindo uma direção específica, para se agrupar os processos.

  • Primeira abordagem – uma empresa pode ser desagregada em atividades primárias e de suporte.
  • Segunda abordagem – Utilizar a perspectiva dos processos internos do balanced scorecard que identifica os poucos processos críticos que se espera exerçam o maior impacto sobre a estratégia do grupo político.

Seja qual for a abordagem adotada, deve ser observado que cada processo, por sua vez, será composto de vários subprocessos e que a cada um deles deverá estar associado um respectivo conjunto de padrões e indicadores de qualidade. É a situação desses indicadores, quando comparada com os padrões de qualidade adotados pelo grupo político, que poderá indicar, para o grupo de controle, se deverão se constituir em um ponto forte ou um ponto fraco do sistema.

1.3)             Análise de recursos – meios

Consiste no estudo dos recursos de que o grupo político dispõe para alcançar seus objetivos, ou seja, recursos humanos, materiais, financeiros, tecnológicos, administrativos e outros, com o propósito de verificar sua situação. A exemplo da referência (externos e internos), poderá indicar, para o grupo de controle, se constitui um ponto forte ou fraco do sistema.            

           A análise dos recursos humanos compreende pessoas físicas que integram a candidatura. Colaboradores de todos os níveis.

Análise dos aspectos internos: nessa atividade, ocorre a conscientização sobre pontos fortes e fracos; essa é a forma de maximizar a eficiência da entidade;

Análise do ambiente: essa PE a atividade mais complexa e geralmente mais importante do PE (Planejamento Estratégico), pois nela são indicadas as oportunidades e ameaças, que serão a base para se chegar à eficácia da entidade.

Observamos a importância da Análise Externa e d Análise Interna. Por análise externa se entendem todas as force ambientais que estão fora da organização e que podem afetá-la direta ou indiretamente. Elas podem ser divididas em forces do ambiente: Legal e Regulatório, Ecológico, Tecnológico, Demográfico, Social, Físico e Político. Caso organização não reconheça esses elementos incontroláveis, com certeza, ou estará perdendo oportunidades, ou permitindo do que ameaças prejudiquem o seu negócio.

Em relação ao ambiente interno, podemos entendê-lo através do reconhecimento dos pontos fortes e fracos, ou seja, das competências e incompetências da organização. Eles podem ser reconhecidos fazendo-se uma análise das áreas funcionais, por exemplo: Finanças, Marketing, Recursos Humanos e Produção/Serviços. O mais importante é reconhecer e aplicar a Matriz FOFA, poise la permite à organização ter uma visão geral e profunda da sua situação.

Considerações Finais:

           Visando toda as pesquisas feita em campo e o trabalho feito em livros específicos na faculdade, chegamos a conclusão que a política realizada hoje não necessariamente esta voltada para opinião da popular. Com todas as pesquisas feitas junto a população de diferente setores, tais pesquisas foram feitas pesquisas visando o conhecimento dos entrevistados sobre a nossa atual Política a conclusão dos relatórios mostra a falta de conhecimento e o acompanhamento e interesse pela Política no nosso pais, as pessoas se queixam da falta de compromisso de seus políticos, mas não os fiscalizam.

           Os dados apontados mostra que devem ser mudado a forma de se tratar política junto a sociedade. O próprio eleitor acrescenta que seus representantes políticos os procuram somente nas previas eleitoral. Contudo também não há interesse por parte da população, meios e veículos têm que ser criados não somente nas campanhas eleitorais mais sim constantemente para que a população entenda o seu papel junto à política.

A identificação do sistema

1)    Identificação do sistema:  Trata-se do conjunto de informações que caracterizam e individualizam a candidatura ou o mandato, no seu ambiente orienta a realização de todos o seu planejamento estratégico uma vez que nesses dados está definido o propósito do sistema ou seja todo conjunto de atividade envolvidas na candidatura. Alguns deles são essenciais ao inicio do processo de planejamento como a “Eleições”, ou a empreitada já a Missão a Visão e os objetivos estratégicos do grupo já faz parte da etapa seguinte denominada diagnostico estratégicos sendo que outra irão surgir ao longo do planejamento.

Na ultima etapa serão estabelecidos os dados fundamentais do sistema denominando consolidação com base na analise das medidas sugeridas nas etapas de visão de presente e de Visão de Futuro, da fase de Visão Estratégica.

            Depois de definir o problema pelo decisor estratégico, o grupo de controle iniciara seu trabalho na primeira fase observa-se “Empreitada”, Missão, Visão, Valores, Fatores Críticos, Política, Objetivos Estratégicos, Estratégicas, Metas e Planos. Nesta primeira fase não se cria nada novo apenas se constata o que vem sendo realizado pelo grupo. Esses dados fundamentais do sistema  orientação as fazes seguintes denominada “ Diagnostico Estratégico”.

