Vanessa Sigiane da Mata Ferreira nasceu em Alto Garças, Mato Grosso, em 10 de fevereiro de 1976 e é a cantora e compositora mais conhecida como Vanessa da Mata.

A cantora tem descendência de índios Xavantes por parte de sua avó materna e recebeu diversas influências musicais como samba, música caipira, música italiana brega, carimbó e artistas como Luiz Gonzaga, Tom Jobim, Milton Nascimento e Orlando Silva.

Aos 14 anos, em 1990, Vanessa mudou-se sozinha para a cidade de Uberlândia e lá pretendia prestar o vestibular de medicina. No entanto, aos 15 começou a se apresentar em bares.

Dois anos depois, em 1992, integrou em São Paulo um grupo feminino de raggae chamado Shalla-Ball. Já aos 19 excursionou com uma banda jamaicana conhecida como Black Uhuru e em seguida participou de um grupo de ritmos reginais Mafuá. Além de cantora, fazia trabalhos também como modelo e jogadora de basquete.

Como compositora começou a ganhar destaque com músicas para Chico César, Maria Bethânia e Ana Carolina, alem de participações em shows de Milton Nascimento e Bethânia.

Com 26 anos, em 2002, o primeiro CD de Vanessa da Mata, que levou o mesmo nome da cantora, foi lançado. As suas músicas de destaque eram "Não me Deixe só", e "Nossa Canção", que se tornou trilha sonora da novela Celebridade da Rede Globo; "Onde Ir", compunha também a gama de músicas de outra novela da emissora, Esperança.

Seu próximo disco, "Essa Boneca Tem Manual", de 2004 mais uma vez ganhou canções para as novelas da Globo como é o caso de "Ai, Ai, Ai..." em Belíssima, "Ainda Bem" em Pé na Jaca e "Eu Sou Neguinha" em A Lua me Disse.

Em 2007, Vanessa trabalhou com seu álbum "Sim", famoso pela música "Boa Sorte/Good Luck", que gravou em parceria com o cantor Bem Harper. Além disso, a canção "Amado" foi mais uma vez tema de novela global em A Favorita.

Para comemorar sua carreira de 6 anos de sucesso, o CD e o DVD "Multishow ao Vivo Vanessa da Mata" é lançado em 2009, e o seu destaque vai para a música "Vermelho".

Em 2010, com o álbum "Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias", o single "O Tal Casal" foi promovido.

Dona de um grande talento, Vanessa da Mata conquistou um grande número de fãs e apreciadores do seu trabalho em todo o páis. Se quiser saber mais sobre a sua carreira, acesse ao site de letras de músicas http://qualealetradamusica.com.br/ e confira as letras da Vanessa da Mata.