Donkey Kong é uma das séries de videogame mais famosa de todos os tempos. Com o personagem principal sendo um divertido gorila, esse jogo de plataforma foi produzido na Colecco pela primeira vez no ano de 1982.

Em 1994, a Nintendo conseguiu a licença para desenvolvimento e produziu o game "Donkey Kong Country" para Super Nintendo. Considerado um verdadeiro salto na história dos games, esse foi o jogo que a Nintendo utilizou para tentar conquistar o mercado norte-americano. E não é que deu certo?

Uma verdadeira obra-prima do mundo dos games, "Donkey Kong Country" sempre entra na lista dos melhores games de todos os tempos. Este jogo chamou a atenção inicialmente, porque apresentava gráficos jamais vistos antes numa plataforma de 16bits. Embora o investimento em recursos e tecnologia tenham sido altos, a própria Nintendo se surpreendeu com o sucesso.

O sucesso foi tanto que, nos dois anos seguintes, foram lançadas duas sequencias do game: "Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest" e "Donkey Kong Country 3: Dixie Kong's Double Trouble". Por sua vez, em 1999, a Nintendo resolveu trazer o game Donkey Kong para animar o seu novo console, o Nintendo64. Novamente um sucesso, não era difícil perceber que a franquia era uma mina de ouro.

Ao longo dos anos, o personagem acabou aparecendo em uma série de outros jogos como o Mario Kart DS. Mario Bros, aliás, é um dos personagens que mais aparecem junto a Donkey Kong. O último game dos dois foi "Mario vs. Donkey Kong" lançado no ano de 2010.

Donkey Kong é um clássico que, conquistou jogadores de diversas gerações. O legal é que, seus jogos não estão disponíveis apenas nos consoles da Nintendo. Com um computador conectado a internet, você consegue jogar gratuitamente vários jogos online do Donkey Kong. Aproveite, além de ser grátis, em sites de jogos online como o Show de Jogos você nem vai precisar fazer download.