O estudo da História da Comunicação é, sem dúvida alguma, de elevada importância na composição da matriz curricular de um curso de Jornalismo. Toda transformação e evolução de qualquer conhecimento humano ocorrem em consequência de fatos históricos, reflexos de momentos sociopolíticos e econômicos de uma determinada época.

O produto do estudo do passado e seus pormenores darão ao acadêmico de jornalismo a capacidade de discernir fatos da atualidade além de subsidiá-lo para uma perspectiva e direcionamento de fatos futuros. Uma leitura mais meticulosa do homem no tempo irá demonstrar suas mudanças de comportamento e ideais filosóficos, aprimorando a capacidade de uma compreensão mais crítica do mundo.

Outro fator importante sobre a relação entre história e jornalismo é que este último acaba subsidiando estudos históricos como um todo, uma vez que a produção jornalística se tornar um importante objeto de estudo histórico. Para que haja um estudo mais eficaz dos fatos históricos vê-se a necessidade não só de se levar mão de documentos escritos, mas como também outras formas de expressão do homem ao longo do tempo como as artes e indícios arqueológicos, geográficos e outros de igual importância.

A história deve ser estudada com muita seriedade e de forma bastante crítica, somente assim poderemos afirmar de que é com o estudo do passado que teremos uma real compreensão do que se passa em nossa contemporaneidade.