1.1)                Histórico:

Parte destinada a preservação da memória da candidatura, nesta etapa se realiza uma retrospectiva que permite verificar a consistência  do comportamento político e identificar os objetivos políticos, estratégias e metas, essas metas podem ser denominadas “Emergentes”, através desse reconhecimento dos padrões de comportamentos permite que sua existência seja formalizada.

1.2)             A Empreitada:

Aponta a área de atuação a qual o grupo político ou a pessoa do candidato, ela pode ser definida visando-se o serviço na qual se vai atuar podendo ser comparada ao ramo de negócios em que uma empresa ou uma agência atuam.

Segundo Pereira (2010, p. 96), ele apresenta que Missão representa o negócio em que ela se encontra, ou seja o papel desempenhado pela empresa visando a comunicação interna e externa do propósito do seu negócio ou seja missão define quem a empresa é e o que faz.

Ao falar da Visão o autor fala que Visão funciona como uma bússola mostrando a direção na qual a organização esta caminhando e aponta também o caminho para o futuro e como ela faz para chegar, mostra também o que os gestores da organização querem que ela seja ou venha ser no futuro, traçando seus objetivos, e traçando um quadro do futuro que as pessoas desejam para a organização. Mas é importante destacar visão sem ação não passa um sonho e ação sem visão é só um passatempo, o autor destaca que organização que ser quadro crescer.

Quando se fala de valores, segundo o autor é toda base da organização e sua definição influencia diretamente em todas demais etapas, ou seja, valores são aqueles itens que a organização acredita ou elementos definidores da sua própria existência.

1.5) Fatores  Críticos de Sucesso do Grupo Político:

            Os fatores críticos de sucesso se relacionam aos seguintes tópicos, na função em que o grupo atuou e no enunciado de sua Missão e Visão e também das suas estratégias adotadas. O capital humano se refere às habilidades aos talentos e aos conhecimentos do grupo e do próprio candidato, já o capital da informação se refere a bancos de dados, sistemas de informação de redes e infra-estrutura tecnológica, e o capital organizacional se refere aos aspectos de cultura, liderança. Existem dois tipos de fatores que levam ao sucesso no grupo político, deve-se levar em conta dois fatores o interno e o externo, partindo desse princípio os fatores críticos de sucesso estão amplamente ligados ao ´´ambiente de atuação´, levando em conta o ambiente da empreitada que o grupo atuará , do enunciado da visão e missão , e das estratégias para alcançar o objetivo do grupo.Os ativos tangíveis foca-se os aspectos de materiais e finanças.Já nos intangíveis encontra-se aspectos relacionados a área humana , como capital humano,capital da informação, e capital organizacional.O capital humano diz respeito as habilidades e qualidades dos participantes do grupo e do candidato,já o capital de informação é relacionado a banco de dados,sistemas de informações, já o capital organizacional se refere a cultura , liderança , unidade da equipe e gestão de conhecimento . Caso esses fatores não estejam disponíveis ,deve-se tomar novas decisões baseadas em novas tendências ,sendo assim a organização vai prosseguir de forma fiel aos objetivos propostos

ETAPA II – DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO

            Esta  etapa consta de um diagnóstico detalhado do sistema(Candidatura) e do ambiente que se insere, posamdp extrair de ambos, os pontos fortes e fracos da candidatura, e as oportunidades e ameaças do ambiente. 

Pontos fortes: Estão relacionados  aspectos da estrutura, dos processos e dos recursos, que favorece as oportunidades e ameaças o ambiente.

Pontos fracos: São relacionados a aspectos da estrutura dos processos e dos recursos, que a desfavorecem perante as oportunidades e ameaças do ambiente.

Oportunidades: Forças ambientais que não podem ser controladas pela candidatura, mas que podem favorecer sua ação estratégica.

Ameaças: Forças ambientais incontroláveis pela candidatura, que criam alguns obstáculos à sua ação estratégica.

Fatos portadores de futuro: São sinais de uma possível realidade que irá se formar no futuro é fenômenos ou circunstancias, relacionados com cada uma das dimensões do sistema e do ambiente em estudo.

            Com relação ao sistema, são realizados análises de natureza organizacional (Estrutura), funcional (processos) e de recursos (meios). Já o ambiente estuda os comportamentos das variáveis externas e as estratégias dos atores. Os pontos fortes e fracos dizem respeito ao sistema, e as ameaças e oportunidades estão relacionadas ao ambiente.

            Nesta etapa são utilizadas técnicas de gestão do conhecimento, de inteligência da candidatura e de inteligência estratégica.

Gestão do conhecimento: Levanta e disponibiliza o que o grupo sabe a respeito dele próprio e do ambiente em que está inserido.

Inteligência da candidatura: Busca informações do próprio sistema, por meio de técnicas e levantamento de dados analíticos.

Inteligência competitiva: São obtidas informações a partir de relatórios financeiros, balancetes, registro de visitas, etc.

