À hora da luta 

Amor e conflitos 

À hora da luta, o novo livro do escritor português Álvaro Cardoso Gomes que é escritor e crítico literário, ensaísta e romancista brasileiro. É formado em Letras pela USP, onde se tornou professor titular de Literatura Portuguesa. Especializou-se na literatura do final do século e em poesia e romance contemporâneo. Lecionou as cadeiras de Literatura Brasileira na Universidade da Califórnia em Berkeley e no Middlebury College e fez várias pesquisas em Portugal e nos Estados Unidos da América. Álvaro Cardoso Gomes nasceu na cidade paulista de Batatais, em 1944, e viveu a adolescência em Americana, também no interior de São Paulo, que usa como o cenário das suas obras A hora do amor, Para tão longo amor e outras mais. Hoje mora em São Sebastião, no litoral paulista. É autor de diversos livros juvenis, além de livros de poesia, de contos, romances para adultos entre eles O sonho da terra, que recebeu o Prêmio Bienal Nestlé e obras acadêmicas. É também crítico literário e leciona atualmente no programa de pós-graduação da Universidade São Marcos, onde foi pró-reitor de graduação (2001-2003). (A hora da luta, São Paulo: FTD, 1988, 189 páginas, preço: 33,80). O livro a Hora da Luta começa contando a chegada do personagem principal que se chama Beto, que saiu do interior, para vir morar em São Paulo, chegando a um prédio velho, caindo aos pedaços. Com sua maldita mala que pesava uma tonelada, em que se encontrava uma academia chamada Atlas. Onde se decepcionou, pois em vez de ver pessoas fortes fazendo exercícios, encontrou um monte de pessoas velhas tentando levantar erguer as pernas e uns senhores se exibindo de maiô na frente de espelhos rachados. Foi ai que viu seu amigo Batata ajudando um senhor, foi ai que ele se esqueceu de tudo e chamou pelo Batata, que largou o senhor e deu um forte abraço em Beto. Seu amigo Batata tinha mudado muito estava um monstro. Foi ai que Batata pegou as malas no chão como se fossem um saco de pena e levou Beto até o escritório de gerência, onde se encontrava um homem fumando cachimbo do lado de uma escrivaninha. Batata apresentou Beto a o homem que se chamava Nélio, que disse, “que se ele era amigo de Batata era amigo dele também”. E pediu para que arrumasse o colchão para o Beto. Seguiram para o quarto do Batata, onde estava cheio de pôsteres de mulheres peladas, uma delas era uma loira, que ele disse que se chamava Jacqueline Myrna. Nem perguntei quem era essa loira acabei desabando de cansaço, acabei dormindo na cama do Batata e ele no colchão.

Beto acordou com Batata lhe socando e dizendo que era hora da gandaia, que era para ele tomar um banho, o banheiro era a coisa mais suja e fedida do mundo, e só tinha água fria, Beto contou para o Batata que ficou tão nervoso com os movimentos de carros e pessoas quando chegou a São Paulo que acabou se perdendo, disse que assim que chegou a São Paulo, estava muito quente, e com a mochila tão pesada que parecia cheia de tijolos e, ainda tinha uma sacola que levava debaixo do braço, e uma caixa de sapato.

Quase foi atropelado por um táxi que o chamou de mocorongo, foi ai que depois de andar bastante e pedir informações, avistou uma placa que estava escrita: Santa Ifigênia.

Depois de contar isso a Beto, o Batata não parava de rir e gozar da cara do Beto. Depois saíram da pensão e Batata mostrou os melhores lugares do centro de São Paulo. Beto comeu hambúrguer, comidas que nunca comeu, beberam muitas cervejas e no fim Beto voltou carregado para a pensão de tantas cervejas que tinha tomado.

No dia seguinte Beto acordou com muita dor de cabeça e vomitou demais, tomou por um bom tempo um banho de água fria, depois segui para procurar emprego.

