A história e teoria de Piaget

(por: Carmem de Melo Lima Nascimento)

História

? Jean Piaget nasceu em Neuchâtel, na Suíça, em 09 de agosto de 1986.
? Interessou-se por mecânica, fósseis e zoologia.
? Licenciou-se em 1915, em Biologia.
? Título de Doutor em Ciências (1918) pela Universidade de Neuchâtel.
? Pesquisas com o teste de Burt em crianças parisienses e crianças deficientes mentais no hospital da Salpatriere, onde pesquisou a formação do número na criança.
? Em 1923, assumiu a direção do Instituto Jean Jacques Rousseau, de Genebra, passando a estudar, sistemáticamente, a inteligência.
? Em 1947 publica seu primeiro livro de síntese da teoria, "A psicologia da Inteligência".
? Em 1949, recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade do Brasil (hoje UFRJ).
? Em 1950 publica "Introdução e epistemologia genética" onde explica o pensamento matemático, o pensamento físico, o biológico, psicológico e sociológico.
? Piaget falece em 16 de setembro de 1980.
? Deixa aproximadamente 70 livros e mais de 700 artigos.



Teoria de Piaget

- Para Piaget, a inteligência é o mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova e, como tal, implica a construção contínua de novas estruturas. Esta adaptação refere-se ao meio exterior.

- Os indivíduos segundo Piaget se desenvolvem intelectualmente a partir de exercícios e estímulos oferecidos pelo meio em que vivem. O comportamento de cada um de nós é construído numa interação entre o meio e o indivíduo.

- Esta teoria é caracterizada como interacionista. Quanto mais complexa for esta interação, mais "inteligente" será o indivíduo.

- Para Piaget a estrutura de maturação do indivíduo sofre um processo genético e a gênese depende de uma estrutura de maturação.


- Sua teoria nos mostra que o indivíduo só recebe um determinado conhecimento se estiver preparado para recebê-lo. Ou seja, se puder agir sobre o objeto de conhecimento para inserí-lo num sistema de relações.

- A partir de resultados oriundos de suas pesquisas biológicas, Piaget concluiu que todas as espécies herdam duas tendências básicas: organização e adaptação.
- Organização - combinação, ordenação, recombinação, reordenação de comportamentos e pensamentos em sistemas coerentes.

- Adaptação - As pessoas também herdam a tendência de se adaptarem ao seu meio ambiente. E a adaptação engloba dois processos básicos: assimilação e acomodação.

- Segundo Piaget, organizar, assimilar e acomodar podem ser vistos como um ato complexo de estabilização. Afirma que as mudanças efetivas no pensamento ocorrem devido a um processo de equilibração.

- Se aplicarmos um esquema específico a uma determinada situação e este funcionar, então existe tal equilíbrio, mas se o esquema não produzir um resultado satisfatório então existe o desequilíbrio. Por isso estamos em constante processo de assimilação e acomodação e com isso nosso pensamento muda e progride continuamente.

- Outros fatores essenciais para o desenvolvimento cognitivo: maturação e interação social.

Maturação ? se refere às funções cognitivas.

Interação social - intercâmbio de idéias entre pessoas. Aqui, a interação com outras pessoas faz com que haja um desequilíbrio em relação a conhecimentos físico e lógico ? matemático. Quando os pensamentos da criança entram em conflito com os pensamentos de outra criança ou mesmo com um adulto, ela começará então a questionar seus pensamentos.

- O desenvolvimento do indivíduo inicia-se no período intra-uterino e vai até aos 15 ou 16 anos. Piaget diz que a embriologia humana evolui também após o nascimento, criando estruturas cada vez mais complexas. A construção da inteligência dá-se, portanto em etapas sucessivas, com complexidades crescentes, encadeadas umas às outras. A isto Piaget chamou de "construtivismo seqüencial".

Segundo Piaget, o desenvolvimento do raciocínio se expressa nas seguintes etapas:
 Sensório ? motor (0-2 anos)
 Pré ? operacional (2-7 anos)
 Operacional concreto (7-11 anos)
 Operacional formal (11-adulto)

- Piaget acreditava que todas as pessoas passavam pelos mesmos estágios exatamente na mesma ordem.

Estágio sensório ? motor - o pensamento da criança envolve apenas ver, ouvir, tocar, mover-se, provar e assim por diante.

Estágio Pré ? operacional

- A criança ainda não domina as operações mentais.

- Segundo Piaget, o primeiro passo na passagem da ação para o pensamento é a internalização da ação, realizar uma ação mentalmente em vez de fisicamente.

- O primeiro tipo de pensamento que é separado da ação envolve os esquemas de ação de símbolos (palavras, gestos, sinais, imagens, entre outros), esta é uma importante aquisição deste estágio. A capacidade de trabalhar com símbolos ou palavras no lugar do objeto concreto é denominada função semiótica.

- Rápido desenvolvimento da linguagem.

- Distingue a fantasia do real, podendo dramatizar a fantasia sem que acredite nela.

- É muito difícil para a criança pensar "de trás para frente", ou imaginar como reverter os passos de uma tarefa.

