Introdução 

O presente artigo científico é direcionado para o História da Educação, interface com os Direitos dos Trabalhadores em educação: perspectivas e avanços para a sociedade  no sentido de aquisição de conhecimentos e formação  da concepções  dos direitos e deveres do cidadão. A dignidade de conceitos e propostas de formação é eficaz  para a conscientização dos indivíduos.

Percebe-se que à medida que os profissionais da educação conheçam e interpretem a Legislação educacional assegurem o acesso aos seus direitos contribuindo para o desenvolvimento profissional.

A meta da pesquisa  objetiva demonstrar a importância do conhecimento da Legislação como garantia do bom desenvolvimento e avanço profissional, ao mesmo tempo permitir a reflexão do papel da Legislação na carreira profissional em educação.

Surgiu da observação como a educação pode interferir na vida na vida profissional dos trabalhadores em educação, assegurando os seus direitos pertinentes na Legislação, demonstrando a importância do conhecimento da Legislação e Educacional dos trabalhadores da educação como garantia do bom desenvolvimento e avanço profissional.

Desta forma deve-se permitir a reflexão do papel da Legislação na carreira do profissional em educação e também demonstrar que a qualificação profissional relacionada ao Direito Educacional é uma garantia para todos profissionais que atuam no âmbito educacional. Uma vez que a própria Constituição Federal garante os direitos a todos os profissionais da educação, como também é evidenciada na LDB.