Com a ajuda do seu Nestor. Que lhe deu uma carta de recomendação, chegando ao banco ele a lhe entregou para o gerente. O gerente perguntou se ele sabia regra de três, datilografia, calcular porcentagem. Beto disse que sim, o gerente chamou o funcionário chamado Nélson e disse que iria começar a trabalhar lá, ele não gostou muito, depois de começar a trabalhar, Nélson viu que Beto estava se adaptando muito bem e pediu a carteira de trabalho, quando Beto respondeu que não tinha ficou furioso. E pediu para providenciar já, e que queria no outro dia a tal da carteira. Depois de dois dias em São Paulo, Beto foi casa da tia da Lúcia que se chamava Olívia, a casa não era pequena nem grande, mais arrumada com plantas e jardim na frente, Lúcia e sua tia ficaram sentadas no sofá na sala, Tia Olívia ofereceu um café, enquanto contava um monte de mentiras. Quando foi embora, Lucia Helena lhe deu um beijo e disse que o amava, e a tia de pé observando, Beto ficou furioso por tanta perseguição, pois quando não era o pai e a mãe era a tia. Chegou exausto na academia, seu amigo Batata o convidou para a gandaia mais ele não aceitou, de manhã já providenciou a carteira de trabalho, a fila estava imensa, quando chegou ao banco já passava do meio dia, quando o Nélson o viu brigou muito com ele, pois estava sem paletó e gravata. Nélson se achava o dono do banco, adorava mandar nos outros, só tinha medo do seu Alves, tratava bem Beto quando senhor Alves estava presente, mais quando o Alves estava ausente, gostava de dar bronca em todo mundo. Estava em um sábado e era dia de visitar Lúcia Helena, dois dias por mês, um dos sábados, perguntei por que ela iria a PUC não a USP, a tia se intrometendo disse que a USP era um antro de comunistas, corrupções de moças, drogas, e que a policia andava de olho naquela gente suja. Na frente de sua tia a Lúcia Helena não falava com o Beto, mais quando a tia não estava presente era maravilhosa e fala coisas lindas, o pai de Beto tinha mais um filho que se chamava Lelo, o pai tinha muito amor e orgulhos dos seus dois filhos, Lelo sempre chamava o Beto de garoto, o que ele odiava.

Lúcia Helena passou em primeiro lugar na PUC, no dia seguinte depois da posse dela na universidade, seu pai e Beto foram almoçar na casa dela, ele se inscreveu na escola Caetano de Campo, escola que ficava num enorme prédio antigo, no começo estranhou os colegas, tinha muito homens, mais os mais gozados era os senhores de terno e gravata, um colega que detestava era o Vantuir, que não era senhor mais era chatíssimo, gostava de apelidar todo mundo. Outro que também não gostava era Severino, era gozador e roubava todos os livros que se interessasse, o Valentim era legal, comunista sempre questionava o professor, principalmente de historia, o professor de historia odiava o Valentim dava para ele sempre um zero. Depois de um tempo ele saiu da academia onde morava com o Batata, e foi morar na pensão com o Valentim. Beto adorava o professor de matemática e o de português, o professor de Biologia só reclamava que o governo não pagava bem, não fazia mais nada, Beto começou a fazer aulas de filosofia na escola Maria Antônia e logo se vê envolvido com o movimento estudantil, o que atrapalhava sua vida particular, fazendo querer faltar à escola e interferindo com seu namoro com a Lúcia Helena. Influenciado por Valentim largar a família ou mudar a cabeça burguesa da Lúcia Helena, no seu trabalho teve uma discussão séria com Nélson, que gostava de humilhar todo mundo no trabalho quando senhor Alves não estava presente, saiu com ódio do Nélson, brigou também com a Lúcia Helena, sua cabeça estava mudada por causa de tanta conversa com o Valentim.

Dias depois ele tentou fazer as pazes com a Lúcia Helena mais ela sempre arranjava uma desculpa para não falar com ele, arrasado foi embora para a pensão, onde encontrou o Valentim elétrico falando sobre um golpe, não ligou muito mais depois começaram a conversar, nessa noite Beto sonhou que Lúcia Helena se casava com Mário Antônio, e sentiu uma grande vontade de pedir desculpas para ela, Mário Antônio era o garoto perfeito, que a mãe de Lúcia Helena queria que ela se casasse, então com receio foi até a casa da tia de Lúcia Helena e levou um buquê de flores, Lucia Helena estava muito fria, e depois de estar irritado com a tia dela, falou que ia embora e a Lúcia Helena sem nenhum sentimento jogou o buquê que ela tinha recebido com tanto desprezo no colo do Beto e foi para o quarto dela sem nem falar com Beto, e mais uma vez ele foi embora sem conseguir ir pedir desculpas para a Lúcia. Beto começou a ir à assembléia com o Valentim, que tinha uma idéia partidária da humanidade, para ele a humanidade era dividida entre exploradores e explorados, burguês e não-burgueses, tinha uma tese marxista em uma idéia de confronto corpo a corpo com os CCC (COMANDO DE CAÇAS AOS COMUNISTAS), a partir de 1967 o movimento estudantil, era a principal forma de oposição ao regime militar, nos primeiros meses de 1968 esse movimento tinha sido combatido com violência, esse movimento era contra a política educacional e a ditadura do governo que revelava uma tendência à privatização.

