A palavra Emo está na boca do povo, seja nos EUA, país onde o termo surgiu, seja no Brasil. Embora, seja também uma tribo com comportamento bem definido, o Emo é na verdade, uma vertente musical do rock. Conhecido por sua música melódica, o Emo é facilmente indetificável por suas letras que beiram a confissão.

O termo apareceu as primeiras vezes em fanzines independentes norte-americanos do final da década de 90 que, acharam que algumas bandas de som baseado no hard core, continham letras emotivas demais. Antes do termo ser apenas emo, essas bandas foram taxadas de emocore (emotional + hard core).

No começo era comum apenas no underground, mas no início do século XXI passou a figurar a cultura popular. Uma das bandas reponsáveis foi o "Dashboard Confessional" que conquistou uma leva de fãs adolescentes, tornando o movimento conhecido do grande público. Aos poucos surgiram outras bandas "Simple Plan", "Good Charlotte", "Fall Out Boy" e "Panic! at the Disco", que nunca se declararam emos, mas acabaram criando essa identificação em diversos jovens do planeta.

No Brasil, o movimento apareceu forte. Grupos jovens dominaram as rádios, a MTV e até mesmo as grandes emissoras. Nx Zero, Restart, Strike e mais uma centena de bandas independentes, levaram milhões a shows. Os jovens queriam ouvir rock, mas sem deixar de lado suas emoções.

Como todo movimento musical, o emo também acabou criando sua identidade e cultura. Os jovens que curtiam esse tipo de som possuíam um jeito doce de se vestir, lembrando a emoção das músicas. Tudo isso mesclado com a cor preta que, representava a força do hard core. Os emos criaram gírias, comportamento, estilos e penteados próprios, representando assim, todo o sentimento de uma geração desnorteada.

Embora existam muitos preconceitos em torno desse gênero, o grande motivo de tudo isso, é a forma como a mídia explorou o tema. Emo, nada mais é que um hard core que, fala de sentimentos abertamente, acolhendo seus fãs.

Hoje a cultura Emo está em todos os lugares. Em sites como Clickut você pode aproveitar para mandar recados animados especiais utilizando o tema. Como tudo nesse universo emo, você vai perceber que com esses recados é quase impossível não se emocionar, não deixe de enviar recados animados emo.