Inteligência competitiva e estratégia: São necessidades militar de conhecer o inimigo, identificar seus pontos fortes e fracos. É um processo fundamental para a compreensão da necessidade de um sistema que o organize e não apenas como um conjunto de técnicas de coleta.

1 ). Análise do Sistema

O sistema é a própria candidatura. Seguem-se as análises organizacional, funcional e dos recursos, visando à identificação de variáveis endógenas e dos fatores internos.

Avaliação/Análise Estrutural

Consiste num estudo detalhado da estrutura do grupo político por meio da análise do seu organograma e das atribuições de cada um de seus elementos organizacionais, com o propósito de verificar sua adequação ao cumprimento da Missão. A análise organizacional pressupõe a existência e indicadores relacionados à estrutura do sistema. É a situação dessas variáveis ou indicadores, quando comprada com valores de referência adotadas pelo grupo político, que poderá indicar, para o Grupo de Controle, se deverá se constituir em um ponto forte ou um ponto fraco do sistema.

Análise Funcional – Processos

Nesta etapa, a partir dos Macro processos, serão detalhados todos os Processos da mesma, bem como seus padrões e indicadores de qualidade e produtividade. É de extrema importância que se conheça também, através de um mapeamento, todas as atividade-meio.

Podem ser empregadas basicamente três abordagens, cada qual seguindo uma direção específica, para se agrupar os processos.

  • Primeira abordagem – uma empresa pode ser desagregada em atividades primárias e de suporte.
  • Segunda abordagem – Utilizar a perspectiva dos processos internos do balanced scorecard que identifica os poucos processos críticos que se espera exerçam o maior impacto sobre a estratégia do grupo político.

Seja qual for a abordagem adotada, deve ser observado que cada processo, por sua vez, será composto de vários subprocessos e que a cada um deles deverá estar associado um respectivo conjunto de padrões e indicadores de qualidade. É a situação desses indicadores, quando comparada com os padrões de qualidade adotados pelo grupo político, que poderá indicar, para o grupo de controle, se deverão se constituir em um ponto forte ou um ponto fraco do sistema.

1.3)             Análise de recursos – meios

Consiste no estudo dos recursos de que o grupo político dispõe para alcançar seus objetivos, ou seja, recursos humanos, materiais, financeiros, tecnológicos, administrativos e outros, com o propósito de verificar sua situação. A exemplo da referência (externos e internos), poderá indicar, para o grupo de controle, se constitui um ponto forte ou fraco do sistema.            

           A análise dos recursos humanos compreende pessoas físicas que integram a candidatura. Colaboradores de todos os níveis.

Análise dos aspectos internos: nessa atividade, ocorre a conscientização sobre pontos fortes e fracos; essa é a forma de maximizar a eficiência da entidade;

Análise do ambiente: essa PE a atividade mais complexa e geralmente mais importante do PE (Planejamento Estratégico), pois nela são indicadas as oportunidades e ameaças, que serão a base para se chegar à eficácia da entidade.

Observamos a importância da Análise Externa e d Análise Interna. Por análise externa se entendem todas as force ambientais que estão fora da organização e que podem afetá-la direta ou indiretamente. Elas podem ser divididas em forces do ambiente: Legal e Regulatório, Ecológico, Tecnológico, Demográfico, Social, Físico e Político. Caso organização não reconheça esses elementos incontroláveis, com certeza, ou estará perdendo oportunidades, ou permitindo do que ameaças prejudiquem o seu negócio.

Em relação ao ambiente interno, podemos entendê-lo através do reconhecimento dos pontos fortes e fracos, ou seja, das competências e incompetências da organização. Eles podem ser reconhecidos fazendo-se uma análise das áreas funcionais, por exemplo: Finanças, Marketing, Recursos Humanos e Produção/Serviços. O mais importante é reconhecer e aplicar a Matriz FOFA, poise la permite à organização ter uma visão geral e profunda da sua situação.

Considerações Finais:

Visando toda as pesquisas feita em campo e o trabalho feito em livros específicos na faculdade, chegamos a conclusão que a política realizada hoje não necessariamente esta voltada para opinião da popular. Com todas as pesquisas feitas junto a população de diferente setores, tais pesquisas foram feitas pesquisas visando o conhecimento dos entrevistados sobre a nossa atual Política a conclusão dos relatórios mostra a falta de conhecimento e o acompanhamento e interesse pela Política no nosso pais, as pessoas se queixam da falta de compromisso de seus políticos, mas não os fiscalizam.

           Os dados apontados mostra que devem ser mudado a forma de se tratar política junto a sociedade. O próprio eleitor acrescenta que seus representantes políticos os procuram somente nas previas eleitoral. Contudo também não há interesse por parte da população, meios e veículos têm que ser criados não somente nas campanhas eleitorais mais sim constantemente para que a população entenda o seu papel junto à política.

