*OLIVEIRA, Maria das Dores Pereira

RESUMO:

A horta escolar é um espaço dentro da escola utilizado para o plantio de verduras, legumes, frutas e cereais em muitas vezes o manejo e da mesma fica unicamente em função de pessoas do quadro do apoio administrativo educacional, porem é possível fazer deste meio um espaço educativo de cunho pedagógico onde é possível fazer com que os discentes possam tanto aprender as mais variadas formas de plantio bem como a importância nutricional de cada alimento no combate a obesidade.

PALAVRAS-CHAVE: Horta, pedagógico, prevenção.

___________________________________________                         

*Professora graduada em ciências biológicas e pós-graduadas em gestão ambiental

 

1. INTRODUÇÃO:

 

O Ministério da Educação considera importante que se estabeleça novos modelos educacionais onde integrem saúde, meio ambiente e desenvolvimento comunitário por meio de programas interdisciplinares. Para atingir essas metas a horta escolar e a relação desta com a participação comunitária se tornam um eixo articulador com ricas possibilidades de atividades pedagógicas (FERNANDES, 2005).

Desta forma as hortaliças produzidas na horta da escola pode propiciar uma compreensão sobre o que é uma alimentação saudável. Uma vez que os alimentos produzidos na horta cumprimentarão a alimentação fornecida pela escola. Pois segundo crianças bem alimentadas aprendem mais. 

 

2. DESENVOLVIMENTO:

 

A escola é um importante espaço para o desenvolvimento de um programa de educação para a saúde entre crianças e adolescentes. Distingue-se das demais instituições por ser aquela que oferece a possibilidade de educar por meio da construção de conhecimentos resultantes do confronto dos diferentes saberes, de alunos, familiares, professores e entre outros. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2009.)

Segundo Estanganelli (2006): “A associação entre o excesso de peso e de gordura corporal e a maior suscetibilidade às complicações metabólicas, hemodinâmicas e ortopédicas tem sido objeto de inúmeros estudos envolvendo adultos. O sobrepeso e a obesidade são conhecidos eventos direcionados ao desenvolvimento da diabete, das doenças cardiovasculares, da hipertensão, da osteoartrite e de alguns tipos de câncer, entre outras disfunções crônico-degenerativas”. Conforme Santiago (1998), a determinação do excesso de peso/obesidade pode ser feita por vários métodos dentre eles as relações entre peso e altura (P/A), a relação entre o peso em Kg e o quadrado da altura em metros (Índice de Massa Corporal — IMC).

 

Segundo MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2009 apud BRASIL, 2006:

[...] promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes – modos de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura, acesso a  bens e serviços essenciais [...]

 

 

Essas doenças crônicas como diabetes e hipertensão estão surgindo cada vez mais precoce no Brasil, pois o grande índice dessas pessoas não está situando a alimentações saudáveis, que, consequentemente o meio em si, não proporciona alimentos saudáveis, como por exemplo, os alimentos com grande quantidade de agrotóxicos que facilita assim, a falência  dessa sociedade relacionada à saúde.

 

Por isso, uma educação continuada é primordial à saúde nas escolas, pois a grande dificuldade em relação à uma alimentação saudável começa a partir dessa faixa etária. Sendo assim, o processo de reeducação alimentar e o conhecimento de uma base sobre como se alimentar, leva ao aluno o interesse de evitar essas doenças crônicas, comprometendo a sua saúde e ao seu estilo de vida. Objetivos estes alcançados facilmente com o desenvolvimento de uma horta escolar onde é possível o desenvolver um espaço de desenvolvimento do saber e com isso a escola poderá exercer mais facilmente o sua principal função, que é, educar a sociedade.

Segundo Maria de Lourdes Teixeira “a horta deve ser cultivada num canteiro construído em espaço aberto onde o sol incida durante boa parte do dia. um canteiro deve ser próximo de 2m de comprimento por 1m de largura cercada na lateral por tijolo para evitar a saída da terra. A profundidade pode ser de 30 ou 40 cm. O solo não deve ter entulhos ou mato e precisa ser revolvido  para ficar afofado e apropriado para receber as sementes .O melhor é que esse solo seja composto de partes de areia, argila e húmus”.

Lourdes completa que “Cada hortaliça tem um tempo próprio de colheita e um  período do ano melhor para o plantio. Mas é importante ressaltar que fatores como luminosidade e característica do solo vão influenciar o crescimento dos vegetais. O cultivo de ervas, como campim-cidreira, hortelã, alecrim e boldo ao redor dos canteiros deve ser feito para evitar que insetos ataquem os vegetais semeados.

 

4-CONSIDERAÇÕES FINAIS

            Após serem dotados do conhecimento de como se procede ao manejo de uma horta tanto no que se refere plantio, fertilização, irrigação e colheita, os mesmo poderão levar até sua comunidade os mesmo preceitos e conhecimentos adquiridos na escola fazendo assim que a escola implemente sua principal meta que é educar com qualidade a sociedade. Os frutos colhidos na escola enriquecerão a alimentação escolar tornando as mais nutritivas e as hortaliças produzidas em casa ajudarão tanto na renda familiar como na alimentação da família do discente de nossa escola. Desta forma haverá não só o enriquecimento tanto da alimentação mas também do da dinâmica de ensino conciliando saúde e educação em um mesmo espaço.

           

 

BIBLIOGRAFIA:

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na escola / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2009.

Corrêa, Anderson Rodrigues – Plantas medicinais: do cultivo, á terapêutica, Petrópolis, RJ: editora Vozes, 1998. 

ESTANGANELLI, Luiz Claudio reeberg; Prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes: estimativas relacionadas ao sexo, a idade e a classe socioeconômica.São Paulo; Revista brasileira de educação física: 2006. 

Horta Escolar, Secretaria de Educação, Cultura e Esportes – Prefeitura Municipal de Jundiaí, 2003.