Um dos nomes que mais tem aparecido na mídia é o do Anderson Silva, não é mesmo? O famoso Spider tem feito grande sucesso no tal do UFC. Mas o que é afinal?

O Ultimate Fighting Championship, mais conhecido por UFC, reúne diversas artes marciais em suas lutas, que são inspiradas por aqueles torneios de Vale Tudo. As artes envolvidas são jiu-jítsu, boxe, tae kwon do, caratê, entre muitas outras.

Você conhece as regras básicas que definem os vencedores desse torneio? No octógono, são feitos três assaltos de cinco minutos, a não ser em decisão de título, aonde são conquistados os cinturões, em que a luta principal é feita em cinco assaltos de cinco minutos.

Os resultados se dados de acordo com oito critérios:

  1. Desqualificação, quando são dados golpes ilegais propositadamente, sendo eles: cabeçadas, golpes na região genital, golpes na região anterior à cabeça, entre outros. Esse critério também pode valer quando algum movimento proibido é realizado, como segurar nas grades em vários momentos seguidos.

  2. Já a finalização acontece quando um lutador aplica em seu oponente alguma técnica que caracteriza a luta agarrada, podendo ser chaves e estrangulamentos. Mas a finalização ocorre mesmo quando o lutador que está sofrendo o golpe demonstra desistência da luta, através de batidas no chão do octógono, verbalmente ou quando o árbitro da luta julgar necessário.

  3. O famoso nocaute pode ocorrer quando um lutador recebe um golpe legal e fica inconsciente, ou é considerado inapto a continuar a luta devido a critério médico, ou o árbitro interrompe por não haver reação de defesa, ou quando o próprio lutador demonstra-se lesionado demais, ou por decisão dos três juízes ao final dos rounds.

Os primeiros eventos do tinham como objetivo determinar o melhor lutador do mundo, independente do tipo de luta que praticasse. Para serem consagrados como tais, os competidores deveriam ganhar três lutas do torneio para serem campeões do Ultimate Fighting Championship. O primeiro evento aconteceu em 1993 e foi vencido por um brasileiro, o Royce Gracie.

O evento nunca registrou morte, apesar de não apresentar muitas regras. A primeira transmissão televisionada foi ao ar em 2002 e transmitida pelo SBT. Hoje em dia é possível assistir UFC Ao Vivo pela televisão ou online através do site ufc.tv