      Referência Bibliográfica:

 MAXIMINIANO; Antônio Cesar Amaru. Introdução à Administração. Ed Compacta.        Editora Atlas s.a São Paulo, 2010.

MAXIMINIANO; Antônio Cesar Amaru. Fundamentos de Administração. Manual Compacto para as disciplinas de TGA E Introdução de Administração. 2 °Ed Editora Atlas s.a São Paulo, 2009.

HUTCHENS; David. Aprendendo Alem dos Lobos. Editora Best Seller

PEREIRA; Mauricio Fernandes. Planejamento Estratégicos. Ed. Atlas

Livro: Manual do Planejamento Estratégico, p 6. Autor: ALMEIDA; Martinho Isnard Ribeiro de.

A identificação do sistema

1)    Identificação do sistema:  Trata-se do conjunto de informações que caracterizam e individualizam a candidatura ou o mandato, no seu ambiente orienta a realização de todos o seu planejamento estratégico uma vez que nesses dados está definido o propósito do sistema ou seja todo conjunto de atividade envolvidas na candidatura. Alguns deles são essenciais ao inicio do processo de planejamento como a “Eleições”, ou a empreitada já a Missão a Visão e os objetivos estratégicos do grupo já faz parte da etapa seguinte denominada diagnostico estratégicos sendo que outra irão surgir ao longo do planejamento.

Na ultima etapa serão estabelecidos os dados fundamentais do sistema denominando consolidação com base na analise das medidas sugeridas nas etapas de visão de presente e de Visão de Futuro, da fase de Visão Estratégica.

            Depois de definir o problema pelo decisor estratégico, o grupo de controle iniciara seu trabalho na primeira fase observa-se “Empreitada”, Missão, Visão, Valores, Fatores Críticos, Política, Objetivos Estratégicos, Estratégicas, Metas e Planos. Nesta primeira fase não se cria nada novo apenas se constata o que vem sendo realizado pelo grupo. Esses dados fundamentais do sistema  orientação as fazes seguintes denominada “ Diagnostico Estratégico”.

1.1)                Histórico:

Parte destinada a preservação da memória da candidatura, nesta etapa se realiza uma retrospectiva que permite verificar a consistência  do comportamento político e identificar os objetivos políticos, estratégias e metas, essas metas podem ser denominadas “Emergentes”, através desse reconhecimento dos padrões de comportamentos permite que sua existência seja formalizada.

1.2)             A Empreitada:

Aponta a área de atuação a qual o grupo político ou a pessoa do candidato, ela pode ser definida visando-se o serviço na qual se vai atuar podendo ser comparada ao ramo de negócios em que uma empresa ou uma agência atuam.

Segundo Pereira (2010, p. 96), ele apresenta que Missão representa o negócio em que ela se encontra, ou seja o papel desempenhado pela empresa visando a comunicação interna e externa do propósito do seu negócio ou seja missão define quem a empresa é e o que faz.

Ao falar da Visão o autor fala que Visão funciona como uma bússola mostrando a direção na qual a organização esta caminhando e aponta também o caminho para o futuro e como ela faz para chegar, mostra também o que os gestores da organização querem que ela seja ou venha ser no futuro, traçando seus objetivos, e traçando um quadro do futuro que as pessoas desejam para a organização. Mas é importante destacar visão sem ação não passa um sonho e ação sem visão é só um passatempo, o autor destaca que organização que ser quadro crescer.

Quando se fala de valores, segundo o autor é toda base da organização e sua definição influencia diretamente em todas demais etapas, ou seja, valores são aqueles itens que a organização acredita ou elementos definidores da sua própria existência.

1.5) Fatores  Críticos de Sucesso do Grupo Político:

            Os fatores críticos de sucesso se relacionam aos seguintes tópicos, na função em que o grupo atuou e no enunciado de sua Missão e Visão e também das suas estratégias adotadas. O capital humano se refere às habilidades aos talentos e aos conhecimentos do grupo e do próprio candidato, já o capital da informação se refere a bancos de dados, sistemas de informação de redes e infra-estrutura tecnológica, e o capital organizacional se refere aos aspectos de cultura, liderança. Existem dois tipos de fatores que levam ao sucesso no grupo político, deve-se levar em conta dois fatores o interno e o externo, partindo desse princípio os fatores críticos de sucesso estão amplamente ligados ao ´´ambiente de atuação´, levando em conta o ambiente da empreitada que o grupo atuará , do enunciado da visão e missão , e das estratégias para alcançar o objetivo do grupo.Os ativos tangíveis foca-se os aspectos de materiais e finanças.Já nos intangíveis encontra-se aspectos relacionados a área humana , como capital humano,capital da informação, e capital organizacional.O capital humano diz respeito as habilidades e qualidades dos participantes do grupo e do candidato,já o capital de informação é relacionado a banco de dados,sistemas de informações, já o capital organizacional se refere a cultura , liderança , unidade da equipe e gestão de conhecimento . Caso esses fatores não estejam disponíveis ,deve-se tomar novas decisões baseadas em novas tendências ,sendo assim a organização vai prosseguir de forma fiel aos objetivos propostos

ETAPA II – DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO

            Esta  etapa consta de um diagnóstico detalhado do sistema(Candidatura) e do ambiente que se insere, posamdp extrair de ambos, os pontos fortes e fracos da candidatura, e as oportunidades e ameaças do ambiente. 

