Regulamentado pelo CAPES e responsável por conferir idêntico grau ao do Mestrado Acadêmico, o Mestrado Profissional diferencia-se nesse sentido da pós-graduação, que não permite ao pós-graduado dar aulas, e assemelha-se a ela em relação ao foco dos estudos, mais técnicos e voltados à qualificação profissional.

Voltado para os profissionais das áreas de negócios, principalmente aos líderes e gestores, possui ainda poucas opções de cursos, como Mestrado Profissional em Economia, Administração e Direito, porém, foca o aprendizado dos alunos em suas áreas específicas, diferentemente do mestrado acadêmico.

Para quem já cursou um MBA ou pós-graduação, é uma boa opção para aperfeiçoar-se ainda mais, e para quem terminou recentemente a graduação, também possibilita grandes aprendizados, tanto teóricos quanto profissionais.

Segundo o CAPES, tais cursos visam à formação do mestre em princípios de aplicabilidade técnica e flexibilidade operacional, expondo os alunos à utilização aplicada dos conhecimentos do curso, sempre incentivando a produção e inovação de conhecimento, valorizando, assim a experiência profissional dos alunos.

Os cursos de mestrado profissional devem, também, primar pela formação de profissionais qualificados e capazes de transformar estruturas e procedimentos dentro de suas empresas, agregando a elas competitividade e aumento de produtividade.

Além disso, os alunos devem apresentar produções intelectuais à sociedade, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento nacional, regional ou local. Em resumo, o principal objetivo do curso é formar profissionais cada vez mais qualificados ao competitivo mercado de trabalho.

Diante de tais explicações, basta aos interessados escolherem a melhor instituição e o Mestrado Profissional que mais interessa à sua formação acadêmica, acrescentando cada vez mais capacitação de qualidade ao seu currículo.