- É também o período em que o indivíduo "dá alma" (animismo) aos objetos.
- A compreensão da conservação de matéria é ainda um processo abstrato para as crianças neste estágio.

- As crianças deste estágio são egocêntricas, elas não conseguem ter outro referencial sem serem elas próprias.

Estágio Operacional Concreto

- Reconhecimento da estabilidade lógica do mundo físico

- A percepção de que os elementos podem mudar ou serem transformados

- Conservar muitas de suas características originais, além de compreenderem que tais mudanças podem ser revertidas.

- Segundo Piaget a capacidade de um aluno resolver problemas de conservação depende de compreensão de três elementos básicos do raciocínio: identidade, compensação, e reversibilidade.



Operacional Formal

- Começa no início da adolescência.

- Capaz de raciocínio científico e de lógica formal e pode aceitar a forma de um argumento, embora deixe de lado seu conteúdo concreto, de onde se origina o termo "operações formais".

- A criatividade torna-se mais madura em relação aos demais estágios. Este estágio corresponde ao nível de pensamento hipotético ? dedutivo ou lógico ? matemático.

- Segundo Piaget a maioria dos alunos pode ser capaz de usar o pensamento operacional formal em apenas algumas áreas nas quais eles tenham mais experiência ou interesse.

A teoria de Piaget segundo a pedagogia

- Sujeito e objeto se constituem mutuamente, na interação. Eles constroem.
- O conhecimento não nasce com o indivíduo nem é dado pelo meio social. O sujeito constrói seu conhecimento através da interação com o meio (físico e social).
- A partir da equilibração o sujeito passa a construir seu próprio conhecimento.
- O professor além de ensinar, precisa aprender o que seu aluno construiu.
Podemos então dizer que a teoria de Piaget enquadra-se no modelo epistemológico Construtivista e no modelo pedagógico relacional.
Tipos de Construtivismo: Segundo Moshman (1982) o construtivismo é subdividido em três categorias: endógeno, exógeno e dialético.
O construtivismo endógeno ? Postula que o novo conhecimento é abstraído do conhecimento velho, ou seja, o conhecimento se desenvolve à medida que as estruturas cognitivas antigas vão se transformando. A teoria de estágio de desenvolvimento de Piaget é um exemplo de construtivismo endógeno.
O construtivismo exógeno ? O conhecimento é formado pela reconstrução da realidade do meio em que as pessoas vivem. "No construtivismo exógeno, aprender é construir estruturas mentais que reflitam a forma como as coisas realmente são no mundo".
O construtivismo dialético ? o conhecimento cresce a partir de fatores internos (endógeno), cognição, e de fatores externos (exógeno), social e ambiental.

Piaget X Vygotsky
Visões de aprendizagem Construtivismo Endógeno Construtivismo Dialético
Pesquisadores Piaget Vygotsky
Conhecimento Corpo de conhecimento variável, individualmente construído no mundo social. Construído sobre o que o aprendiz trás. Conhecimento socialmente construído, baseado no que os participantes constroem juntos.
Aprendizagem Construção ativa, reestruturação de conhecimento anterior. Ocorrem através de oportunidades múltiplas e diferentes processos para associar-se ao que já é conhecido. Construção cooperativa de conhecimento e valores socialmente definidos. Ocorre por meio de oportunidades socialmente construídas.
Ensino Desafio, pensamento orientado em direção a entendimentos mais completos. Construir conhecimento junto com os alunos
Papel do professor Facilitador/ guia. Facilitador/ guia/Co ? participante.
Papel dos colegas Não necessário, mas pode estimular o pensamento, levantar questões. Parte comum do processo de construção de conhecimento.

?


Referências bibliográficas:
BECKER,Fernando.Educação e Construção do conhecimento.Porto Alegre, Artmed, 2001, P.81.
DANTAS, Heloysa. A infância da razão. Uma introdução à psicologia da inteligência de Henri Wallon. São Paulo, Manole, 1990.
FLAVELL, John H. - A psicologia do desenvolvimento de Jean Piaget. Edit. Pioneira.
GALVÃO, Izabel. Uma reflexão sobre o pensamento pedagógico de Henri Wallon. In: Cadernos Idéias, construtivismo em revista. São Paulo, F.D.E., 1993.
MUSSEN, Paul H. - O desenvolvimento psicológico da criança. Edit. Zahar
NICOLAS, André - Introdução ao pensamento de Jean Piaget. Edit. Zahar.
PALANGANA,Isilda Campaner.Desenvolvimento & Aprendizagem Em Piaget e Vygotsky (A relevância do social). São Paulo, Plexus, 1994, P.9.
PAPERT,Seymour.A máquina das crianças ? Repensando a escola na era da informática.Porto Alegre, Artes Médicas, 1994, P.123.Trad.Sandra Costa.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. Formação social da mente. 3a ed., Rio de Janeiro, Martins Fontes, 1988.
WADSWORTH,Barry J.Inteligência e afetividade da criança ? na teoria de Piaget.
WALLON, Henri. Psicologia. Maria José Soraia Weber e Jaqueline Nadel Brulfert (org.). São Paulo, Ática, 1986.