Pontos fortes: Estão relacionados  aspectos da estrutura, dos processos e dos recursos, que favorece as oportunidades e ameaças o ambiente.

Pontos fracos: São relacionados a aspectos da estrutura dos processos e dos recursos, que a desfavorecem perante as oportunidades e ameaças do ambiente.

Oportunidades: Forças ambientais que não podem ser controladas pela candidatura, mas que podem favorecer sua ação estratégica.

Ameaças: Forças ambientais incontroláveis pela candidatura, que criam alguns obstáculos à sua ação estratégica.

Fatos portadores de futuro: São sinais de uma possível realidade que irá se formar no futuro é fenômenos ou circunstancias, relacionados com cada uma das dimensões do sistema e do ambiente em estudo.

            Com relação ao sistema, são realizados análises de natureza organizacional (Estrutura), funcional (processos) e de recursos (meios). Já o ambiente estuda os comportamentos das variáveis externas e as estratégias dos atores. Os pontos fortes e fracos dizem respeito ao sistema, e as ameaças e oportunidades estão relacionadas ao ambiente.

            Nesta etapa são utilizadas técnicas de gestão do conhecimento, de inteligência da candidatura e de inteligência estratégica.

Gestão do conhecimento: Levanta e disponibiliza o que o grupo sabe a respeito dele próprio e do ambiente em que está inserido.

Inteligência da candidatura: Busca informações do próprio sistema, por meio de técnicas e levantamento de dados analíticos.

Inteligência competitiva: São obtidas informações a partir de relatórios financeiros, balancetes, registro de visitas, etc.

Inteligência competitiva e estratégia: São necessidades militar de conhecer o inimigo, identificar seus pontos fortes e fracos. É um processo fundamental para a compreensão da necessidade de um sistema que o organize e não apenas como um conjunto de técnicas de coleta.

1 ). Análise do Sistema

O sistema é a própria candidatura. Seguem-se as análises organizacional, funcional e dos recursos, visando à identificação de variáveis endógenas e dos fatores internos.

Avaliação/Análise Estrutural

Consiste num estudo detalhado da estrutura do grupo político por meio da análise do seu organograma e das atribuições de cada um de seus elementos organizacionais, com o propósito de verificar sua adequação ao cumprimento da Missão. A análise organizacional pressupõe a existência e indicadores relacionados à estrutura do sistema. É a situação dessas variáveis ou indicadores, quando comprada com valores de referência adotadas pelo grupo político, que poderá indicar, para o Grupo de Controle, se deverá se constituir em um ponto forte ou um ponto fraco do sistema.

Análise Funcional – Processos

Nesta etapa, a partir dos Macro processos, serão detalhados todos os Processos da mesma, bem como seus padrões e indicadores de qualidade e produtividade. É de extrema importância que se conheça também, através de um mapeamento, todas as atividade-meio.

Podem ser empregadas basicamente três abordagens, cada qual seguindo uma direção específica, para se agrupar os processos.

  • Primeira abordagem – uma empresa pode ser desagregada em atividades primárias e de suporte.
  • Segunda abordagem – Utilizar a perspectiva dos processos internos do balanced scorecard que identifica os poucos processos críticos que se espera exerçam o maior impacto sobre a estratégia do grupo político.

Seja qual for a abordagem adotada, deve ser observado que cada processo, por sua vez, será composto de vários subprocessos e que a cada um deles deverá estar associado um respectivo conjunto de padrões e indicadores de qualidade. É a situação desses indicadores, quando comparada com os padrões de qualidade adotados pelo grupo político, que poderá indicar, para o grupo de controle, se deverão se constituir em um ponto forte ou um ponto fraco do sistema.

1.3)             Análise de recursos – meios

Consiste no estudo dos recursos de que o grupo político dispõe para alcançar seus objetivos, ou seja, recursos humanos, materiais, financeiros, tecnológicos, administrativos e outros, com o propósito de verificar sua situação. A exemplo da referência (externos e internos), poderá indicar, para o grupo de controle, se constitui um ponto forte ou fraco do sistema.            

           A análise dos recursos humanos compreende pessoas físicas que integram a candidatura. Colaboradores de todos os níveis.

