A HISTÓRIA DO LÚDICO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO APRENDIZAGEM

 

Edileide Xavier de Oliveira (1)

Maricleide dos Santos Araújo (2)

Marineide dos Santos Silvestre (3)

Rosivaldo de Andrade Ferreira (4)

 

Resumo

 

O presente artigo tem por objetivo analisar a relação do lúdico como facilitador da aprendizagem na sala de aula. Como ilustração trazemos ao leitor o relato de uma experiência pedagógica-oficina com jogos realizada em 2010 com professores do Município de Mari-PB. O nosso interesse é mostrar o quanto o lúdico pode ser um instrumento indispensável na aprendizagem, no desenvolvimento e na vida das crianças, tornando evidente que os professores e futuros professores devem e precisam tomar consciência, disso. Mostraremos também a importância do lúdico e como ele, os jogos, os brinquedos e as brincadeiras podem ser importantes para o desenvolvimento e para a aprendizagem das crianças. Para isso achamos que se faz necessário saber o significado do lúdico, conceituar os principais termos utilizados para designar o ato de brincar tornando-se também fundamental analisar o processo lúdico. Analisamos também que as escolas com as novas tecnologias, estão esquecendo a sensibilidade de cada aluno, a sociedade investe neste século, em alunos dinâmicos, mas não é isto que esta acontecendo pois tem alunos sem garra, planos para o futuro,despreparados. Na realidade atual há necessidade das escolas mudarem, ter iniciativas também dos professores, com projetos e medidas educacionais.

ALMEIDA (2003) “na educação precisa ter ambientes agradáveis, lúdicos prazeroso para ter uma aprendizagem mais ativa”, temos que atrair as crianças por meio de jogos pedagógicos. Desta forma, esperamos oferecer uma leitura mais consciente acerca da importância do brincar na vida do ser humano, e em especial na vida da criança.

 

Palavras-chave: lúdico – aprendizagem – professores

 

 

1. INTRODUÇÃO

 

A idéia de pesquisar sobre o lúdico como instrumento facilitador da aprendizagem, ocorreu a partir da disciplina Relações interpessoais e o cotidiano escolar com a Professora Bethania Lira ministrada na Faculdade Integrada de Patos em Abril de 2010, idéia que pela nossa concepção nos ajudou no processo de desenvolvimento deste artigo.

A nossa intenção também deste artigo e sensibilizar os professores do Município de Mari-PB do importante papel que os jogos exercem no desenvolvimento da criança. Por isso se faz necessário saber o significado do lúdico conceituar os principais termos utilizados para designar o ato de brincar, tornando-se também fundamental analisar o papel do educador neste processo lúdico, e ainda os benefícios que o brincar proporciona. Desta forma esperamos oferecer uma leitura mais consciente acerca da importância do brincar na vida do ser humano, e em especial na vida da criança.

Sabemos que a cada dia as escolas estão sempre adotando diferentes recursos para dar conta das necessidades que envolvem a formação dos alunos, na Educação escolar. Sabe-se também que as crianças desejam ter um ensino que lhe de prazer, motivação, se divertindo e ao mesmo tempo, aprendendo e desenvolvendo suas capacidades e habilidades necessárias para que possam estar inseridas no meio social.

Assim, é importante termos sempre em mente a fase em que a criança se encontra para podermos selecionar as atividades e jogos que iremos lhes propor. Lembrando sempre que a criança não é um adulto pequeno e, o que irá determinar seu interesse serão quase sempre as atividades lúdicas, pois são essas que lhes proporcionam maior prazer.

A forma como nós professores iremos trabalhar as atividades lúdicas, são  de fundamental importância para ajudar a criança na construção da sua afetividade, ampliar sua linguagem, seus conhecimentos, suas competências psicomotoras e , enfim, seu desenvolvimento cognitivo e sócio-relacional.

Os jogos constituem um fator indispensável para o desenvolvimento intelectual motor e afetivo da criança. Eles são a sua via natural de auto expressão. Os jogos permitem explorar e entender o mundo que a rodeia através de todos os seus sentidos e proporcionam-lhe os meios para expressar as suas ações sentimentos e idéias.

É muito importante aprender com alegria, com vontade. Comenta Kischimoto (1993, p.36) que “ Educar e ir a direção à  alegria” as técnicas lúdicas fazem com que a criança aprenda com prazer, alegria e entretenimento, sendo relevante ressaltar que a educação lúdica está distante da concepção ingênua de passatempo, brincadeira vulgar, diversão.

O lúdico deve ser considerado como parte integrante da vida do homem não só no aspecto de divertimento ou como forma descarregar tensões, mas também como uma forma de penetrar no âmbito da realidade, inclusive na realidade social. Sobre o aspecto lúdico e sociedade, Kischimoto (1993, p.110) nos diz que:

Brincando (...) as crianças aprendem (...) a cooperar com os companheiros (...), a obedecer às regras do jogo (...), a respeitar os direitos dos outros (...), a acatar a autoridade (...), a assumir responsabilidades, a aceitar penalidades que lhe são impostas (...), a dar oportunidades aos demais enfim, a viver em sociedade.

Como nos diz Santo Augustinho (apud Santos 1997, p.45): “o lúdico é eminentemente educativo no sentido em que constitui a força impulsora de nossa curiosidade a respeito do mundo e da vida, o princípio de toda descoberta e toda criação”.

