A história da Igreja Batista Nacional Nova Aliança em Buriticupu-MA No dia 15 de Setembro de 2004, foi realizado o primeiro trabalho evangelístico da Igreja Batista Nacional na casa do irmão Crispim, às 19:30h com a presença de 22 irmãos.Trabalho este dirigido sobe a liderança espiritual do pastor Nilson Gigante de Imperatriz-MA. que na ocasião ministrou a palavra do Senhor Jesus Cristo baseado no texto de Isaias 43.9 "Todas as nações, congreguem-se; e, povos, reúnam-se; quem dentre eles pode anuciar isto e fazer-nos ouvir as predições antigas? Apresentem, para que se ouça e se diga: Verdade é!"

Porém no dia 07 Novembro de2004, as reuniões foram transferidas para residência do irmão Claudenor Alves Ferreira no bairro Terra Bela, ainda com a cobertura espiritual do pastor Nilson Gigante, que alimentou os irmãos com a palavra de Deus até o final do mês de Novembro do corrente ano. A partir de 1º de Dezembro do mesmo ano os trabalho da igreja passou a ser coordenado pela Igreja Batista Nacional Nova Aliança de Açailandia-MA, autorizada pela CBN-MA (Convenção Batista Nacional do Maranhão)que disponibilizou seus obreiros: Anilton Vitorino Silva e irmão João Barbosa de Oliveira para auxiliar mais uma agencia do Senhor Jesus em Buriticupu.

Mais uma vez os trabalho da igreja foi transferido e desta vez para um salão alugado no centro da cidade na AV. João Castelo, no dia três de Março de dois mil e cinco com presença do obreiro Anilton Vitorino Silva e os cultos passaram a ser realizados nas terças (culto da vitória), sábados (culto dos jovens) e domingos (culto da família).

Logo após começamos os trabalho neste novo local a igreja sede disponibilizou dois obreiros para serem sabatinados pela igreja de Buriticupu a fim que fosse escolhido um para liderar a igreja local, participaram da sabatina (uma espécie de reunião com perguntas aos obreiros) os obreiros Isvalto e Josias Ribeiro Santos sendo escolhido o ultimo que veio acompanhado de sua esposa Francimeire e de seus filhos João Marcos e Débora. Aos seis dias do mês de Agosto de dois mil e cinco às dezenove horas e trinta minutos, na Avenida João Castelo em culto solene com os membros e congregados da igreja, o pastor Presidente da igreja sede Marivaldo Rodrigues Macedo deu posse ao obreiro Josias Ribeiro Santos como líder espiritual da referida igreja. O obreiro Josias logo ao assumir intensificou as campanhas de restauração espiritual, familiar e financeira dos irmãos no culto das terças intitulado de culto da vitória, como também priorizou o ministério de evangelização, foi também o obreiro Josias que deu início os trabalhos de evangelização no povoado Ferro Velho a 40 Km. de Buriticupu no município de Santa Luzia, que posteriormente foi paralisado devido as constantes chuvas já que os trabalhos eram realizados ao ar livre.

Ainda sobe liderança espiritual do obreiro Josias a igreja adquiriu um terreno de 18,2 metros de largura por 36,5 metros de comprimento com uma pequena construção em madeira com 105 metros quadrados construído e no dia 22 de janeiro de dói mil e seis ( domingo ) foi realizado o primeiro culto neste novo endereço sendo lido Ageu cap.2 e versículo 9, pelo vice moderador Claudenor Alves Ferreira.

Nasce então encabeçado pelo obreiro Josias Ribeiro Santos o sonho de levantar um grande templo para adoramos e glorificarmos o Senhor Jesus, sonho este que começou seu pontapé inicial no dia 28 de novembro de 2006 sendo feito o lançamento da pedra fundamental com a leitura de Gênesis 28:18,19 "Então se levantou Jacó pela manhã de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por travesseiro, e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela. E chamou o nome daquele lugar Betel; o nome daquela cidade antes era luz". E em seguida uma oração agradecendo a Deus pela oportunidade dada de construímos um palácio com a finalidade de reunimos-nos para adoramos e exaltar-mos o único Deus vivo o Deus de Israel.

