Alceu Paiva Valença, mais conhecido como Alceu Valença, é um cantor e compositor nascido em 1 de Julho de 1946, no interior de Pernambuco.

Filho de um político, sua relação com a música começou ainda na infância através de 3 ícones da cultura nordestina e cantadores de feira da sua cidade natal: Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga e Marinês. Além disso, Alceu é neto de um poeta e violeiro, chamado Paulo Alves Valença.

Após se formar em direito em 1969 e trabalhar como advogado e jornalista, Alceu vai para o Rio de Janeiro viver de música em 1971, juntamente com seu amigo Geraldo Azevedo. No entanto, a carreira de ambos não obtém muito sucesso neste período.

Na década de 70, Alceu participou de um festival da Globo, cantando Vou Danado pra Catende. Um ano depois, gravou o LP Molhadro de Suor. Em 1975, o cantor tem uma de suas músicas incluída na trilha sonola da novela Gabriela da TV Globo. No entanto, a grande ascensão do cantor inicia-se apenas em 1977 com o disco Espelho Cristalino.

Três anos depois, em 1980, o cantor lança o LP Coração Bobo. A música de destaque, que leva o mesmo nome que o álbum, traz maior projeção para a carreira do cantor, fazendo com que este passe agora a se apresentar a diversos locais do país.

Alceu, juntamente com Geraldo Azevedo, Zé Ramalho e Elba Ramalho, visita várias cidades em uma série de shows chamado O Grande Encontro, que, posteriormente transformou-se em um CD da BMG com o mesmo nome.

Outra parceria seria marcada em 2000. Desta vez, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Naná Vasoncelos e Morais Moreira marcariam o "Pernambuco em canto: carnaval de Olinda" no Festival de Montreux (Suíça).

No ano de 2009 o cantor passa a trabalhar em um filme chamado Cordel Virtual, um musical repleto de elementos típicos que remetem à sua infância no Nordeste. Caso seja fã ou queira conhecer mais sobre Alceu Valença, você pode acessar as letras do Alceu Valença no site de letras de músicas http://qualealetradamusica.com.br/.