Beto acaba conhecendo Fernanda uma moça de idéias revolucionarias que começa a perseguir a policia da época (DOPS).

O ano de 1964 foi marcado pelo começo das organizações sociais em que estudantes, trabalhadores e organizações populares ganham espaço, causando preocupação das classes conservadoras. Fernanda e Valentim brigavam muito, Valentim era cabeça dura e Fernanda não ficava para trás. O Valentim não parava de repetir que o povo deveria pegar as armas e começar a revolução que Goulart não teve coragem de fazer. Fernanda

Falava que não, pois o povo ainda não estava preparado para a luta, no outro dia Beto foi trabalhar exausto, pois tinha chegado tarde da assembléia, às duas horas Beto foi receber a visita do Batata no banco, Batata não trabalhava mais na academia, era policial que era o sonho dele, ele estava morando em um apartamento emprestado pelo amigo policial, Batata que agora era da policia mostrou a carterinha de investigador para o Beto, o mundo para o Batata agora se resolvia na base da porrada. Beto e Batata no final de semana foram até a praia, lá encontraram duas garotas que o Batata convidou para um programa, as duas caçoaram de dos dois, logo depois o Batata se aproximou de uma garota que tinha namorado, e quando o namorado viu veio tomar satisfação e os dois brigaram, à tarde fizeram um programa e conheceram duas garotas, Marlene e Rebeca, no fim da tarde os quatro saíram Beto não tinha gostado nem um pouco da Marlene, pois de quem ele gostava mesmo era de Lúcia.

Quando acabou o domingo, já na segunda-feira a cidade estava muito agitada, estava acontecendo um golpe militar, todos os bancos estavam fechados, quando Beto passou por Nélson ele disse que os militares iriam acabar com os comunistas, estava uma confusão nas ruas, Valentim foi embora, os militares estavam procurando por ele, Fernanda falava que era o momento mais dramático da historia do Brasil. Que deveríamos nos unir para combater a ditadura, todos os colegas revolucionários se encontraram, quando voltou para a pensão Beto sumiu com todos os livros do Valentim, dias depois dois homens apareceram procurando por Valentim na pensão, fizeram muitas pergunta para o Beto, mexeram em todas as suas coisas para ver se encontravam algo.

Na sexta foi marcado uma reunião, todos foram para a casa do Bernardo outro revolucionário, no meio da reunião Fernanda continuou falando que o povo ainda não estava pronto, a Bonecona falou que a atitude da Fernanda era revisionista. Fernanda ficou muito brava, quando encerrou-se a reunião saíram um por um da casa do Bernardo, no sábado Beto recebeu uma visita inesperada na pensão, era Lúcia Helena, ele a abraçou e deu um beijo nela, ela tinha brigado com a tia, depois eles viajaram para americana, a cidade onde eles nasceram Fernanda, Beto e os outros começaram a fazer mobilizações com o povo. Tomazim dizia que a ditadura iria durar pouco tempo, pois as massas estavam se mobilizando. Chegou ao grêmio o COMANDO DE CAÇA COMUNISTA foi àquela confusão, quando Beto chegou à americana saiu com a Lúcia Helena e sentaram em uma mesa para conversar e tomar um sorvete, quando de repente chega o Mário Antônio sem ser convidado e começa a conversar com eles e se senta à mesa, e começa a falar como sua vida esta boa, qual carro ele tem, Beto fica furioso ao ver que Lúcia Helena, esta dando papo para Mário Antônio e pegou a Lúcia pelo braço e puxou ela para longe de Mário para conversar com ela, mais o Mário veio de lá tirou a mão do Beto do braço de Lúcia e o empurrou, e depois foi para cima de Beto, quando Batata viu pegou o Mário Antônio e lhe deu uma surra. Depois daquela briga horrível eles fizeram as pazes. Nesse livro agente pode perceber que as maiorias dos jovens estavam envolvidos, nesse assunto de massa revolucionarias, contra burgueses, contra o governo. E muitas vezes tinham brigas entre certas organizações e reuniões secretas onde eles conversavam sobre os projetos. Em que desenvolviam planos para derrubar o sistema moralista, foi ai que ocorreu o golpe militar e começou os planos para conseguir derrubar as massas revolucionarias. Muitos jovens foram a rua protestar muitos foram agredidos, eu acho que se eles acreditavam que isso não estava certo, fizeram bem em lutar por um mundo melhor e pela justiça.