A HISTÓRIA DO VAREJO

 

O que é o Varejo?

O varejo  é um comercio que vende pequenas quantidades  para o consumidor final, com o preço final mais acessivo para os consumidores.

O surgimento do Varejo no Brasil

O varejo no Brasil começou desde a colonização portuguesa que fizeram os índios de escravos para extrair as riquezas naturais, como arvores Pau-Brasil, açúcar, pedras preciosas, quando os portugueses já começavam a implantar  o varejo vendendo as matérias primas em grande quantidade  e diversos produtos ,exemplo na época da escravidão poderia considera um comercio de varejo onde via os “navios negreiros” com dezenas de escravos pra serem vendidos,  e também as madeiras brasileiras como tal o Pau-Brasil que era utilizado de diversas formas como  a cor natural avermelhada as sementes era usadas para colorir roupas.

Com a evolução  da sociedade e a independência do Brasil  veio para o comércio muitos fazendeiros que faziam suas plantações com mão de obra escrava, plantações de café, algodão, cana de açúcar e vendia para o comércio onde  iam consumidores  para adquirir  diversos produtos. O mercado era considerado como varejista pelas características de armazém  com uma grande variedade de produtos em grandes quantidades e o preço era acessível para gerar um alto fluxo de capital.

Nos dias de hoje pelo século XXI  a evolução mudou muito nos estilos de varejo no Brasil com comércios de ruas, shopping, uma grande variação de varejo aumenta a concorrência de acordo com o crescimento e evolução do mercado.

Na contemporaneidade é nítida a expansão do varejo e as estratégias mercadológicas se faz necessária devida à competitividade e modernidade. A globalização é um dos fatores importantes nesse crescimento, pois tem sido porta de entrada para novos investimentos e impulsionando o setor na busca de novos espaços. O varejo relacionado ao comércio de veículos e os de supermercado são os de maiores representatividade.

Uma das estratégias do varejo é trazer o consumidor para perto de si e para isso tem investido em pesquisa de satisfação, financiamentos, redução de juros e maiores prazos. O Governo também tem contribuído para esse crescimento investindo na isenção de impostos sobre determinados produtos o que faz com que esses itens cheguem até o consumidor com preço reduzido alavancando as vendas e consequentemente contribuindo para o aumento da economia,

Facilitações do Varejo

Uma das facilitações do varejo tanto na hora da compro ou na hora do pagamento é que os consumidores  tem a facilidade de escolher o seu produto em pequenas quantidades e tem à disposição a variedades dos produtos  e profissionais bem capacitados para fazer o melhor atendimento ao cliente. Os consumidores  possui uma grande variedade de promoções  levando o consumidor  adquirir os produtos  em liquidações. Quando o consumidor final for efetua o pagamento das compras realizadas no seu varejista mais próximo da sua região, ela vai dispor de uma variedade de gateway (forma de pagamento).  Inclui também nessa facilidade as comprar pela internet.  Apesar de alguns consumidores ainda serem um pouco resistente a essa nova modalidade, grande parte dos consumidores tem feito sua comprar através de sites de vendas e os preços na maioria das vezes tem se tornado um grande atrativo.

A visibilidade e a importância do varejo na economia são indiscutíveis e por isso se faz necessário ter um olhar direcionado para esse setor varejista de forma que o mesmo possa suprir novas demandas juntos aos seus consumidores.

  

Referências

KATO, Heitor Takashi. Varejo. Rev. adm. empres.,  São Paulo ,  v. 52, n. 6, Dec.  2012 .   Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902012000600012&lng=en&nrm=iso>.Acesso em 14 out. 2013. 14:33 

VIEIRA, Valter Afonso. Mensuração da qualidade de serviço no varejo eletrônico e seu impacto sobre as intenções comportamentais. Rev. adm. empres.,  São Paulo ,  v. 50, n. 2, June  2010 .   Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902010000200006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 14 out. 2013. 16:20