Análise dos aspectos internos: nessa atividade, ocorre a conscientização sobre pontos fortes e fracos; essa é a forma de maximizar a eficiência da entidade;

Análise do ambiente: essa PE a atividade mais complexa e geralmente mais importante do PE (Planejamento Estratégico), pois nela são indicadas as oportunidades e ameaças, que serão a base para se chegar à eficácia da entidade.

Observamos a importância da Análise Externa e d Análise Interna. Por análise externa se entendem todas as force ambientais que estão fora da organização e que podem afetá-la direta ou indiretamente. Elas podem ser divididas em forces do ambiente: Legal e Regulatório, Ecológico, Tecnológico, Demográfico, Social, Físico e Político. Caso organização não reconheça esses elementos incontroláveis, com certeza, ou estará perdendo oportunidades, ou permitindo do que ameaças prejudiquem o seu negócio.

Em relação ao ambiente interno, podemos entendê-lo através do reconhecimento dos pontos fortes e fracos, ou seja, das competências e incompetências da organização. Eles podem ser reconhecidos fazendo-se uma análise das áreas funcionais, por exemplo: Finanças, Marketing, Recursos Humanos e Produção/Serviços. O mais importante é reconhecer e aplicar a Matriz FOFA, poise la permite à organização ter uma visão geral e profunda da sua situação.

Considerações Finais:

Visando toda as pesquisas feita em campo e o trabalho feito em livros específicos na faculdade, chegamos a conclusão que a política realizada hoje não necessariamente esta voltada para opinião da popular. Com todas as pesquisas feitas junto a população de diferente setores, tais pesquisas foram feitas pesquisas visando o conhecimento dos entrevistados sobre a nossa atual Política a conclusão dos relatórios mostra a falta de conhecimento e o acompanhamento e interesse pela Política no nosso pais, as pessoas se queixam da falta de compromisso de seus políticos, mas não os fiscalizam.

           Os dados apontados mostra que devem ser mudado a forma de se tratar política junto a sociedade. O próprio eleitor acrescenta que seus representantes políticos os procuram somente nas previas eleitoral. Contudo também não há interesse por parte da população, meios e veículos têm que ser criados não somente nas campanhas eleitorais mais sim constantemente para que a população entenda o seu papel junto à política.

      Referência Bibliográfica:

 MAXIMINIANO; Antônio Cesar Amaru. Introdução à Administração. Ed Compacta.        Editora Atlas s.a São Paulo, 2010.

MAXIMINIANO; Antônio Cesar Amaru. Fundamentos de Administração. Manual Compacto para as disciplinas de TGA E Introdução de Administração. 2 °Ed Editora Atlas s.a São Paulo, 2009.

HUTCHENS; David. Aprendendo Alem dos Lobos. Editora Best Seller

PEREIRA; Mauricio Fernandes. Planejamento Estratégicos. Ed. Atlas

Livro: Manual do Planejamento Estratégico, p 6. Autor: ALMEIDA; Martinho Isnard Ribeiro de.

A identificação do sistema

1)    Identificação do sistema:  Trata-se do conjunto de informações que caracterizam e individualizam a candidatura ou o mandato, no seu ambiente orienta a realização de todos o seu planejamento estratégico uma vez que nesses dados está definido o propósito do sistema ou seja todo conjunto de atividade envolvidas na candidatura. Alguns deles são essenciais ao inicio do processo de planejamento como a “Eleições”, ou a empreitada já a Missão a Visão e os objetivos estratégicos do grupo já faz parte da etapa seguinte denominada diagnostico estratégicos sendo que outra irão surgir ao longo do planejamento.

Na ultima etapa serão estabelecidos os dados fundamentais do sistema denominando consolidação com base na analise das medidas sugeridas nas etapas de visão de presente e de Visão de Futuro, da fase de Visão Estratégica.

            Depois de definir o problema pelo decisor estratégico, o grupo de controle iniciara seu trabalho na primeira fase observa-se “Empreitada”, Missão, Visão, Valores, Fatores Críticos, Política, Objetivos Estratégicos, Estratégicas, Metas e Planos. Nesta primeira fase não se cria nada novo apenas se constata o que vem sendo realizado pelo grupo. Esses dados fundamentais do sistema  orientação as fazes seguintes denominada “ Diagnostico Estratégico”.

1.1)                Histórico:

Parte destinada a preservação da memória da candidatura, nesta etapa se realiza uma retrospectiva que permite verificar a consistência  do comportamento político e identificar os objetivos políticos, estratégias e metas, essas metas podem ser denominadas “Emergentes”, através desse reconhecimento dos padrões de comportamentos permite que sua existência seja formalizada.

1.2)             A Empreitada:

Aponta a área de atuação a qual o grupo político ou a pessoa do candidato, ela pode ser definida visando-se o serviço na qual se vai atuar podendo ser comparada ao ramo de negócios em que uma empresa ou uma agência atuam.

Segundo Pereira (2010, p. 96), ele apresenta que Missão representa o negócio em que ela se encontra, ou seja o papel desempenhado pela empresa visando a comunicação interna e externa do propósito do seu negócio ou seja missão define quem a empresa é e o que faz.

