Afrodite, a mais bela e sedutora das deusas, casou-se com Hefesto, o coxo deus do fogo e o mais feio dos imortais. Vivia nos jardins do Olimpo, cercada pelos arbustos de murtas já florescidos, com suas flores brancas (ou levemente rosadas) a contrastar com o verde-escuro de suas folhas que, quando esmagadas, exalavam um perfume suave e agradável. Sentia-se, naquele lugar, na fumaça dos incensos, o cheiro forte da mirra que queimava. As Graças Aglae ("A Brilhante", "O Esplendor"), Tália ("A Verdejante") e Eufrosina ("Alegria da Alma"), como sempre, faziam companhia à Afrodite que, ansiosa e ardente em seus desejos loucos, sempre queria saciar suas ardentes e voluptuosas vontades.
A deusa Afrodite sempre amara a alegria e o glamour. Nunca se satisfazia em ser a esposa caseira do trabalhador Hefesto, por isso amou e foi amada por muitos deuses e mortais. Foi infiel ao deus do fogo, pois era in-sa-ci-á-vel! Traiu Hefesto, sobretudo com Ares, divindade da guerra, com quem teve, entre outros filhos, Eros (deus da paixão e do amor), Anteros (deus da ordem), Fobos, Deimos (personificações do medo e do pânico)e Harmonia (deusa). Teve também filhos de pais diferentes, todos frutos de suas traições: Hermafrodito (deus que representa os dois sexos), Príapo (deus da fertilidade), Eneias (guerreiro troiano favorecido pelos deuses), Himineu (deus do casamento) e Adônis (jovem muito lindo que tornou-se o símbolo da vegetação que morre no inverno e renasce na primavera).
Afrodite foi consagrada a deusa do amor. Era também símbolo do erotismo, da fertilidade e da beleza corporal. O poder sedutor desta deusa concentrava-se em um cinturão que a tornava irresistível aos olhos de homens e deuses. Foi este mesmo cinturão que um dia a deusa Hera pedira à deusa do amor emprestado para encantar Zeus durante a Guerra de Troia, favorecendo os gregos.
O nome Afrodite significa "Espuma do Mar", pois, segundo Hesíodo, ela era a filha da espuma dos órgãos genitais de Urano que foram lançados ao mar por Cronos, o deus do Tempo. Já, segundo Homero, Afrodite era filha de Zeus e Dione (deusa das ninfas e também filha de Urano).
Perséfone era sua principal rival, tanto pela disputa por Adônis quanto no que dizia respeito a quem era a mais bela do Olimpo. Afrodite não admitia que nenhuma outra mulher se comparasse a ela no quesito beleza, punindo (somente as mortais) as se atrevessem a comparar a beleza que possuíam com a sua. Exemplos disso foram Psiquê e Andrômeda, severamente castigadas pela vaidosa deusa.

Autora: Luciane Mari Deschamps