Nascido em 14 de novembro de 1956, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul,desde os doze anos de idade, Almir Eduardo Melker Sater, já tocava violão. Aos 20 anos foi morar no Rio de Janeiro para estudar Direito. Mais pra frente largou a carreira de direito para se dedicar a música, logo depois que escutou uma dupla mineira no Largo do Machado.

Retornou para Mato Grosso do Sul, e começouuma duplacom um amigo o nome da dupla era Lupe e Lampião, em que ele era o Lupe. No ano de 1979 resolveu ir paraSão Paulo, onde conheceu a Tetê Espíndola, na época líder do grupo Lírio Selvagem. Fez alguns shows com o grupo, depois passou a acompanhar a cantora Diana Pequeno.

Na carreira musical teve seu primeiro disco gravado em 1980, o "Estradeiro",que contou com a participação de Tião Carreiro. O segundo álbum foi em 1982, o "Doma", que marcou o encontro com o parceiro Paulo Simões.Em 1985, lançou o álbum "Instrumental". Em 1986 lançou Cria, onde teve a parceria com Renato Teixeira, com quem compôsessas entre outras canções, "Trem de lata" e "Missões Naturais".Em 1989 gravou o disco "Rasta Bonito", um encontro da viola caipira com o banjo norte-americano.

Em 1990, gravou seu segundo disco "Instrumental2". Em 1992 teve a gravação de um disco ao vivo, Almir Sater Ao Vivo. "Terra dos Sonhos", foi gravado em 1994 e em 1997 foi a vezdo disco "Caminhos que Me Levem". Em 2006 teve o seu último disco gravado "7 sinais".

Almir também teve sua carreira marcada na televisão. Foi convidado 1990, para participar da Novela Pantanal, pela Rede Manchete, como Xeréu Trindade. Em 1991, participou de A História de Ana Raio e Trovão, como Zé Trovão, também pela Rede Manchete. Participou da novela "O Rei do gado", em 1996, como Aparício Pirilampo, pela Rede Globo. E em 2006 fez a o papel de Marino, na novela "Bicho do Mato", da Rede Record.

É muito fácil encontrar os sucesso de Almir Sater e também curiosidades sobre sua carreira pela internet. Podemos encontrar vídeos e matar a saudade da época em que o ator e cantor participou das novelas, letras de músicas e muito mais. Basta entrar na internet e conferir.