Ao falar da Visão o autor fala que Visão funciona como uma bússola mostrando a direção na qual a organização esta caminhando e aponta também o caminho para o futuro e como ela faz para chegar, mostra também o que os gestores da organização querem que ela seja ou venha ser no futuro, traçando seus objetivos, e traçando um quadro do futuro que as pessoas desejam para a organização. Mas é importante destacar visão sem ação não passa um sonho e ação sem visão é só um passatempo, o autor destaca que organização que ser quadro crescer.

Quando se fala de valores, segundo o autor é toda base da organização e sua definição influencia diretamente em todas demais etapas, ou seja, valores são aqueles itens que a organização acredita ou elementos definidores da sua própria existência.

1.5) Fatores  Críticos de Sucesso do Grupo Político:

            Os fatores críticos de sucesso se relacionam aos seguintes tópicos, na função em que o grupo atuou e no enunciado de sua Missão e Visão e também das suas estratégias adotadas. O capital humano se refere às habilidades aos talentos e aos conhecimentos do grupo e do próprio candidato, já o capital da informação se refere a bancos de dados, sistemas de informação de redes e infra-estrutura tecnológica, e o capital organizacional se refere aos aspectos de cultura, liderança. Existem dois tipos de fatores que levam ao sucesso no grupo político, deve-se levar em conta dois fatores o interno e o externo, partindo desse princípio os fatores críticos de sucesso estão amplamente ligados ao ´´ambiente de atuação´, levando em conta o ambiente da empreitada que o grupo atuará , do enunciado da visão e missão , e das estratégias para alcançar o objetivo do grupo.Os ativos tangíveis foca-se os aspectos de materiais e finanças.Já nos intangíveis encontra-se aspectos relacionados a área humana , como capital humano,capital da informação, e capital organizacional.O capital humano diz respeito as habilidades e qualidades dos participantes do grupo e do candidato,já o capital de informação é relacionado a banco de dados,sistemas de informações, já o capital organizacional se refere a cultura , liderança , unidade da equipe e gestão de conhecimento . Caso esses fatores não estejam disponíveis ,deve-se tomar novas decisões baseadas em novas tendências ,sendo assim a organização vai prosseguir de forma fiel aos objetivos propostos

ETAPA II – DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO

            Esta  etapa consta de um diagnóstico detalhado do sistema(Candidatura) e do ambiente que se insere, posamdp extrair de ambos, os pontos fortes e fracos da candidatura, e as oportunidades e ameaças do ambiente. 

Pontos fortes: Estão relacionados  aspectos da estrutura, dos processos e dos recursos, que favorece as oportunidades e ameaças o ambiente.

Pontos fracos: São relacionados a aspectos da estrutura dos processos e dos recursos, que a desfavorecem perante as oportunidades e ameaças do ambiente.

Oportunidades: Forças ambientais que não podem ser controladas pela candidatura, mas que podem favorecer sua ação estratégica.

Ameaças: Forças ambientais incontroláveis pela candidatura, que criam alguns obstáculos à sua ação estratégica.

Fatos portadores de futuro: São sinais de uma possível realidade que irá se formar no futuro é fenômenos ou circunstancias, relacionados com cada uma das dimensões do sistema e do ambiente em estudo.

            Com relação ao sistema, são realizados análises de natureza organizacional (Estrutura), funcional (processos) e de recursos (meios). Já o ambiente estuda os comportamentos das variáveis externas e as estratégias dos atores. Os pontos fortes e fracos dizem respeito ao sistema, e as ameaças e oportunidades estão relacionadas ao ambiente.

            Nesta etapa são utilizadas técnicas de gestão do conhecimento, de inteligência da candidatura e de inteligência estratégica.

Gestão do conhecimento: Levanta e disponibiliza o que o grupo sabe a respeito dele próprio e do ambiente em que está inserido.

Inteligência da candidatura: Busca informações do próprio sistema, por meio de técnicas e levantamento de dados analíticos.

Inteligência competitiva: São obtidas informações a partir de relatórios financeiros, balancetes, registro de visitas, etc.

Inteligência competitiva e estratégia: São necessidades militar de conhecer o inimigo, identificar seus pontos fortes e fracos. É um processo fundamental para a compreensão da necessidade de um sistema que o organize e não apenas como um conjunto de técnicas de coleta.

1 ). Análise do Sistema

O sistema é a própria candidatura. Seguem-se as análises organizacional, funcional e dos recursos, visando à identificação de variáveis endógenas e dos fatores internos.