È importante ressaltar que os primeiros meses de 2007 foi um período difícil financeiramente para a igreja e praticamente a construção paralisou-se. Em março de 2007 o obreiro Josias foi convidado pelo Conselho de Missões a assumir a igreja Batista Nacional de Itinga do Maranhão após uma conferência de três dias com os irmãos da referida igreja aceitou o convite uma vez que a igreja de Itinga, estava sem pastor, no mesmo período o Conselho de Missões da igreja sede trouxe para uma conferência naigreja de Buriticupu-Ma o Pastor José Quinto Gomes ( Silvano ) de Fortaleza-CE, oriundo da Igreja Deus é Espírito logo, passou pó uma espécie de sabatina com a liderança e alguns irmãos da igreja, após alguns dias a diretoria reuniu-se e achou-se por bem convidar o pastor Silvano que também era cantor e já tinha seu primeiro cd gospeu gravado a assumir a igreja em Buriticupu, o pastor veio acompanhado por sua esposa Elisangela Menezes e de seus filhos Ismina e Malon, sua posse foi realizada no dia 30 de Março de 2007 pelo pastor presidente da igreja sede Marivaldo Rodrigues Macêdo, orientado pela diretoria da igreja o pastor Silvanoreabri os trabalhos de evangelização no Ferro Velho, uma antiga reivindicação do diácono CrispimGonçalves dos Santos onde moram os irmãos Neo e irmã Creuza que havia sido paralisado anteriormente. Ao assumir a igreja o pastor Silvano inicia uma campanha de 40 dias de oração ás 18:00hpor diversos pedidos.

Foi também na liderança do pastor Silvano que a igreja conseguiu através de movimentos para levantar fundos e doações dos próprios irmãos o término do templo sede situado na Rua do Flamengo no centro de Buriticupu.

Os dias se passaram e finalmente a inauguração do templo da igreja, com 250m quadrados foi realizada nos dia 25, 26 e 27 de Abril de 2008 com a presença de irmãos de outras igrejas evangélicas, como também autoridades e pastores convidados, sendo que no dia festivo 25/04/08 a palavra foi ministrada pelo pastor Anilton VitorinoSilva da Igreja Batista Nova Aliança em Vila Ildemar (Açailandia), no segundo dia festivo 26/04/08 tendo como ministro do Senhor o pastor Marivaldo R. Macedo da igreja Batista Nacional Nova Aliança de Açailândia,ministrou a palavra de Deus e orientou a igreja local que mais importante do que a beleza e conforto material do templo seria ver-lo cheio de vidas glorificando ao Senhor Jesus Cristo, cumprindo-se assim o ide de Jesus em Mt 28.19 que orienta-nos a fazermos discípulos de toadas as nações,como também acabar com rinchas entre irmãos em cristo e para encerrar no terceiro dia de culto festivo á inauguração da igreja27/04/08 a palavra de Deus foi ministrada pelo pastor José Gomes da Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Buriticupu (missão ).

Poucos meses após inaugurar o templo próprio da igreja o pastor Silvano por livre e espontânea vontade faz uma permuta ( troca de local de trabalho ) com o pastor Anilton Vitorino Silva de Vila Ildemar em Açailândia com o conhecimento e consentimentodo conselho de missões e despede da igreja num culto de celebração no dia 6 de Julho de 2008 e no mesmo culto è empossado interinamente por um período de 25 dias o pastor Anilton Vitorino Silva e sua esposa Luciana, homem de Deus cheio de forças e sabedoria espiritual, que logo ao assumir a igreja local, iniciou-se uma campanha de oração por tempo indeterminado de segunda a sexta às 6:00h da manhã, como também deu início ao processo de regulamentação da igreja perante os órgãos competentes. Marcando a 1º IAGE (Assembléia Geral Extraordinária) da igreja para o dia 02 de Agosto de 2008.