Filho de uma brasileira e de um nigeriano nascido em 23 de abril de 1983, em Londres. Taio Cruz, é cantor, produtor e performer. Interessado por música desde sua infância no primário. Fundador e CEO do Rokstarr Music London, em 2006 assinou um acordo de parceria com a empresa UmMusic, Republic Records e com a Island Records. Taio gosta de ritmos que são populares, como pop, rock e dance.

A trilha sonora de sua vida teve a participação de grandes astros da música como, Madonna, Mad, Michael Jackson, Steve Wonder, Marvin Gaye. Sonhava em um dia ser um astro da música na América, assim como seus ídolos.

Hoje suas canções fazem muito sucesso nas rádios, nas paradas de sucesso hoje está o seu álbum de estréia, Rokstarr, lançado em 1° de junho. O seu próximo single a ser lançado é uma parceria com Ke$ha e leva o nome de "Dirty Picture", que vem prometendo muito para os que já ouviram a canção.

Também tiveram sucessos seus que foram lançados nos Estados Unidos nas vozes dos cantores Akon, Britney Spears, Usher, Mya, Red Zone, Dallas Austin, Taylor Shae, Rich Harrison e Pha Jazzie, e no Reino Unido, Omar, Nitin Sawhney, Wookie e Will Young. A canção "Your Game", escrito por Taio para Will Young, foi multi-platina e ganhou o prêmio de Melhor Single Britânico, no Brit Awards.

Além de cantor e compositor, Taio também tem uma marca de vestuário associada a seu nome a Rocksstarr, que vende acessório de moda, como óculos de sol, que já é usada por muitos artistas. A loja de acessórios possui nome homônimo a seu álbum atual e assim como ele também está estourando nas paradas de sucesso.

O cantor já tem algumas surpresas planejadas para o próximo disco, misturas que com certeza farão com que seus fãs e até mesmo quem ainda não curte tanto som, fique curioso para escutar. O álbum promete ser bem ousado e atingir um público que sabe apreciar o que a música pop tem de melhor para oferecer.

É muito fácil encontrar as músicas do Taio na internet. É possível encontrar letras de música, vídeos, novidades e traduções. Tudo para você ficar ainda mais perto dessa grande promessa da música.