Avaliação/Análise Estrutural

Consiste num estudo detalhado da estrutura do grupo político por meio da análise do seu organograma e das atribuições de cada um de seus elementos organizacionais, com o propósito de verificar sua adequação ao cumprimento da Missão. A análise organizacional pressupõe a existência e indicadores relacionados à estrutura do sistema. É a situação dessas variáveis ou indicadores, quando comprada com valores de referência adotadas pelo grupo político, que poderá indicar, para o Grupo de Controle, se deverá se constituir em um ponto forte ou um ponto fraco do sistema.

Análise Funcional – Processos

Nesta etapa, a partir dos Macro processos, serão detalhados todos os Processos da mesma, bem como seus padrões e indicadores de qualidade e produtividade. É de extrema importância que se conheça também, através de um mapeamento, todas as atividade-meio.

Podem ser empregadas basicamente três abordagens, cada qual seguindo uma direção específica, para se agrupar os processos.

  • Primeira abordagem – uma empresa pode ser desagregada em atividades primárias e de suporte.
  • Segunda abordagem – Utilizar a perspectiva dos processos internos do balanced scorecard que identifica os poucos processos críticos que se espera exerçam o maior impacto sobre a estratégia do grupo político.

Seja qual for a abordagem adotada, deve ser observado que cada processo, por sua vez, será composto de vários subprocessos e que a cada um deles deverá estar associado um respectivo conjunto de padrões e indicadores de qualidade. É a situação desses indicadores, quando comparada com os padrões de qualidade adotados pelo grupo político, que poderá indicar, para o grupo de controle, se deverão se constituir em um ponto forte ou um ponto fraco do sistema.

1.3)             Análise de recursos – meios

Consiste no estudo dos recursos de que o grupo político dispõe para alcançar seus objetivos, ou seja, recursos humanos, materiais, financeiros, tecnológicos, administrativos e outros, com o propósito de verificar sua situação. A exemplo da referência (externos e internos), poderá indicar, para o grupo de controle, se constitui um ponto forte ou fraco do sistema.            

           A análise dos recursos humanos compreende pessoas físicas que integram a candidatura. Colaboradores de todos os níveis.

Análise dos aspectos internos: nessa atividade, ocorre a conscientização sobre pontos fortes e fracos; essa é a forma de maximizar a eficiência da entidade;

Análise do ambiente: essa PE a atividade mais complexa e geralmente mais importante do PE (Planejamento Estratégico), pois nela são indicadas as oportunidades e ameaças, que serão a base para se chegar à eficácia da entidade.

Observamos a importância da Análise Externa e d Análise Interna. Por análise externa se entendem todas as force ambientais que estão fora da organização e que podem afetá-la direta ou indiretamente. Elas podem ser divididas em forces do ambiente: Legal e Regulatório, Ecológico, Tecnológico, Demográfico, Social, Físico e Político. Caso organização não reconheça esses elementos incontroláveis, com certeza, ou estará perdendo oportunidades, ou permitindo do que ameaças prejudiquem o seu negócio.

Em relação ao ambiente interno, podemos entendê-lo através do reconhecimento dos pontos fortes e fracos, ou seja, das competências e incompetências da organização. Eles podem ser reconhecidos fazendo-se uma análise das áreas funcionais, por exemplo: Finanças, Marketing, Recursos Humanos e Produção/Serviços. O mais importante é reconhecer e aplicar a Matriz FOFA, poise la permite à organização ter uma visão geral e profunda da sua situação.

Considerações Finais:

Visando toda as pesquisas feita em campo e o trabalho feito em livros específicos na faculdade, chegamos a conclusão que a política realizada hoje não necessariamente esta voltada para opinião da popular. Com todas as pesquisas feitas junto a população de diferente setores, tais pesquisas foram feitas pesquisas visando o conhecimento dos entrevistados sobre a nossa atual Política a conclusão dos relatórios mostra a falta de conhecimento e o acompanhamento e interesse pela Política no nosso pais, as pessoas se queixam da falta de compromisso de seus políticos, mas não os fiscalizam.

           Os dados apontados mostra que devem ser mudado a forma de se tratar política junto a sociedade. O próprio eleitor acrescenta que seus representantes políticos os procuram somente nas previas eleitoral. Contudo também não há interesse por parte da população, meios e veículos têm que ser criados não somente nas campanhas eleitorais mais sim constantemente para que a população entenda o seu papel junto à política.

      Referência Bibliográfica:

 MAXIMINIANO; Antônio Cesar Amaru. Introdução à Administração. Ed Compacta.        Editora Atlas s.a São Paulo, 2010.

MAXIMINIANO; Antônio Cesar Amaru. Fundamentos de Administração. Manual Compacto para as disciplinas de TGA E Introdução de Administração. 2 °Ed Editora Atlas s.a São Paulo, 2009.

HUTCHENS; David. Aprendendo Alem dos Lobos. Editora Best Seller

PEREIRA; Mauricio Fernandes. Planejamento Estratégicos. Ed. Atlas

Livro: Manual do Planejamento Estratégico, p 6. Autor: ALMEIDA; Martinho Isnard Ribeiro de.