 

2. Relato de experiência: oficina com jogo

               Fica clara para nós a importância do lúdico na escola durante a infância, pois, percebemos que quando o interesse da criança é levado a sério podemos dar estímulos importantes no desenvolvimento dela. Afinal, trabalhamos mais e melhor se fazemos isso nos divertindo. Conforme diz Santos (1999, p.12), para a criança, “brincar é viver”. Esta é uma afirmação muita bem aceita, pois a própria historia nos mostra que as crianças sempre brincaram, brincam e continuarão a brincar. Lendo as concepções de vários escritores, pudemos observar que o brinquedo, e para a criança uma maneira ilusória, imaginaria de realizar desejos impossíveis. Diante disso tivemos uma participação efetiva dos alunos envolvidos na pesquisa onde os mesmos demonstraram satisfação e desenvolvimento na aprendizagem. Acreditamos que estudar brincando, contribui para o desenvolvimento intelectual e emocional dos alunos.

 

2.1. Titulo do jogo: A pescaria

 

2.2. Objetivo: Proporcionar a oportunidade de desenvolver o raciocínio lógico, a percepção visual, aprimorando o processo de leitura.

2.3. Material: Uma caixa de sapato, isopor picado, E.V. A,   dois palitos de churrasco, barbante e arame fino, papel oficio e lápis hidrocor.

2.4. Dinâmica, regras e funções do jogo

a- Desenhar no E.V.A um peixe visto de lado, medindo cerca de 10cm. Recortá-lo e usá-lo como modelo para fazer 20 peixinhos.

b- Fazer um furo na boca de cada peixe e fixar etiquetas com o conteúdo abordado.

c- Cobrir a caixa e decorá-la a gosto, depois encher com o isopor picado.

d- Depois de colocar o isopor na caixa em seguida encaixar os peixes pelo rabo de modo que só a cabeça fique de fora.

e- Curvar um arame, dando-lhe a forma de anzol e amarrá-lo na extremidade do palito de churrasco com um barbante que meça aproximadamente 30cm.

f- A pescaria e praticada com dois alunos, um de cada lado com uma vara de pesca.

g- Os participantes tem que ficar na mesma posição, com uma das mãos para trás.

h- Aquele que pescar mais peixes e conseguir realizar o que se pede nas etiquetas fixadas em cada peixe, será o vencedor.

 

3. Discussões e conclusões

 

          O artigo realizado sobre “A história do lúdico como instrumento facilitador no ensino aprendizagem foi de grande importância, para o enriquecimento da nossa vida acadêmica.

          Esta pesquisa possibilitou uma compreensão mais aprofundada dos pensamentos e sentimentos de nos professores da atualidade na Educação Infantil quanto também do Ensino Fundamental sobre questões pertinentes ao trabalho como o lúdico nas escolas. Mostrou que os educadores que lidam diretamente com as crianças percebem o brincar como relevante para os diferentes aspectos do desenvolvimento, reconhecendo que proporciona mudanças de comportamento, fazendo surgir novas formas de respostas e de ação às solicitações do meio em que as crianças vivem. Nas escolas onde foram aplicadas as oficinas as professoras deram destaque aos jogos como fonte de aprendizagem, como forma de socialização, pois ao se relacionarem, aprendem a conviver com seus pares.

           O papel das escolas onde foram aplicadas as oficinas, a valorização e a interação social para a livre expressão, e do modo que as professoras conduziam seu trabalho, foi observado que todas estavam cumprindo seu papel com êxito, com a idéia de mostrar a questão da ludicidade, como forma de desenvolver a autonomia dos alunos, requer o livre uso dos jogos e materiais para expressarem os projetos criados por eles.

            Esperamos que este trabalho possa servir de fundamentação para todos os professores(as) que queiram inovar sua prática, tenham nos jogos aliados permanentes, possibilitando às crianças uma forma de desenvolver as suas habilidades intelectuais, sociais e físicas, de forma prazerosa e participativa, uma vez que os jogos são de grande contribuição para o processo ensino e aprendizagem. Sabemos que para as etapas de construção do conhecimento ocorra, temos que colocar como grande importância e estimulação por meio de jogos, pois as crianças sentem prazer em brincar e passam a conhecer a si mesma e os papéis de outras pessoas na sociedade.

             Hoje sabemos por muito que pesquisamos que os jogos realmente contribuem para a construção da inteligência, desde que sejam usados em atividade lúdica prazerosa e com questionamentos do professor, respeitando as etapas de desenvolvimento intelectual da criança. Os benefícios de uma infância bem vivida em termos lúdicos fazem-se sentir ao longo da existência do indivíduo.

Segundo Kischimoto, (1997, p.36)

“As experiências lúdicas da meninice serão lembradas por toda a vida, pelo prazer e pela alegria que proporcionaram ao corpo e ao espírito.”

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica: técnicas e jogos. São Paulo: Loyola, 1990.

GIL, A.C. Como Elaborar Projeto de Pesquisa. 3 ed.São Paulo: Atlas,1991.

KISCHIMOTO, T. M. Jogos tradicionais infantil: O jogo, A criança e a Educação. Petrópolis: Vozes, 1993.

SANTOS, Santa Marli Pires. 1999. Brinquedoteca: O Lúdico em Diferentes Contexto. 4. ed. Petrópolis: Vozes.

Aos autores:

 

(1)  Edileide Xavier de Oliveira – Pedagoga, Professora do Ensino Fundamental do Município de Mari-Pb

(2)   Maricleide dos Santos Araújo – Pedagoga, Professora de Educação Infantil do Município de Mari-Pb

(3)  Marineide dos Santos Silvestre – Pedagoga, Professora do Ensino Fundamental do Município de Mari-Pb

(4)  Rosivaldo de Andrade Ferreira – Pedagogo, Especialista em Educação Infantil e Orientador Educacional do Município de Mari-PB.