HISTÓRICO do vinho no Uruguai

 A história do vinho no Uruguai teve uma grande influência basca e francesa no século XIX, em especial com a introdução da uva Tannat proveniente de Madiran, França, considerada até hoje a mais importante variedade do país.

O tempo passou e houve a necessidade de estruturar a vitivinicultura para alavancar a qualidade dos vinhos elaborados. Para isso em 1987 foi criado o INAVI, Instituto Nacional de Vitivinicultura que organizou e implementou a atividade com o plantio de novas variedades européias.

 - 90% dos vinhos produzidos são consumidos no próprio país (50% vinhos rosados)

- Consumo: 24,7 litros por habitante/ano, colocando o Uruguai em décimo segundo lugar no consumo mundial. Fonte: OIV 2008

 REGIÕES

O plantio das uvas se concentra na costa sul, região de clima marítimo nos departamentos de Canelones, San José, Florida e Montevidéu.

 Outras regiões:

Artigas, Colônia, Durazno, Paysandú, Rivera e Salto.

 Uvas Tintas: Tannat, Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Pinot Noir, Syrah, Petit Verdot e Malbec.

Uvas Brancas: Chardonnay, Viognier,  Sauvignon Blanc, Gewurztraminer, Pinot Grigio, Semillon, Muscat.

 Os vinhos uruguaios são na sua maioria varietais e devem ser consumidos jovens. Alguns produtores estão investindo em vinhos complexos e encorpados para um armazenamento mais longo.

 A uva Tannat é considerada a uva emblemática do Uruguai e apresenta características diferentes de seu país de origem França, onde os vinhos são leves e delicados.

 Os vinhos dessa uva no Uruguai apresentam cor profunda, aromas deliciosos de frutas negras, geléias e chocolate e são muitos encorpados, com taninos macios e sedosos.