Animes são desenhos de origem japonesa,que surgiram na segunda década do século XX. E logo após a segunda mundial começaram surgir outros animes cada vez mais modernos. Em 1906 apareceram os primeiros filmes de animação, em seqüência muitos outros começaram aparecer e ser grande sucesso para a população.

Os animes tem diversos significados. Para os japoneses, anime é tudo o que seja desenho animado, seja ele estrangeiro ou nacional. Já para os ocidentais, anime é todo o desenho animado que venha do Japão. Ao contrário do que muitos pensam, o anime não é um gênero de desenho animado, no Japão são criados filmes de diversos gêneros com os animes, sejam eles; comédia, terror, drama, ficção científica, etc.

Já os mangas são desenhos em quadrinhos feitos no estilo japonês. Qualquer que seja o desenho em quadrinho no Japão, ele é um mangá. Vários desses mangás que deram origem aos animes que vemos hoje com grande sucesso. No começo os mangás eram muito caros, por causa dos papeis que eram produzidos, mas, começaram a surgir alguns mangás na época, chamados de Akahons, estes livros eram produzidos com um papel mais barato e sua capa era vermelha, eles eram do tamanho dos cartões postais.

O público japonês é bem mais amplo na leitura dos mangás, não são somente os mais jovens que lêem. Lá no Japão tanto os adultos, como crianças também tem a cultura de ler, e chegam a ser produzidos milhões de exemplares das revistas por lá.

No Brasil o mangá chegou por volta de 1960, por conta da grande quantidade de descendentes de japoneses no país. Mas o sucesso mesmo dos mangás foi por volta do ano 2000. Também foi criada uma associação brasileira de desenhistas de mangás e ilustrações em fevereiro de 1984. Grandes títulos como Samurai, Cavaleiros dos Zodíacos e Dragon Ball fizeram sucesso nas bancas e nas telinhas.

Para os que são apaixonados pelos desenhos, já é possível conferir versão de cartões animados deles no site Clickut. Lá é possível enviar os recados para as pessoas que você mais gosta, de um jeito diferente e animado. Vale a pena conferir.